TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Fisica Na 3° Idade

Casos: A Educação Fisica Na 3° Idade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/1/2014  •  9.109 Palavras (37 Páginas)  •  509 Visualizações

Página 1 de 37

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO IRMÃ DULCE

EDUCAÇÃO FISICA E SAUDE NA TERCEIRA IDADE

PARAUAPEBAS

2014

ERON DA SILVA TEIXEIRA

EDUCAÇÃO FISICA E SAUDE NA TERCEIRA IDADE

Trabalho entregue com objetivo de aprendizado e obtenção de nota referente ao quarto bimestre letivo da Escola Estadual irmã Dulce, na disciplina de Língua Portuguesa ministrada pela professora Crisoneide.

PARAUAPEBAS

2014

AGRADECIMENTOS

A Jesus Cristo, amigo sempre presente, sem o qual nada teria feito.

Aos amigos, que sempre incentivaram meus sonhos e estiveram sempre ao meu lado.

Aos meus colegas de classe e demais formandos pela amizade e companheirismo que recebi.

À Professora Crisoneide, que me acompanhou, transmitindo-me formas simplificadas e de grande valor para o desenvolvimento do deste trabalho.

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo analisar os benefícios das práticas de atividades físicas e de recreação para os idosos. Além disto, também tem como intuito mostrar como as atividades físicas contribuem para o resgate do idoso ao convívio social e para que o envelhecimento não seja um período de perdas e sim possa ser considerado um período de novas experiências. Verificando que através das atividades lúdicas podemos ajudar a transformar a terceira idade em uma experiência gratificante, para que esta não seja apenas um período de inatividade e exclusão social e sim uma nova e bem sucedida etapa da vida.

Palavras chaves: Atividade física na terceira idade, recreação, socialização, e qualidade de vida.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 06

1. OS IDOSOS NO BRASIL 09

1.1 – Envelhecimento 10

1.2 - A Alterações Fisiológicas no Processo de Envelhecimento 12

2. A ATIVIDADE FÍSICA 14

3. ATIVIDADES FÍSICAS: BENEFÍCIOS PARA A QUALIDADE DE VIDA 21

4. A RECREÇÃO E O LAZER COMO FORMA DE ENTRETENIMENTO 25

4.1. Uma Terceira Idade bem sucedida, self e bem-estar subjetivo 26

CONSIDERAÇOES FINAIS 29

REFERÊNCIAS 31

INTRODUÇÃO

O contato com atividades físicas na terceira idade inicia-se geralmente por indicação médica. Essas pessoas acabam encontrando nos exercícios muito mais que alívio para suas dores, fazem novas amizades e têm momentos de descontração. Além dos aspectos ligados à saúde, as atividades físicas trazem inúmeros benefícios psicológicos, de auto-estima e de melhoria do relacionamento social, aspectos muito importantes para pessoas da terceira idade, devido às inúmeras mudanças desta fase da vida.

A terceira idade, nova terminologia do idoso na sociedade contemporânea, implica na constatação de uma nova etapa de vida compreendida entre a idade adulta e a velhice. Categoria de idade, como as demais, opera em recorte no todo social, com direitos e deveres diferenciais característicos dessa população. As categorias de idade são constitutivas de realidades sociais específicas.

A terceira idade é acompanhada de um conjunto de práticas, instituições e agentes especializados encarregados de definir e atender às necessidades dessa população. Foi a partir de 1970 que, na maioria das sociedades européias e americanas, o idoso passou a ser visto como vítima da marginalização e da solidão.

A pesquisa antropológica tem demonstrado que as fases da vida, como a infância, a adolescência e a velhice, não são propriedades substanciais que o indivíduo adquire com o avanço da idade cronológica. As categorias de idade são construções históricas e sociais. Há trabalhos de diferentes autores que são unânimes em afirmar que os comportamentos em diferentes idades correspondem aos estímulos da natureza social, histórica e cultural que caracterizam diferentes épocas.

As representações sobre a velhice, a posição social dos idosos e o tratamento que ele recebe da sociedade ganham significados diversos conforme os contextos da sua época. Assim, o aposentado vem ganhando notoriedade nas falas das lideranças, nas suas associações, que desde a década de 1980 já vinham se concretizando em discussões sobre a Previdência Social. O idoso, como aposentado, ganhou identidade e formas de atuação no espaço público.

Os idosos se nutrem do passado. Da sua trajetória se origina sua própria identidade, constituída pela representação de papéis sociais, papéis esses que vão dimensionar essa identidade. E há uma relação entre memória e construção de identidade social, compreendida no processo de envelhecimento. A memória, para o processo de envelhecimento tem lugar privilegiado na construção de sua identidade e suas estratégias de afirmação nos espaços sociais

Geralmente, a velhice está ligada às modificações do corpo, com o aparecimento das rugas e dos cabelos brancos, com o andar mais lento, diminuição das capacidades auditivas e visual, é o corpo frágil. Essa é a velhice biologicamente normal, que evolui progressivamente e prevalece sobre o envelhecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (62 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com