TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Aplicada a Fisioterapia

Por:   •  9/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  558 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Centro de Ciências da Saúde - CCS

Curso de Fisioterapia - 7° período

Disciplina: Psicologia aplicada a Fisioterapia

Professora: Marina Corbetta Benedet

Acadêmico(a):

Avaliação 1 M1 - Estudo de Caso

Caso escolha o estudo de caso informado:

1) Ler o estudo de caso

2) Destacar os dados clínicos

3) Relacionar o caso com os conteúdos abordados em sala de aula.

IMPORTANTE: Pode ser entregue em tópicos ou em forma de texto único. Precisa ser fundamentado (pelo menos duas citações).

Estudo de caso

1) Identificação:

Iniciais: F.L.C

Sexo: masculino

Idade: 5 anos

Diagnóstico: Paraparesia de MMII

Informações familiares: Reside com mãe (31 anos), pai (33 anos) e um irmão (1 ano e 6 meses). A mãe e o pai trabalham fora, sendo que o pai é mecânico e a mãe é atendente de caixa. F. frequenta atendimento especializado (fisioterapia para reeducação motora e atendimento pedagógico especializado) por três vezes na semana. Frequentando a escola também todos os dias em um período. A mãe é quem leva e busca F. dos atendimentos e na escola também, sendo receptiva as orientações, porém é perceptível o não cumprimento das orientações fornecidas pelos profissionais.

2) Dados clínicos (Histórico e evolução da patologia, patologia associadas, queixa)

Histórico: F. sofreu hipoxia durante o nascimento, lesionando o lobo parieto-temporal ocasionando a paraparesia. Ao longo do seu processo de desenvolvimento, tendo o diagnóstico inicial já na saída do Hospital Maternidade, aos três meses iniciou os tratamentos para reabilitação (educação) motora. Realiza fisioterapia desde os três meses, porém com dificuldades de evolução o caso tendo em vista as dificuldades da família em realizar as atividades/exercícios propostos. Não possui nenhuma outra patologia associada. Mãe "reclama" que F. não quer caminhar. Atualmente ele se locomove engatinhando (sobre 6 apoios), porém sem alternância dos membros inferiores (fica de joelhos e pés apoiados no chão, porém os arrasta). Vem fazendo o treino da caminhada no andador, sem dissociação de quadril e com dificuldades na elevação de joelhos e mobilidade de tornozelos.

3) Evolução do tratamento:

F. fez fisioterapia funcional logo em seu nascimento, sendo que com 1 ano de idade passou a frequentar a APAE no programa de reabilitação chamado Educação e Movimento que trabalha com técnicas da Educação Condutiva (metodologia ainda não reconhecida no Brasil) com acompanhamento fisioterápico por três vezes na semana no próprio programa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (85.5 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com