TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO PRÁTICAS FISIOTERAPÊUTICAS PARA A PRODUÇÃO DO CUIDADO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Por:   •  18/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  902 Palavras (4 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 4

ARTIGO 1: PRÁTICAS FISIOTERAPÊUTICAS PARA A PRODUÇÃO DO CUIDADO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE.

A APS (Atenção básica à saúde) é o nível preferencial de entrada em um sistema de saúde e fornece atenção à saúde das pessoas. É caracterizada pela longitudinalidade e integralidade da comunidade, forma a base e determina o trabalho dos outros níveis de atenção, variando nos diversos países.

Foi desenvolvido uma pesquisa qualitativa, com referência em um método de análise do discurso, essa pesquisa é capaz de incorporar a questão do significado e da intencionalidade como inerentes aos atos, às relações e as estruturas sociais, sendo essa a mais apropriada para o conhecimento e avaliação de problemas e políticas do setor da saúde. Essa análise é composta por dois momentos: análise individual ou ideográfica, onde serão identificadas as unidades de significado, que são palavras ou frases que apresentam sentido na perspectiva do tema central e análise geral ou nomotética, onde ocorre a compreensão e articulação dos casos individuais e leva a construção de categorias que configuram a estrutura do fenômeno estudado.

Realizou-se algumas entrevistas de alguns minutos que contemplavam em um roteiro semiestruturado para facilitar a abordagem e assegurar que seus pressupostos serão cobertos na conversa, que continham questões sobre inserção do profissional na APS, papel do fisioterapeuta na APS, conhecimento de legislações pertinentes e promoção da saúde. Os resultados foram: a rotina de trabalho padrão dos fisioterapeutas envolve principalmente atendimento individual específico, trabalho em grupo e visitas domiciliares. As demais atividades que surgem dentro da rotina de trabalho são diversas e variam muito em relação ao perfil do profissional, relação com a coordenação da unidade de saúde e equipes ESF e NASF e características da população assistida. Pela alta demanda por atendimentos individuais para os fisioterapeutas da APS, as ações ficam mais voltadas para a assistência e reabilitação do que para promoção e prevenção em saúde.

O fisioterapeuta tem como objetivo de trabalho a saúde funcional das pessoas em âmbito biopsicossocial e deve atuar na atenção primária à saúde incorporando ferramentas tecnológicas e tecnologias relacionais, visando a integralidade do cuidado e consolidação de sua prática nesse nível de atenção.

https://www.scielo.br/j/fm/a/y6bJrMMH3DVPmKjHfPdfy6b/?lang=pt

ARTIGO 2: CONHECIMENTO E EXPECTATIVAS DE ACADÊMICOS DE FISIOTERAPIA SOBRE A ATUAÇÃO PROFISSIONAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE.

Diante da nova concepção de saúde, que consiste na democratização nas ações e serviços de saúde a partir da promulgação do SUS, tornou-se necessário o desenvolvimento de ações no nível primário para que a atenção ao indivíduo ocorresse de forma integral e preventiva e não somente quando alguma enfermidade já estivesse instalada.

A fisioterapia foi mantida distante da APS por muito tempo, pois, desde a sua origem, a atuação se deu na área da reabilitação, intervindo em doenças já instaladas. Diante das mudanças do modelo assistencial, torna-se necessária a adequação da atenção fisioterapêutica, para que essa se aproxime da promoção da saúde, atuando, principalmente, no controle dos riscos de doenças e adotando como objeto de intervenção, também, o indivíduo saudável.

A atuação fisioterapêutica na APS deve ocorrer juntamente a uma equipe interdisciplinar, além de interagir com outras áreas de conhecimento para que ocorra, de fato, a integralização da assistência ao sujeito. As atribuições do fisioterapeuta são: atendimentos individuais, visitas domiciliares, atividades coletivas voltadas para educação em saúde, prática de exercícios físicos e planejamento e desenvolvimento de ações em conjunto com a comunidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (48.7 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com