TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATUAÇÃO DA EQUIPE DE ERMAGEM NA PRESTAÇÃO DE CUIDADOS AS DOENÇAS OSTEOMUSCULARES E ACIDENTES DE TRABALHO NA INDUSTRIA FRIGORIFICA DE BOVINOS DO MUNICIPIO DE VILHENA– RO

Por:   •  29/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.187 Palavras (13 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 13

ATUAÇÃO DA EQUIPE DE ERMAGEM NA PRESTAÇÃO DE CUIDADOS AS DOENÇAS OSTEOMUSCULARES E ACIDENTES DE TRABALHO NA INDUSTRIA FRIGORIFICA DE BOVINOS DO MUNICIPIO DE VILHENA– RO

 

Cássya Fonseca Santos

Farmacêutica, Mestra em Ciências Ambientais – Docente da UNESC - Vilhena

José Correia da Silva

Marcos de Barros Herculino

Acadêmicos do Curso de Enfermagem – UNESC - Vilhena

RESUMO: O estudo teve como objetivo principal entender os fatores que contribuem para o desenvolvimento das doenças osteomusculares, acidentes profissionais de trabalho e as atividades implementadas pela enfermaria frente a esses fenômenos. Trata-se de um estudo fundamentado no método qualitativo e quantitativo uma vez que foram feitas uma pesquisa fundamentada em teorias junto a busca de informações diretas aos profissionais de saúde da empresa, onde foram implementado um questionário semiestruturado de questões fechadas que serviu de base na formulação de tabelas explicativas. As informações apresentadas nessas tabelas foram Inter correlacionadas com a teoria pesquisada, verificando-se a relação existente entre a teoria e a realidade vivida dentro da unidade. Os resultados apontam que as doenças osteomusculares prevalecem-se em sua maioria aos membros superiores, e que se desenvolvem de médio a longo prazo quando as atividades implementadas não são feitas sob o respeito das regras. Os acidentes de trabalho são advindos da sobrecarga diária, pela desatenção do colaborador por conta da autoconfiança e também na inexperiência dos novos integrantes. Assim cabe a equipe de enfermagem frente as atividades em saúde desenvolver ações educativas na intenção de sensibilizar os trabalhadores ao auto cuidado, juntamente com implementações articuladas de controle periódico dessas funções, mostrando assim que a enfermaria da empresa presta cuidados físicos e psicológicos aos colaboradores no âmbito individual e coletivo.

PALAVRAS-CHAVE: Enfermagem do trabalho, Saúde do trabalhador, Doenças Osteomusculares, Acidentes profissionais de Trabalho.

 

  1. INTRODUÇÃO

         

Entender a necessidade de uma enfermaria junto a indústria de grande porte com grandes riscos de acidentes e desenvolvimento de doenças multifatoriais faz se necessária, uma vez que esta pode fazer um grande diferencial quanto a prestação dos primeiros cuidados ao trabalhador, além do trabalho preventivo que os profissionais deste espaço podem desenvolver nessa organização.

De acordo com Luongo e Freitas (2012) as doenças osteomusculares são as mais comuns e preocupantes quando se trata de um grande número de pessoas que desemprenham sempre as mesmas atividades em níveis intensificos, além dos acidentes inerentes a essas atividades que também trazem prejuízos relevantes a saúde do empregado, onde cabe a organização promover e desenvolver estratégias para tornar menos desgastantes essas funções.

A enfermagem do trabalho diante dessa necessidade utiliza-se como uma de suas bases as leis orgânicas do SUS (8080/90) para implementar e desenvolver atividades educativas que garantam a saúde do colaborador e o envolvam na busca do autocuidado por meio da conscientização dos riscos que esse sofre no desempenho de suas funções conforme abordado por Carvalho (2014).

Uma das maiores problemáticas relacionadas as doenças osteomusculares são os movimentos repetitivos implementados nas atividades diárias da empresa, que vem sendo como um dos principais comprometedores da saúde e bem estar dos membros superiores dos funcionários conforme Moraes (2008).  Além das questões ergonômicas com enfoques físicos, outro ponto relevante é a saúde psicológica e emocional do indivíduo, que podem ampliar ainda mais os fatores de riscos ao erro conforme abordado por Lucas 2004.

O documento fornecido pelo Instituto Nacional de Serviço Social (INSS), Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) traz o conceito de acidente de trabalho ou de trajeto e de doença ocupacional que limitam aos problemas desenvolvidos a saúde do trabalhador quanto as responsabilidades da organização mediante a este: “Acidente de trabalho ou de trajeto: É o acidente ocorrido no exercício da atividade profissional a serviço da empresa ou no deslocamento residência/ trabalho/ residência, e que provoque lesão corporal ou perturbação funcional que cause a perda ou redução _ permanente ou temporária _ da capacidade para o trabalho ou, último caso, morte; Doença ocupacional: é aquela produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade e constante da respectiva relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e da Previdência Social”. (INSS,CAT, 2018)

Desta forma, o estudo nos mostra as vantagens da priorização das atividades de enfermagem dentro do meio industrial, além de trazer informações que fornecerão subsidio para uma possível tomada de decisão diante das necessidades da organização em relação à problemática abordada, contemplando assim resultados significativos na redução de acidentes e prevenção de doenças osteomusculares no meio desta.

  1. MATERIAL E MÉTODOS

O presente trabalho foi realizado no método de pesquisa qualitativo e quantitativo, onde o público estudado foram o frigorífico do município de Vilhena. Foi feito uma pesquisa que forneceu base de fundamentação teórica para implementação deste, dentro do período selecionado, onde os temas de enfoque foram: Doenças Osteomusculares, os acidentes de trabalhos e a atuação da equipe de enfermagem frente a esses fenômenos.

Houve uma pesquisa com um questionário semiestruturado com perguntas fechadas e objetivas a enfermaria da empresa, que nutriram uma ideia do perfil desta, trazendo assim suas funções frente a esses fenômenos, mostrando sua importância dentro da organização.

Após a organização dos resultados da pesquisa, fora feita uma Inter correlação com alguns pontos da base teórica trazida pelos autores e os resultados obtidos pela pesquisa de campo, o que ajudou a entender as atividades implementadas pelo enfermeiro e equipe frente aos problemas cotidianos da organização.

  1. DESENVOLVIMENTO

3.1 Doenças Osteomusculares

Freitas (2013) cita que as doenças osteomusculares são resultantes das sobrecargas intensas das estruturas anatômicas superiores e inferiores, mostra que um fator contribuinte muito relevante é o excesso de trabalho sem intervalos de descanso entre um período e outro, isso provoca lesões graves a médio e longo prazo. Nas empresas frigorificas são comuns o surgimento de vários agravantes, como tendinite, tenossinovite, síndrome de DeQuevain e Síndrome de túnel do corpo, entretanto essas patologias são difíceis de se obter um controle total, devido o quadro de colaboradores da organização ser muito grande segundo Busnello e Dewes (2013)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)   pdf (148.2 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com