TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos fisioterapêuticos II

Por:   •  11/11/2015  •  Resenha  •  838 Palavras (4 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 4

Centro Educacional Anhanguera Unidade II

Fisioterapia

Recursos Fisioterapêuticos II

Resumo

Choques Elétricos Medidas de Segurança e Manutenção de Aparelhos Elétricos

Campo Grande, ms

2015

Resumo:

Choques Elétricos, Medidas de segurança e Manutenção de Aparelhos Elétricos

Os choques elétricos, embora raros no campos dos serviços de saúde, representam um risco ocupacional sério para os apacientes assim como para os profissionais que operam recursos fisioterapêuticos ligados na rede elétrica.

Uma corrente de fuga é uma corrente indesejada que se desviou do percurso pretendido como resultado de um isolamento defeituoso, geralmente causado por desgaste excessivo, ruptura e uso inadequado, o uso de aparelhos ligados na rede elétrica é perigoso pois a passagem dessa corrente de fuga no corpo, se tiver amplitude e duração suficiente, pode despolarizar os nervos motores, induzindo desse modo contrações musculares involuntárias leves e fortes.

A pessoa fica exposta a uma variedade de respostas fisiológicas indesejadas, tai como contração muscular tetânica e queimaduras dos tecidos. As lesões por queimaduras causadas  por choque elétrico localizam-se principalmente no nível da superfície da pele ao invés de nos tecidos mais profundos, pois o tecido da pele oferece resistência muito maior ao fluxo de corrente do que os tecidos mais profundos, que contém maior quantidade de água.

A extensão da lesão corporal causada por um choque elétrico depende de três fatorea essênciais, a amplitude da corrente de fuga, a duração do fluxo dentro do corpo e o trajeto do fluxo atrevés do corpo. A causa principal da corrente de fuga é uma ruptura ou falha no isolamento elétrico do aparelho, em geral, decorrente de uso abusivo do aparelho e falta de manutenção elétrica regular. Um isolamento defeituoso do fio condutor dentro do cabo de força é um exemplo comum que resulta do uso abusivo ou descuidado.

GFCI é projetado pra proteger tanto o paciente quanto o operador cantra choques elétricos graves ou fatai. Ele monitora contantemente o fluxo corrente ac de 60 Hz do aparelho até o interruptor do circuito e de novo ao aparelho, detectando  assim qualquer perda ou fuga de corrente. Primeiro passo na prevenção de choques elétricos, duas medidas precisam ser consideradas um recptáculo elétrico de parede seguro e a certificação elétrica dos aparelhos que são ligados na rede. Substitua todos os soquetes convencionais de três pinos por recptáculos GFCI, os soquetes de três pinos fornecem uma conexão real de aterramento para o solo, mas não oferecem proteção contra correntes fuga prejudiciais que passarem pelo corpo.

Desconecte o aparelho segurando e tracionando a tomada, não o cabo. Certifique-se de que a tomada permanece firmimente encaixada no soquete e de que os pinos da tomada nao estão visíveis. Instrua todos os pacientes pra nunca tocarem um aparelho ligado na rede elétrica, nem os botões, cabos de força, fios e eletrodos. Explique para cada um deles sobre como desligar os aparelhos no caso de uma emergência ou de um grande desconforto durante as sessões. Coloque sinais visíveis, na porta de entrada ou nas paredes ás areas de tratamento, para alertar os pacientes, visitante ou funcionário, coloque também um sinal visível na mesma porta de entrada alertando as pessoas que usam impalntes eletrônicos, tais como marcapasso cardíaco, ou que carregam aparelhos eletrônicos, para nao entrarem nessa área sem receber plena autorização do fisioterapeuta responsável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (45.3 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com