TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO CAPITULO “ A MENTE DA PELE”

Por:   •  15/5/2018  •  Resenha  •  625 Palavras (3 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, FISIOTERAPIA E DANÇA

CURSO DE FISIOTERAPIA

DISCIPLINA: FIT99022 – Corporeidade, Saúde e Educação

ANO/SEMESTRE: 2017/1      

PROFESSORA: Adriane Vieira

        

Aluno: LUCIARA SALES

Data: 05/05/2018

RESENHA DO CAPITULO “A MENTE DA PELE”

A pele é o maior órgão do nosso corpo e vem ser o segundo mais importante órgão, ela também é uma das primeiras a se formar em um embrião humano. Após o nascimento a pele tende a se modificar conforme o ambiente externo que passa a habitar, ao qual no útero não era exposto. Ela também é uma camada protetora funcionando com se fosse uma capa de chuva a prova de água, vindo a proteger o interior do corpo, impedindo corpos estranhos de adentrar nosso organismo, sendo onde todos invasores encontram resistência. Ela é dividida em três camadas, sendo elas Epiderme, Derme e Hipoderme.

Epiderme, é a primeira camada da pele que fica mais exposta ao ambiente, primeira barreira com o ambiente externo ao corpo e receptora direta de atrito; Derme, é onde ocorre a vascularização do corpo e tem como função a proporcionar a elasticidade e resistência da pele e a  Hipoderme, é a camada mais profunda sendo assim não é considerada parte da pele, constituída por fibras de elastina e colágeno é responsável pelo nosso isolamento térmico.

Funções da pele: o tato é constituído por cinco sensações diferentes, podem ser elas táteis: o toque, a pressão e a vibração ou térmicas como frio e o calor. Ele vem ser um dos sentidos mais sensíveis, é encontrado em toda a superfície da pele em terminações nervosas, ao tocar em alguma superfície o cérebro recebe a informação e a interpreta como calor, frio, umidade, seco, molhado, dor e etc. Tomamos como exemplo, se alguém aperta o braço de um indivíduo, com uma pequena quantidade de força, isso faz com que chegue até um receptor, cada um dos receptores enviam mensagens à medula espinhal e de lá elas são mandadas a região do cérebro para fazer um processamento e interpretação destas regiões afetas, assim sabemos se o ambiente está quente ou está frio ou se estamos preste a sofrer alguma lesão. O ato de tocar alguém ou alguns elementos é fundamental para o ser humano, principalmente para uma criança, ajuda muito o desenvolvimento cognitivo e a compreensão do mundo físico.

         A pele esta sempre em uma continua renovação, com o passar dos anos ela sofre constantes alterações, um dos sinais mais visíveis destas alterações é o envelhecimento, embora o processo de oxidação da pele inicie a partir do nascimento, as rugas começam a aparecer, em média, a partir dos 25 anos de idade e logo depois vem a flacidez que costuma aparecer em mulheres que estão entrando ou já estão na menopausa. O envelhecimento também é causado por fatores externos, como a exposição ao sol, que é um dos principais responsáveis pelo envelhecimento da pele, a poluição além de agravar os efeitos da exposição solar acaba acelerando mais esse envelhecimento. Uma pele mal cuidada envelhece mais rápido, manter atividades físicas e uma boa alimentação, ingerindo bastante frutas e vegetais ajudam a desacelerar o processo de envelhecimento e manter uma pele sadia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (103.5 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com