TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Descritiva Músculos da Face

Por:   •  20/11/2021  •  Resenha  •  1.500 Palavras (6 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 6

RESENHA DESCRITIVA

ANDRADE, G.G.; CHECHINEL, L.R. Anatomofisiologia Aplicada á Estética. Porto Alegre: SAGAH, 2017. cap. 2: Anatomofisiologia dos músculos faciais, p. 19-28.

O capítulo Anatomofisiologia dos músculos faciais aborda o tema de anatomia facial onde mostra nesse capítulo todos os músculos que tem importância para a área estética. O capítulo é dividido em tópicos: o primeiro tópico tem como tema os músculos da cabeça, o segundo tópico é sobre a origem e inserção dos músculos da cabeça e o terceiro tópico é sobre a função e funcionamento dos músculos da cabeça. O assunto é tratado em uma linguagem clara e com inclusão de imagens, facilitando a leitura e o entendimento.

O primeiro tópico Músculos da Cabeça aborda a divisão da face em três terços iguais, o terço superior (que se localiza a partir do couro cabeludo até o nível das sobrancelhas), o terço médio (do nível anterior até a base do nariz) e o inferior (da base do nariz até a base da mandíbula).

Os músculos da face estão localizados abaixo da pele e são os mais delicados e frágeis do corpo. Eles quando se contraem, movimenta a pele a qual esta fixada e com isso produz rugas onde no começo aparecem como depressões transitórias e com o envelhecimento se tornam profundas e permanentes.

O segundo tópico Origem e Inserção dos músculos da cabeça descreve detalhadamente cada músculo.

O músculo frontal (occipitofrontal) localizado no couro cabeludo é formado pela porção frontal e occipital que se inserem na gálea aponeurótica.

O músculo corrugador do supercílio é horizontal, sua origem é no osso frontal e sua inserção é lateralmente na pele do supercílio.

O músculo prócero é pequeno e vertical, sua origem é no osso nasal e está localizado ao lado do músculo orbicular do olho e do músculo frontal. Ele se insere na glabela entre os supercílios.

O músculo orbicular do olho contorna os músculos próximos da parte frontal, temporal e geniana. Sua origem é na parte palpebral e orbital fundindo-se até os músculos nasais e sua inserção circunda a órbita.

O músculo temporal é coberto pela fáscia temporal, ele possui dois feixes o superficial que tem origem na fossa e na fáscia temporal e o feixe profundo que em origem no tubérculo esfenoidal. Sua inserção é no processo coronoide e na crista temporal da mandíbula.

O músculo levantador do lábio superior e da asa do nariz apresenta característica longa e delgada, tem sua inserção do processo frontal da maxila até o lábio superior. E é um pouco coberto pelo músculo orbicular do olho.

O músculo levantador do lábio superior tem origem a quase 1,5 cm da margem infraorbital e sua inserção é a partir da metade lateral do lábio superior, quase atingindo a zona vermelha. É um músculo coberto pelo músculo orbicular do olho e desta forma as fibras dos dois se entrelaçam.

O músculo zigomático menor/maior – o zigomático menor tem característica delgada, está localizado ao lado do levantador do lábio superior. Sua origem é no osso zigomático e medialmente, o músculo zigomático maior se inserindo no lábio superior. O zigomático maior tem origem no processo lateral do osso zigomático e sua inserção é no ângulo da boca.

O músculo risório tem origem na fáscia parotideomassetérica ou pode estar ligado ao músculo platisma. Ele não possui inserção óssea e termina no ângulo da boca.

O músculo levantador do ângulo da boca tem origem na fossa canina e sua inserção é no ângulo da boca onde possui fibras entrelaçadas com outros músculos que possuem o mesmo local de inserção.

O músculo platisma é uma lâmina muscular que cobre a maioria das regiões lateral e anterior do pescoço. Sua origem é na articulação esterno-clavicular e sua inserção é na base da mandíbula.

O músculo bucinador é conhecido como o músculo da bochecha e está localizado entre a pele e a mucosa. Tem origem superior e inferior na parte molar da maxila e mandíbula e sua inserção é no ângulo da boca.

O músculo masseter é recoberto pela fáscia mesentérica e pode ser dividido em parte superficial (maior/anterior) na qual tem origem na margem inferior dos dois terços anteriores do osso zigomático. E a parte profunda (menor/posterior) tem origem na margem inferior e da face medial arco do zigomático.

O músculo nasal é dividido em parte transversa (dorso do nariz) na qual se une com o lado oposto e a parte alar se prende a lateral da narina. A inserção óssea do músculo nasal é na base do processo alveolar próximo á abertura piriforme.

O músculo orbicular da boca é o esfíncter da boca, está localizado ao redor da rima lacrimal e sua extensão vai do nariz ao sulco labiomentoniano. É um músculo que não possui origem óssea e seus feixes são fixados na espinha nasal anterior e nas fóveas incisivas da maxila e mandíbula, porém a maior parte dos feixes é inserida na mucosa e na pele dos lábios. As fibras desse músculo são divididas em superior e inferior e se cruzam ao lado da comissura da boca.

O músculo abaixador do ângulo da boca é considerado um dos músculos mais superficiais, sua origem é na base da mandíbula entre as origens dos músculos platisma e abaixador do lábio inferior. Esse músculo tem origem larga e inserção reduzida e por isso apresenta aspecto de triângulo.

O músculo abaixador do lábio inferior tem origem na base da mandíbula e sua inserção é no lábio inferior.

O músculo mentoniano está localizado em um espaço triangular de base inferior formado pelas margens mediais dos músculos abaixadores do lábio inferior. Esse músculo tem origem na fossa mentoniana e sua inserção é na pele do mento.

O terceiro tópico Função e Funcionamento dos músculos da cabeça abordam as funções dos músculos de acordo com o movimento que eles realizam.

O músculo frontal (occipitofrontal) tem como função elevar os supercílios e enrugar a testa em sulcos horizontais, formando então as rugas hipercinéticas.

O músculo corrugador do supercílio tem como função causar rugas verticais na glabela, devido ele tracionar lateralmente o supercílio para baixo.

O músculo prócero é responsável por formar as rugas transversais da glabela e também pelas rugas transversais nasais, pois ele traciona para baixo os supercílios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (89.6 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com