TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RFT - Recursos Fisioterapeuticos

Por:   •  24/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.590 Palavras (7 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 2]

ATPS (Atividade Prática Supervisionada)

DE

RECURSOS FISIOTERAPÊUTICOS II

                                                             

CAMPO GRANDE – MS

AGOSTO / 2015


[pic 3]

ATPS (Atividade Prática Supervisionada)

DE

  RECURSOS FISIOTERAPÊUTICOS II

NOME: DAYANNE DARC B. DOS SANTOS                                    RA# 6658401456

NOME: LUANA APARECIDA DA SILVA                                         RA# 6271252367

NOME: MICHELLI DOS SANTOS MOREIRA                                  RA# 6662430895

NOME: ROSIMERE FERREIRA COSTA                                            RA# 6653388175

NOME: TATIANA CANETE BARRETO                                    RA# 8043765498                     

NOME: TATIANE ANGELO DA ROSA                                       RA# 6656407258

[pic 4]

[pic 5][pic 6][pic 7][pic 8]

                                                                   

                                                                  CAMPO GRANDE – MS

AGOSTO / 2015

AMPUTAÇÃO

        Amputação refere-se à retirada total ou parcial de um segmento corpóreo, mais comum realização por procedimento cirúrgico. O que resta do membro amputado é denominado coto.

Amputação de coxa direita medial ( amputação transfemoral):

        A amputação transfemoral, trata se de uma amputação onde ha á retirada das articulações do joelho e tornozelo, músculos e ossos muito importantes para a marcha e equilíbrio do individuo,sendo assim causa um grande impacto a nível das funcionalidades e capacidades do individuo, como alterações na marcha, equilíbrio postural e aumento de risco de queda e por esse fator o paciente deverá ser avaliado e tratado  mediante aos seus déficits e limitações, deverão ser traçados boas estratégias para o tratamento para assim alcançar máxima funcionalidade.

        Cerca de 80% das amputações de membros inferiores, são em pessoas com doenças vasculares periféricas ou diabetes.

*Fisioterapia para tratar o amputado:

        O fisioterapeuta tem um papel importantíssimo e primordial para a reabilitação de um paciente amputado, mas ressaltando que uma equipe multidisciplinar necessita ser acionada para o tratamento do mesmo, para uma boa e eficaz reeducação funcional, abordando vários fatores  para tornar o individuo com sua independência funcional, levando em conta a idade, o psicológico, o ambiente e suas atividades trabalhistas, para traçar o melhor tratamento a ser seguido.

* Comprometimentos e limitações:

        A síndrome do membro fantasma é a mais comum nos caso de amputações podendo ser desencadeadas horas depois da amputações ou até mesmo depois de dias da retirada do membro, uma das explicações para esse fato ainda não definido por teoria concreta fala se que pode ser devido a inervação que não foram  totalmente retirada do local ou até mesmo pelo DNA de cada individuo e que dependa de cada unidade do sistema nervoso central,podendo ser psicológico, sendo assim o paciente sente como se o membro estivesse fazendo os movimentos e podendo até sentir dores fantasmas, câimbras,formigamentos e até mesmo movimentos articulares podendo ser descrito pelo amputado.Os sintomas podem demorar meses ou até anos para desaparecer, nesse caso é indispensável que o paciente realize seções de fisioterapia para que os sintomas desapareçam mais depressa.

        Um dos principais comprometimentos é o psicossocial, pois como será a interação com a sociedade, antes ele tinha um membro e agora não possui, ocorre o medo, depressão e baixa autoestima.

        De acordo com estudos, o coto de amputação transfemoral apresenta maior quantidade de tecidos moles na borda medial e lateral da coxa causando assim a diminuição da dor pelo não contato direto com estruturas ósseas, na extremidade da tíbia e cabeça da fíbula. A capacidade de deambular é diminuída estando totalmente relacionada com o nível de amputação.

        O procedimento cirúrgico da amputação inicia-se ligando artérias e veias com intuito de evitar hemorragias. Os músculos são removidos e então o osso é serrado, esse procedimento pode ter complicações e as mais comuns são: edemas, ulceração, inflamações, infecções, retração da cicatriz e o fenômeno “fantasmico” e a dor é intensa podendo aparecer logo após a cirurgia ou pode aparecer algum tempo depois, sem previsão de melhoras dependendo de paciente para paciente.

Os tratamentos iniciam-se com:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (206.6 Kb)   docx (796 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com