TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prótese e órtese – amputação

Por:   •  16/6/2021  •  Artigo  •  295 Palavras (2 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 2

                                        Prótese e órtese – amputação

O termo amputação é derivado do latim ambi, que significa “ao redor de”, e putatio, que significa “retirar”. Amputação é uma palavra utilizada para definir a separação ou ausência parcial ou total de um membro do resto do corpo. Realizada através de um procedimento cirúrgico de urgência ou de forma eletiva, é considerada um tipo de tratamento, sendo último recurso a ser usado. Se a cirurgia for realizada na continuidade dos ossos, é chamada de amputação, se for realizada nas proximidades dos ossos, é chamada de desarticulação.

A realização da amputação é feita após os critérios de salvar a vida do paciente, salvar o membro e salvar a função. A vida do paciente deve sempre ser levada no primeiro critério, pois em casos graves onde se encontra risco de morte, é realizada a amputação da parte ao todo. O segundo critério é sempre um dever tentar salvar o membro em questão. O terceiro critério é que o ideal é o cirurgião sempre pensar na funcionalidade e tentar prezar.

Existem vários fatores que podem levar a uma amputação total ou parcial. Entre as causas, encontra-se a presença de doenças de origem infecciosas ou parasitárias, doenças do sistema circulatório, diabetes melito, casos de gangrena, doenças do sistema osteomuscular, neoplasias, traumas, doenças de pele e malformação congênitas. Normalmente as amputações são separadas em três grupos: causadas por doenças vasculares, causadas por trauma e de causas congênitas.

A amputação de membros está diretamente relacionada com a faixa etária. No Brasil, a predominação de amputação de membros é em pacientes masculinos na faixa etária de 18 aos 64 anos, com prevalência de doenças vasculares causadas pela diabetes melito e tabagismo para pacientes de maior idade, e traumáticas em decorrência de acidente de trânsito em pacientes de menor idade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (25.6 Kb)   docx (7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com