TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATÓRIO DE ATENDIMENTO

Por:   •  10/11/2022  •  Relatório de pesquisa  •  887 Palavras (4 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

CENTRO DE CIÊNCIA DA SAÚDE

DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA

CLÍNICA ESCOLA DE FONOAUDIOLOGIA

RELATÓRIO FINAL

IDENTIFICAÇÃO

Nome: Lauanny Vitória de Lima Ferreira

Data de Nascimento: 23/05/2013

Idade: 8 anos e 9 meses

Escolaridade: 2° ano

Nome do responsável: Silvânia (mãe)

Aluno responsável: Sara Regina Silva Pereira

Supervisor responsável: Profa. Dra. Maria de Jesus         

Período: 2021.2

DESCRIÇÃO DO PROCESSO TERAPÊUTICO

A paciente Lauanny Vitória de Lima Ferreira, de 8 anos, foi chamada para dar continuidade às terapias fonoaudiológicas na Clínica Escola de Fonoaudiologia no semestre de 2021.2 e iniciou as terapias no dia 08 de julho e foi acompanha até o dia 10 de fevereiro de 2022.

A avaliação fonoaudiológica iniciou no dia 08 de julho de 2021 com uma breve anamnese com a sua responsável e avaliação da comunicação oral. A comunicação gráfica, somente foi avaliada no dia 22 de julho, por motivo de falta na semana anterior, dia 15 de julho. Foi observada que na comunicação oral, a criança possuía uma boa sintaxe e possuía uma boa competência pragmática, com isso, foi visto que ela apresentava um bom desempenho no processo fonológico, não tendo mais nenhuma alteração na linguagem oral. Com relação à comunicação gráfica, foi possível perceber a dificuldade em reconhecer a diferença dos encontros consonantais “tr”, “pr”, “br” e “dr”, dificultando também a sua leitura que era muito lentificada e somente conseguia ler palavras simples. Chegou-se à conclusão que a paciente possuía um atraso na leitura e escrita, pois ainda encontrava - se no início do processo de alfabetização, não conseguindo ter autonomia básica. Essa dificuldade poderia estar relacionada com a falta da escola durante a pandemia. Além disso, Lauanny dificuldades na autoconfiança ao responder e escrever as tarefas solicitadas de leitura e escrita.

Com isso, o objetivo geral das terapias fonoaudiológicas da paciente foi adequar a comunicação gráfica (leitura e escrita), trabalhando a relação fonema-grafema e consciência fonológica. Também, foi trabalhado a autoconfiança e expansão do vocabulário por meio de jogos, brincadeiras e atividades lúdicas envolvendo todos os objetivos descritos, quando possível.

Na primeira terapia propriamente dita, foi apresentado e explicado à paciente de forma lúdica a diferença dos encontros consonantais “tr”, “pr”, “br” e “dr”. Logo após, foi feito um treinamento para ela identificar e escrever o encontro correto de acordo com as partes das palavras escritas. Lauanny inicialmente teve muita dificuldade, mas depois o seu desempenho foi melhorando. Ela ainda se sentia muito insegura para responder a qualquer atividade.

Nas últimas sessões já foi possível perceber a melhora na autoconfiança da paciente, ela já conseguia reconhecer os encontros consonantais com dificuldade e já conseguia ler palavras complexas, mas ainda com a leitura lenta. A última sessão foi realizada no dia 10 de fevereiro de 2022, onde foi feito a devolutiva com os pais. Os mesmos, relataram que observaram o desenvolvimento da filha na leitura e escrita e principalmente na sua autoconfiança na realização das atividade escolares e o quanto a escola também ajudou no processo terapêutico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (115.6 Kb)   docx (70 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com