TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Otimização da estética com implantes na área da mandíbula Anterior

Tese: Otimização da estética com implantes na área da mandíbula Anterior. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/1/2014  •  Tese  •  6.415 Palavras (26 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 26

Otimização Estética com Implantes em Região Maxilar Anterior

A demanda por melhores resultados estéticos nos tratamentos envolvendo implantes osseointegrados levou à busca de parâmetros que permitissem maior previsibilidade da estética periimplantar.

Índice

1. Resumo

2. Introdução

3. Revisão Da Literatura

4. Necessidade De Planejamento Protético

4.1 Enceramento Diagnóstico

4.2 Guias

5. Tipos De Implantação: Imediata, Precoce Ou Tardia?

6. Aspectos Teciduais

6.1 Papilas

6.2 Ausência De Mucosa Queratinizada

6.3 Condicionamento Gengival Prévio Ao Segundo Tempo Cirúrgico

6.4 Modificações Da Técnica De Moldagem Para Cópia Dos Tecidos Periimplantares

6.5 Enxerto De Tecido Conjuntivo

7. Reposições Parciais

8. Seleção Correta Do Implante

9. Efeito Morse Taper

10. Posicionamento 3-d Do Implante

11. Discussão

12. Conclusão

13. Bibliografia

1. RESUMO

A demanda por melhores resultados estéticos nos tratamentos envolvendo implantes osseointegrados levou à busca de parâmetros que permitissem maior previsibilidade da estética periimplantar. Esses parâmetros envolvem o posicionamento tridimensional do implante e todos os recursos necessários para obtenção deste, como planejamento prévio, análise dos fatores de risco estético, enceramento diagnóstico, guia cirúrgico e aspectos teciduais.

O sucesso do tratamento com implantes para a perda de 1 ou mais elementos dentais, está bem documentada, em estudos clínicos e experimentais. Até recentemente, o critério de sucesso esteve focado principalmente, nos aspectos técnicos e funcionais do implante. Normalmente, o sucesso era atribuído ao alcance da osseointegração, manutenção do nível ósseo ao redor da crista do implante, assim como altas percentagens de sobrevivência dos implantes. Entretanto, quando relacionado à restauração com implantes em região anterior, o sucesso do tratamento também passou a ser dependente dos resultados estéticos.

Palavras-chave: estética periimplantar; estética; osseointegração; planejamento,

ABSTRACT

The demand for better aesthetic results in the treatments involvin osseointegrated implants led to the search of parameters that permitted greater previsibility of the peri-implant aesthetic. These parameters involve the ideal tridimensional positioning of the fixture and the necessary resources for attainment of this, as previous planning, clinical examination, diagnostic waxup and surgical guide and others.

The success of treatment with dental implants for replacement of 1 or more missing teeth is well documented in both clinical and experimental studies. Until recently, success criteria have mainly focused on technical and functional aspects of the implant. Commonly used criteria for success are achievement of osseointegration, maintenance of a stable peri-implant marginal bone level, and high survival rates. However, when dealing with implant-supported restorations in the anterior regions, treatment success will also depend on the esthetic outcome.

2. INTRODUÇÃO

Há bastante tempo, o desejo da substituição de dentes naturais perdidos está constatado nos achados arqueológicos. Várias formas de substituição foram utilizadas para a manutenção da estética e da função. A partir da década 60 do século XX, Per-Ingvar Branemark e seu grupo marcaram a história da odontologia pelos resultados obtidos com a sua pesquisa.

BRANEMARK, ADELL, BREINE, HANSSON, LINDSTROM, OHESSON descrevem o contato direto entre o osso e o implante e em 1977, BRANEMARK, HANSSON, ADELL, BREINE, LINDSTROM, HALLEN conceituaram o termo osseointegração, como sendo uma conexão estrutural, direta e funcional entre o osso vivo, ordenado e a superfície de um implante submetido a uma carga funcional.

No início, os objetivos principais eram focados em devolver a função, àqueles pacientes chamados de inválidos orais com perda considerável do osso alveolar. Com a difusão desta modalidade de tratamento, observou-se que apenas função não era o suficiente. Os quesitos de suporte mecânico foram supridos, mas os componentes estéticos muitas vezes mantiveram-se comprometidos. A busca pela estética provocou também uma expansão dos conhecimentos biológicos e dos componentes protéticos produzidos pelos vários sistemas que buscam mimetizar ao máximo a natureza humana. (REFERENCIAS)

3. REVISÃO DA LITERATURA

4. Necessidade de Planejamento protético

O sucesso do tratamento é previsível quando um planejamento é elaborado, avaliando-se cuidadosamente e criteriosamente as 3 entidades: paciente, sistema de implantes e equipe de profissionais. Com o paciente selecionado, um planejamento cirúrgico e protético será elaborado traçando-se o prognóstico e os objetivos a serem alcançados. As intercorrências quando previstas no planejamento, deixam de ser complicações e serão perfeitamente controladas durante a intervenção.

4.1 Enceramento diagnóstico

O planejamento ideal em um tratamento com implantes inicia-se com a prótese. Ignorar esse conceito pode levar ao insucesso da terapia, onde se obtêm a osseointegração dos implantes, mas com problemas na resolução protética em relação à estética e a biomecânica. Existem diversas maneiras laboratoriais de se obter os guias a partir do enceramento diagnóstico. O importante é que todos eles, independentemente da técnica utilizada, permitam ao cirurgião uma comunicação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.2 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com