TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Utilizaçao do metodo de kabat em pacientes com ave em mi

Por:   •  30/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.770 Palavras (8 Páginas)  •  912 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA[pic 2]

Instituto de Ciências da Saúde

Curso de Fisioterapia

Taislara Oliveira Silva R.A. B762AC-1

Loana Ap. de Souza R.A. B65GHC-5

Caroline Pamela Barela        R.A.B5966E-0

SwamiBarrilari Cardoso dos Reis R.A B6007I-8

Atividades Práticas Supervisionadas - APS

        Fisioterapia Neurológica

Orientadora Prof.ªMS. Ana Heloísa Gomes

Araraquara-SP

2015

UNIVERSIDADE PAULISTA

Instituto de Ciências da Saúde

Curso de Fisioterapia

Taislara Oliveira Silva                                                  R.A. B762AC-1

Loana Ap. de Souza                                                        R.A. B65GHC-5

Caroline Pamela Barela                                        R.A.B5966E-0

SwamiBarrilari Cardoso dos Reis                                        R.A B6007I-8

Atividades Práticas Supervisionadas - APS

Fisioterapia Neurológica

Trabalho referente à disciplina “ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS - APS” do curso de Fisioterapia do instituto de Ciências da Saúde da Universidade Paulista – UNIP, Campus Araraquara, sob a orientação da Profª. MS. Ana Heloísa Gomes sobre a disciplina Fisioterapia Neurológica, como requisito de avaliação.

  1. INTRODUÇÃO

        Este trabalho faz parte da disciplina Atividades Praticas Supervisionadas -  APS, que tem como conteúdo o aprofundamento em um determinado tema, complementado com a bibliografia atual sobre a disciplina de Fisioterapia Neurológica, orientada pela Professora MS. Ana Heloisa Gomes.

A disciplina fisioterapia neurológica consiste em uma matéria que apresenta aos alunos funcionamento para a abordagem fisioterapeutica em pacientes adultos com disfunções decorrentes de um comprometimento do sistema nervoso em suas diferentes formas de manifestação.
Essa disciplina é importante pois ela torna o aluno apto a realizar a avaliação e tratamento fisioterápico em adultos com disfunções decorrentes do sistema nervoso central e periférico.

A pesquisa será permitida pela leitura seletiva e analítica de livros eartigos científicos oriundos de banco de dados como Scielo e Google Acadêmico.        

Mediante isso, o presente trabalho tem por objetivo mostrar as técnicas da Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva para tratar hemiparesia de membro inferior.


  1. REVISÃO DE LITERATURA
  1. Acidente Vascular Encefálico

        O acidente vascular encefálico (AVE) é a alteração neurológica produzida pela falência localizada do suprimento sanguíneo. Existem dois tipos principais de AVE’s: isquêmico e hemorrágico. O Acidente Vascular Encefálico Hemorrágico é caracterizado pelo rompimento de um vaso sanguíneo que ocasiona um derramamento de sangue no encéfalo. O Acidente Vascular Encefálico Isquêmico corresponde a uma oclusão vascular localizada que impede o fornecimento de oxigênio e glicose ao tecido cerebral.O AVE pode ainda ocorrer por um ataque isquêmico transitório que seria a temporária interrupção do suprimento sanguíneos ao cérebro, com seqüelas reversíveis(SUZAN, 2011).

Na etiologia, a Hipertensão Arterial é considerada o principal fator de risco, tanto a Hipertensão sistólica como a diastólica. Doenças cardíacas estão associadas a maior incidência do AVE. O Diabetes Mellitus também é vilão pois acelera o processo de aterosclerose. Outros incluem: obesidade, auto consumo de álcool, drogas ilícitas, tabagismo, trombus, aterosclerose, medicamentos (anticoncepcionais).
(OLIVEIRA, 2008).

A incidência do AVE duplica a cada década de vida a partir  dos 45 anos de idade, a cada 60 pessoas que sobrevive a um AVE, apenas 10 retornam ao trabalho normal, em quanto 40 ficam incapacitadas e requerem serviços especiais e 10 precisam de assistência institucional. Ele é mais comum em homens e pessoas de raça negra. Nos EUA constituem a terceira causa de morte, morrendo todos os anos milhares de pessoas vítimas desta patologia, já no Brasil cerca de 51% das internações no país é decorrente dele.
(SANTOS,2012; SUZAN, 2011).

O Acidente Encefálico Isquêmico é a principal causa de incapacitação funcional, devido aseqüelas e déficit neurológico que ocasiona ao paciente. Os déficits Neurológicos adultos apresentados por estes pacientes incluem a Hemiparesia, ataxia, deficiências visuoperceptivas, afasia, deficiências sensoriais mnésicas e problemas com controle vesical.
(SCALZO, 2010).

A sequela mais acometida nesse paciente pós AVEI é a Hemiplegia e a Hemiparesia caracterizada pela perda de força muscular no domínio contra lateral a lesão encefálica, a qual tende a manter o paciente em uma posição de simetria postural, o que contribui para a limitação funcional. A perda da capacidade funcional leva o individuo a incapacidade de realizar as atividades de vida diária. . A reabilitação dessespacientes visa minimizar o impacto causado pelas alterações da função sensorial  e motora deixada pelo acidente vascular encefálico no sentido de promover independência funcional e melhorar a qualidade de vida deles.
(CESARIO, 2006).

        Quando o membro inferior é afetado ele se torna rígido e aparentemente maior que o oposto. Os músculos afetados são: Tibial Anterior (enfraquecido), Flexores dos dedos dos pés ( Espástico), Flexores de Quadril (encurtado), Adutores (Encurtados), Flexor Plantar (Espástico), Glúteo Máximo ( Espástico), Tríceps Sural ( Espástico) , Ísquios Tibiais  ( Espástico), Fibular Longo e Curto ( Enfraquecido ).
(NEVES NETO, 2010).

        Os procedimentos básicos utilizadospelos fisioterapeutas nessa técnica fornecem ferramentas necessárias para ajustar os pacientes a realizar uma função motora eficiente, que são elas: a utilização da resistência promovendo um melhor controle muscular, a força refinando a ação motora, irradiação e reforço gerando propagação de estímulo, contato manual guiando a execução do movimento,biomecânica controlando a movimentação ou estabilização, comando verbal, visão orientando o movimento, tração e aproximação das estruturas, estiramento ou alongamento, sincronia dos movimentos e padrões de movimentação sinérgica em massa.
(NEVES NETO, 2010).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (622.5 Kb)   docx (458.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com