TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS (PROINTER II)

Por:   •  3/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.639 Palavras (11 Páginas)  •  600 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS   

POLO: FACULDADE ANHANGUERA DE NEGÓCIOS E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO – TAGUATINGA (DF) - FACNET

2ª SÉRIE

NOME: RICARDO ANGELO DE ARAUJO VENTURA

RA: 8364408696

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA)

RELATÓRIO PARCIAL – PROINTER II

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS (PROINTER II)

DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA, PROCESSOS GERENCIAIS, DIREITO EMPRESARIAL, TECNOLOGIAS DE GESTÃO E RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE

TUTOR(A) A DISTÂNCIA: TANIA REGINA B. BENITES

BRASÍLIA/DF

05 de outubro de 2016

LEVANTAMENTO DE DADOS E PESQUISA DE CAMPO PARA IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA).

  1. INTRODUÇÃO

O Sistema de Gestão Ambiental surge como uma evolução do conceito de gestão ambiental, pois ele vai além de uma postura reativa, englobando uma visão estratégica em relação ao meio ambiente. Passando a agir não só em função dos riscos, mas também percebendo as oportunidades de mercado com essas atitudes. O objetivo do SGA é que a preocupação com a natureza não se dê apenas através de ações pontuais, mas que esteja inserida na política da empresa, estando presente em todas as etapas das atividades, desde o planejamento até a execução, e difundida por toda estrutura organizacional sempre com o comprometimento com a melhoria contínua das ações voltadas à preservação ambiental.

A ISO 14001 é a principal certificação em termos de SGA. É internacionalmente aceita e foi desenvolvida para ser aplicada em todos os tipos de organização, desde uma fábrica até um zoológico. Sua flexibilidade deve-se principalmente pelo motivo de suas normas referirem-se ao processo e não aos resultados.

O Restaurante Manas, que está no mercado há quase dois anos, fica situado na quadra QN 15-C Conjunto 02 Lote 09, Riacho Fundo 2, Brasília-DF, cidade satélite de Brasília, que está em constante expansão urbana e comercial. A organização tem duas sócias, as irmãs Alessandra Silvério e Nildamar Silvério, elas sempre tiveram uma consciência ambiental, porém apenas individual, fazendo coleta seletiva, não poluindo o meio ambiente e colaborando como cidadãs, agora como empresarias terão que se adequar a padrões de sustentabilidade implantando um Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Será coletado dados sobre a empresa, fazendo um levantamento da organização, a fim de planejar e viabilizar o SGA.


  1. CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA

O Restaurante Manas cozinha mineira e goiana foi idealizado com esse nome por ter como proprietárias as irmãs Alessandra Silvério e Nildamar Silvério. As irmãs são formadas em contabilidade. Nildamar, a mais velha, influenciou a irmã a seguir a formação, porém antes e durante a faculdade Alessandra fez vários cursos de gastronomia e depois de formada foi trabalhar em restaurante na parte da cozinha e quando precisava ajudava na parte contábil, após alguns anos decidiu abrir seu próprio negócio e contou com a colaboração da irmã Nildamar que tinha um imóvel no qual funciona o estabelecimento. Alessandra cuida da cozinha (comida, menu, etc.) e Nildamar da parte burocrática (atendimento, contas, etc.), e ambas são auxiliadas pelos funcionários.

Os pontos fortes da empresa são – Fatores internos (forças): preço acessível, produto de qualidade, atendimento eficiente e cortês, fornecedores confiáveis e competência. Fatores externos (oportunidades): Mercado local necessita de empresas de qualidade desse segmento, absorção de novas tecnologias, tirar mercado dos concorrentes e formação de novas alianças ou parcerias.

Os pontos fracos da empresa são – Fatores internos (fraquezas): O espaço em que funciona a empresa está pequeno pela demanda excessiva, falta variedades de sobremesas e acompanhamentos e ausência de serviço de entregas. Fatores externos (ameaças): Recessão, clientela local, pela razão de a empresa se encontrar em uma cidade-satélite cujo ponto forte não seja o comércio, entrada de novos concorrentes e mesmo o mercado local sendo pequeno, a empresa está relativamente há pouco tempo no mercado, comparado a outras empresas.

O restaurante tem como razão social Manas’ cozinha mineira e goiana – LTDA. Atua como uma empresa de pequeno porte no setor terciário da economia há quase dois anos, seu ramo de atividades é o comércio varejista de alimentos, bebidas e afins. Localizado na quadra QN 15-C Conjunto 02 Lote 09, Riacho Fundo 2, Brasília-DF.

A empresa tem duas sócias, as irmãs Alessandra Silvério e Nildamar Silvério. Alessandra entrou com o capital inicial e Nildamar é dona do imóvel em que funciona o estabelecimento. Alessandra cuida da cozinha e Nildamar fica com a parte burocrática. Há 6 funcionários na empresa além de Alessandra e Nildamar, 2 na cozinha, 2 no atendimento, 1 caixa e 1 na limpeza.

A missão da empresa é atender e superar as expectativas dos clientes e parceiros, fornecendo produtos seguros e com qualidade diferenciada, através de competência, habilidade e entrega dos funcionários.

A visão é de ser reconhecida como o melhor restaurante da região, expandindo-se e abrindo novas franquias em Brasília e tornando-se conhecida por sua excelência e qualidade nos produtos e serviços prestados. Com o compromisso de aperfeiçoamento contínuo de seus produtos e com o desenvolvimento sustentável e rentabilidade nos seus negócios.

Os valores e princípios da organização são a satisfação do cliente em primeiro lugar produzindo um produto de qualidade sempre buscando a inovação, valorizando e respeitando as pessoas sendo eles clientes ou funcionários, tendo responsabilidade social para a formação de uma sociedade justa e se atentando para o respeito ao meio ambiente.

Os fatores críticos de sucesso da empresa são a motivação e o ambiente agradável dado aos colaboradores, preço acessível, fornecedores confiáveis, forte propaganda no mercado local e a pretensão de agir com responsabilidade social e ao meio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (243.1 Kb)   docx (150 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com