TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Implante coclear

Por:   •  24/3/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  555 Palavras (3 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 3

O implante coclear é um dispositivo eletrônico composto por eléctrodos implantados na cóclea, capaz de transformar informação sonora em sinais elétricos e levá-la diretamente ao nervo auditivo e, a partir deste, para o cérebro onde é analisada e interpretada.

É constituído por uma parte externa, que contém um microfone que transmite o sinal captado através da pele para a parte interna implantada. A parte interna, é implantada cirurgicamente e recebe os estímulos que são enviados para o feixe de eléctrodos colocados na cóclea.

Critérios :

Para um individuo beneficiar de um implante coclear é necessário que este reúna determinados critérios, sendo agrupados em dois grupos: Pacientes pré-linguais e pacientes pós-linguais.

Pacientes pré-linguais

Nos pacientes pré-linguais, é necessário que a criança contenha deficiência auditiva neurossensorial bilateral de grau severo a profundo, com reabilitação audiológica efetiva há pelo menos de três meses, nas crianças de 0 a 18 meses ou desde a realização do diagnóstico, nas crianças maiores de 18 meses, se beneficiarem do aparelho de amplificação sonora individual (AASI).

Neste pacientes a idade é um fator crucial. A idade ideal nas crianças é até 2 anos, sendo que quanto mais precocemente o paciente for implantada melhores serão os resultados obtidos. Entre os dois e os cinco anos também podem ser favoráveis, porem inferiores aos pacientes implantados até os dois anos. A partir dos 5 anos as crianças também podem ser implantados, mas neste caso os resultados obtidos poderão depender de outros fatores como o grau de desenvolvimento da linguagem já adquirida e os resultados derivados da estimulação auditiva prévia, com uso de prótese auditiva.

Pacientes pós-linguais

Os pacientes pós-linguais deverão ter Deficiência auditiva neurossensorail bilateral de grau severo a profundo. O candidato deve obter um resultado de 30% ou menor no teste de reconhecimento dos sons da fala sob melhores condições de ajuda com aparelho de amplificação sonora (AASI). Neste grupo, não existe limite de tempo para a realização do implante coclear, porém quanto maior o tempo de surdez, piores serão os resultados.

Papel do Audiologista no processo de implatacao do Implate Coclear

Para ocorrer sucesso na implantação do implante coclear é necessário que o candidato se submeta a uma avaliação por parte de uma equipa interdisciplinar constituída por: Otorrinolaringologistas, , Psicólogos ,Assistentes Sociais e Audiologistas. Esta equipa trabalhando em conjunto é o que determina se o individuo está apto ou não para realizar a cirurgia.

O Audiologista tem um papel indispensável em todo o processo tanto na etapa pré-cirúrgica, peri-cirúrgica e pós-cirúrgica

Audiologista no processo pré-cirúrgica

A avaliação pré-operatória é importantíssima e deve ser minuciosa. Após a consulta no otorrinolaringológico o individuo é encaminhado para o Audiologista onde este realiza os exames audiológicos necessários para determinar se o candidato reúne os critérios necessários para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (55.9 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com