TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de Artigo Cinesiologia

Por:   •  15/10/2022  •  Resenha  •  1.059 Palavras (5 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 5

RESUMO DO ARTIGO: Task based rehabilitation protocol for elite athletes following Anterior Cruciate ligament reconstruction: a clinical commentary

Autores: Lee Herrington, Gregory Myer, Ian Horsley

As lesões no ligamento cruzado anterior é algo bem comum no esporte e que geralmente é bem devastador para quem sofre. A reconstrução do LCA continua sendo o procedimento padrão de tratamento, principalmente para atletas que desejam voltar a competir em alto nível, porém o processo pós cirurgia é algo incerto. Morbidades secundárias e impossibilidade de retornar no mesmo nível competitivo de antes são alguns do problemas que comumente ocorrem após cirurgia. Um dos fatores que podem ser ligados à esses problemas é a dificuldade de estabelecer uma definição correta de critério de performance no retorno às atividades e ao esporte. A intenção do artigo foi descrever um protocolo estruturado de reabilitação pós cirurgia do LCA, para o retorno do atleta ao esporte.

Menos da metade dos atletas que realizam reconstrução do LCA conseguem retornar ao esporte no primeiro ano após a cirurgia. No retorno às atividades, 25% dos atletas sofrem uma segunda lesão no LCA. Além disso, existe uma chance de 50% de se desenvolver uma osteoartrite (tanto na articulação tibiofemoral, como na articulação patelofemoral) entre 10-15 anos.

Na ausência de objetivos específicos, qualquer intervenção de reabilitação de exercício carece de foco e tende a ser menos eficiente e eficaz em retornar o atleta com segurança e rapidez (na hora certa) ao esporte e com risco reduzido de recorrência ou morbidade secundária. O estabelecimento de objetivos claros ajuda o atleta e o técnico a ter uma melhor análise da progressão durante o processo , pois permite que a reabilitação progrida quando os objetivos estão sendo atingidos e mantenha e / ou consolide quando eles não estão sendo alcançados. Também afasta a prática atual de metas baseadas no tempo, que muitas vezes não refletem a capacidade funcional do atleta no momento em que são alcançadas.

Parece haver uma desconexão entre os resultados relatados pelos próprios pacientes, com o seu desempenho e sua capacidade funcional muscular. Isso pode ser devido a uma falta de sensibilidade dos métodos atualmente usados ​​para testar a função muscular ou a necessidade de testes de desempenho mais exigentes e desafiadores.

O controle neuromuscular insuficiente durante os movimentos dinâmicos foi sugerido como um fator importante no risco de lesão do LCA, tanto na lesão primária, quanto na lesão secundária (pós-cirurgia). Parece que a reabilitação precisa ser estabelecida, pelo menos em parte, para recuperar o movimento simétrico e adequado, para reduzir o risco de nova lesão, além de melhorar a função.

A literatura em torno do resultado da cirurgia do LCA parece indicar que um alto número de atletas que não retornam ao mesmo nível de esporte, em médio prazo, tem risco aumentado de lesionar novamente o joelho reconstruído ou contralateral e, no longo prazo,  desenvolver osteoartrite nas articulações tibiofemoral e patelofemoral.

Com isso em mente, um grupo de consenso foi estabelecido, representando fisioterapeutas e treinadores de força/condicionamento dos Institutos Esportivos do Reino Unido, presidido por um especialista internacional reconhecido no campo de pesquisa de lesão e reabilitação do LCA. O objetivo deste grupo de consenso foi desenvolver um conjunto robusto de critérios de progressão e, simultaneamente, executar diretrizes de reabilitação para o tratamento de pacientes com ACLR no UK Institute of Sport Environment. O objetivo específico é chegar a um acordo sobre uma série de marcadores genéricos para a progressão de cada um dos estágios de reabilitação, juntamente com ferramentas de monitoramento para avaliar o estresse de carga no joelho do atleta.

ESTÁGIOS DA REABILITAÇÃO

O grupo de consenso identificou os seguintes estágios para o paciente ACLR progredir em sua jornada de retorno ao esporte:

  • Pré-operatório
  • Recuperação pós-operatória
  • Carregamento progressivo de membro
  • Aceitação de carga unilateral
  • Treinamento de tarefa específica para esporte
  • Treinamento específico para esporte irrestrito

Para cada uma dessas etapas, o grupo demonstrou formas de avaliar o progresso, para avaliar um possível avanço ou manutenção de fase no tratamento.

Dor e inchaço podem ser usados ​​para determinar a progressão do exercício, pois esses fatores estão relacionados às tensões de carga que foram colocadas no joelho. A medição da circunferência do joelho na patela mostrou ter forte confiabilidade e boa sensibilidade à mudança; portanto, o impacto da reabilitação e das atividades da vida diária são monitorados por mudanças na circunferência do joelho. Alterações superiores a 1 cm foram consideradas como clinicamente significativas. Na prática, o paciente mede a circunferência do joelho, primeiro ao levantar e depois ao final do dia, sendo a mudança nesta pontuação (maior que 1 cm), um indicador de um aumento significativo na efusão dentro do joelho. Da mesma forma, a dor pode ser monitorada usando uma escala de classificação numérica de 10 pontos (0 = sem dor, 10 = pior dor imaginável), pois a classificação mostrou ser sensível a mudanças na dor que afetam a função, com a redução ou aumento em 1 ponto sendo considerado uma mudança clínica importante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (63.4 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com