TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DO ARTIGO: ENTENDENDO A ERGONOMIA

Por:   •  31/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  481 Palavras (2 Páginas)  •  557 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC

CENTRO DE EDUCAÇÃO DO PLANALTO NORTE – CEPLAN

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – HABILITAÇÃO MECÂNICA

DISCIPLINA: ERGONOMIA

RESUMO DO ARTIGO: ENTENDENDO A ERGONOMIA

ACADÊMICO:

KELVIN RICHARD SALESKI

PROF.  RAQUEL FLEIG

SÃO BENTO DO SUL – 2016

Introdução

 Atualmente com o crescimento da população e o consumismo desenfreado do mundo, a necessidade de alta produção e a busca por maiores produtividades estão a cada dia se tornando a base das empresas do mundo todo. Acontece que esta com esta busca as indústrias estão esquecendo-se dos trabalhadores e algumas delas ainda tem estilos ultrapassados, não buscando novas técnicas e tecnologias.

  Segundo estudos e pesquisas não há espaço para estes métodos onde a segurança, saúde e bem estrar dos colaboradores não são o centro do processo, isto se deve principalmente as ideias e conceitos muito utilizados da ergonomia que vem mudando este cenário e trazendo melhores resultados nos últimos anos.

Ergonomia

  Com o mundo globalizado as mudanças, que antes demoravam a acontecer, agora ocorrem em um ritmo acelerado fazendo com que as organizações tenham menos tempo para se adaptarem a elas, por exemplo, o uso de mão de obra humana está sendo substituído por maquinas, porém é preciso lembrar que o uso total dessas maquinas não é possível, ou seja, o uso de trabalhadores será sempre necessário fazendo com que seja preciso criar condições de trabalho favoráveis para que eles sejam capazes de executar suas funções de forma correta e sem trazer riscos a sua saúde e segurança. Segundo recentes estudos realizados, nos tempos de hoje não é mais apenas o salário que nos motiva, mas também outros fatores como realização, crescimento, segurança entre outros são igualmente responsáveis pela nossa motivação.

 É neste ponto que ergonomia entra, pois dentre outras coisas busca promover, adaptar e avaliar as condições de trabalho e faz isso entendo e buscando identificar as particularidades do trabalho, propondo então mudanças e ajustes de maneira a qual a sua execução seja feita de maneira apropriada. Surgiu após a segunda guerra mundial, de uma junção de profissionais das mais diferentes áreas como médicos, engenheiros, seguranças, psicólogos etc, que se uniram para adequar empresas, maquinas, métodos e processos tendo como peça central o trabalhador e  para lembrar as industrias dos limites físicos e psicológicos dos seres humanos.

Considerações finais

  A ergonomia ajuda a solucionar uma grande parte de problemas relacionados com a saúde, segurança, conforto e eficiência simplesmente estudando e considerando as capacidades e limitações humanas, assim sendo constrói um ambiente de trabalho melhor, mais motivado proporcionando uma boa produtividade e uma série de benefícios a sociedade.

  Concluímos então que fazendo frente as grandes necessidades de produções do mundo industrializado de hoje, as empresas devem se adaptar aos conceitos de ergonomia para assim alcançarem melhores resultados, trabalhando em conjunto com o trabalhador e tornando-o peça importante da empresa com ambientes de trabalhos motivados e que assegurem seu bem-estar, segurança e saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (68.9 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com