TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação de Motricidade orofacial

Por:   •  30/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  273 Palavras (2 Páginas)  •  1.438 Visualizações

Página 1 de 2

RELATÓRIO DE TRIAGEM ADULTO

Foi realizada no dia 15 de março de 2016 anamnese e avaliação fonoaudiologica da paciente L.T.W.P., 22 anos, com queixa de mastigação unilateral. Durante a anamnese paciente relatou que apresenta rinite alérgica e amigdalites constantes, é respiradora oral e nunca fez tratamento ortodôntico ou fonoaudiologico. Possui hábitos de mastigação não nutritiva, morde mucosa oral (lábios e bochecha) e objetos (tampa de canetas). Dentição e bom estado de conservação. Sem queixas quanto à linguagem, fala, voz e audição.

Na avaliação fonoaudiologia foram observados os seguintes aspectos: postura facial, avaliação intra-oral, deglutição, respiração, fala e voz.

No que diz respeito à avaliação da morfologia e postura facial a paciente apresenta assimetria, lábios com tônus normal, inferior e superior volumosos e simétricos. Bochechas com assimetria de tônus, sendo a esquerda mais hiperfuncionante, onde há predomínio mastigatório.

No que se refere à avaliação intra-oral, foram avaliados os seguintes aspectos: a oclusão, a língua e palato duro e mole. A oclusão é de classe I, língua com marcas nas laterais com postura adequada e mobilidade alterada (lateraliza vibração para a esquerda). Palato duro e mole normal. Dentição permanente e em bom estado de conservação.

A função de mastigação foi avaliada com pão e foi observado o fechamento labial adequado e língua contida na boca, mastiga lentamente com predomínio esquerdo, não houve ruídos, estalos ou dor ou dificuldades por parte do paciente. Sem resíduos alimentares após a deglutição. A respiração foi avaliada com água, foi observado predomínio nasal e a paciente conseguiu conter o liquido por 2 minutos com os lábios ocluídos sem escape.

No que diz respeito à avaliação de fala e voz, não há alterações pertinentes ao caso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (50.6 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com