TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Hepatite B

Por:   •  7/12/2017  •  Dissertação  •  3.384 Palavras (14 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 14

Hepatite B

  1. Introdução

A doença conhecida como hepatite B, é causada pela infecção do vírus da hepatite B (VHB). Trata-se de um problema de saúde mundial, principalmente em países em via de desenvolvimento. Estima-se que um terço da população global esteja infectado com o vírus da hepatite B (HBV) e que existam aproximadamente 350 milhões de portadores crônicos distribuídos em várias regiões do mundo, com apenas 2% soroconvertendo espontaneamente anualmente.Programas de vacinação em curso parecem ser promissores na tentativa de diminuir a prevalência desta infecção.

Relatos da ocorrência de icterícia epidêmica são encontrados desde o período anterior à era Cristã. Entretanto, somente no final do século XIX, após a vacinação contra a varíola (vacina preparada com linfa de seres humanos) de 1.289 trabalhadores do estaleiro de Bremen, Alemanha, dos quais 15% se tornaram ictéricos, tornou se evidente a associação dessa enfermidade a um agente de transmissão parenteral.

Em 1965, Blumberg e sua equipe descobriram que uma amostra de soro de um aborígine da Austrália continha determinado antígeno que reagia especificamente com anticorpos presentes no soro de um paciente hemofílico dos EUA. Estudos subsequentes revelaram que esse “antígeno Austrália” era relativamente raro na população da América do Norte e oeste europeu, porém prevalente em alguns países africanos e asiáticos e entre pacientes com leucemia, síndrome de Down e hepatite aguda. Em 1968, a correlação entre o antígeno Austrália (agora designado antígeno de superfície do vírus da hepatite B ou HBsAg) e a infecção pelo HBV pôde ser estabelecida. A partir disso a partícula completa ou vírion foi detectada por microscopia eletrônica.

Poucos anos depois, em 1971, o pacote viral completo do vírus da hepatite B foi caracterizado, sendo chamado de partícula de Dane. Desde então, progressos consideráveis têm sido feitos a respeito da epidemiologia, virologia, história natural e tratamento desse vírus hepatotrópico,

  1. Classificação e estrutura

O VÍRUS

O HBV é um vírus envelopado pertencente à família Hepadnaviridae e possui tropismo por células hepáticas. Apresenta-se como uma partícula esférica denominada partícula de Dane e possui aproximadamente 47 nm de diâmetro, sendo constituída por um invólucro externo (o qual contém a glicoproteína de superfície viral – o antígeno de superfície) e uma estrutura interna (núcleo ou core) que compreende o antígeno nuclear da hepatite B (AgHBe), o DNA viral e a proteína DNA polimerase. O invólucro externo é composto por proteínas, glicoproteínas e lipídios. O envelope lipoproteico contém as proteínas S (small), M (middle) e L (large), as quais constituem o HBsAg. (slide de classificação)

Do ponto de vista estrutural, o vírus apresenta distintos antígenos (Ag): o Ag de superfície (HBsAg), o Ag do core (HBcAg) e Ag centrais que podem ser secretados (HBeAg), além de material genético constituído por DNA circular de fita parcialmente dupla. Os Ag e os anticorpos correlatos, como o anti-HBs, anti-HBc (IgM e IgG) e anti-HBe são essenciais para o diagnóstico e o acompanhamento.

O nucleocapsídeo possui simetria icosaédrica e é constituído pela proteína do core (HBcAg) e pelo genoma viral. O genoma do HBV é um dos menores quando comparado a genomas de outros vírus de seres humanos. Todo o genoma do HBV é codificante, possuindo 4 fases de leitura aberta (ORF – open reading frames): S, C, P e X. Todos os genes são codificados pela fita mais longa do DNA e possuem pelo menos uma região de sobreposição a outro gene. A região S codifica proteínas de superfície do envelope do vírus (AgHBs). A fase de leitura aberta C contém a região C e pré-C. Essas regiões codificam duas RNA transcriptases: RNAm pre-genômico e RNAm pré-core. O RNAm pre-genômico é traduzido na proteína do (AgHBc), que está presente no core de vírions em células hepáticas infectadas, contudo não é detectado no soro. o AgHBc está integrado ao genoma viral e à DNA polimerase, sendo essencial para a função e maturação do vírion. O RNAm pré-core é traduzido na proteína pré-core, que depois de processada é secretada como o antígeno e (AgHBe), presente no soro de pacientes com replicação do HBV. Em algumas situações podem ocorrer mutações na região pré-core ou na região promotora e o paciente pode apresentar replicação do HBV, mesmo tendo sorologia negativa para o AgHBe. O gene P codifica a DNA polimerase, a qual também funciona como uma transcriptase reversa. O gene X codifica o AgHBx, proteína reguladora, que parece estar envolvido nos processos de carcinogênese, através de transativação de promotores celulares e virais. (slide de estrutura)

O HBV possui mecanismo único de replicação entre os vírus que infectam o homem, que permite a produção de diferentes tipos de partículas virais. Em preparações para microscopia eletrônica a partir do soro de indivíduos infectados, podem ser observados 3 tipos de partículas: completas esféricas infecciosas, incompletas esféricas e incompletas filamentosas. Partículas subvirais de 22 nm são compostas predominantemente por proteínas S, apresentando quantidades variáveis de proteína M e poucas (ou nenhuma) cópias da proteína L. As partículas completas (vírions) são enriquecidas de proteínas L e, uma vez que essas proteínas contêm os sítios de ligação do vírus aos receptores específicos nos hepatócitos, provavelmente essa maior quantidade de proteínas L evita que as partículas subvirais, que são mais numerosas, compitam com os vírions pelos receptores presentes na superfície celular. A proteína M também atua como elemento de ligação para a adsorção do HBV nas células, e possui uma região que mimetiza a albumina sérica humana, o que permite que o HBV penetre via receptores celulares de albumina no citoplasma do hepatócito. A proteína S, que é a principal proteína que forma o HBsAg, é capaz de induzir resposta imunológica protetora contra o HBV, e é o antígeno utilizado na formulação de vacinas. Mutações em epítopos específicos, ocorrendo dentro do gene S podem interferir na proteção vacinal e na análise de resultados sorológicos, bem como prejudicar a terapia baseada na utilização de anticorpos específicos para suprimir a infecção em indivíduos transplantados. (segundo slide de estrutura)

  1. Mecanismo de transmissão do HBV

A transmissão do HBV pode ocorrer por via vertical (da mãe para o filho, no nascimento), por via sexual, por meio de ferimentos cutâneos, por compartilhamento de seringas e agulhas entre usuários de drogas, por transfusão de sangue ou hemoderivados e em acidentes com material biológico (hospitalar). Também pode ocorrer transmissão do HBV por outros tipos de exposições percutâneas, incluindo tatuagens, piercings, uso compartilhado de utensílios cortantes contaminados utilizados por portadores do HBV (como barbeadores, navalhas, lâminas de depilação, tesouras, alicates de unha entre outros)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)   pdf (122.9 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com