TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DOS MÉTODOS DE ESTUDO EM PATOLOGIA

Monografias: A IMPORTÂNCIA DOS MÉTODOS DE ESTUDO EM PATOLOGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  969 Palavras (4 Páginas)  •  3.362 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESPÍRITO SANTO – UNESC

THAINE DEMONELLI DA CRUZ DE SOUZA

A IMPORTÂNCIA DOS MÉTODOS DE ESTUDO EM PATOLOGIA

COLATINA

2014

A Patologia conta com um arsenal poderoso de recursos tecnológicos. Ao lado dos procedimentos convencionais de análise macro e microscópicos utilizados há muito tempo, nos últimos anos surgiram novos e diversificados instrumentos de estudo que trouxeram contribuição valiosa ao estudo das doenças. O conhecimento que se tem hoje dos diferentes processos patológicos se deve, em boa parte, à utilização apropriada da tecnologia atualmente disponível. Por essa razão, é importante que o estudante e o profissional da área biológica e da saúde tenham conhecimento básico sobre as ferramentas e técnicas de estudo empregadas na Patologia.

Estudo Morfológico

O estudo macro e microscópico das doenças constitui a forma tradicional de análise em Patologia, tanto para investigação como para diagnóstico. Amostras diversas podem ser analisadas por exames citológicos ou anatomopatológicos de biópsias, peças cirúrgicas e necropsias.

Exames Citológicos

Os exames citológicos constituem importante meio de diagnóstico de muitas doenças, sobretudo neoplasias malignas e suas lesões precursoras. Além de úteis no diagnóstico de lesões neoplásicas, os exames citológicos se prestam também para a detecção de agentes infecciosos e parasitários.

O material para análise citológica pode ser obtido por meio de: raspagem da pele ou de mucosas; secreções (da árvore traqueobrônquica, conteúdo de cistos, expressão mamilar, tubo gastrointestinal); líquidos (serosas, urina, líquido amniótico etc.); punção aspirativa.

O resultado do exame citológico é fornecido em termos do diagnóstico morfológico das doenças e complementado, quando possível, com outros dados de interesse clínico. Em geral, o patologista procura dar informações adicionais, como o achado de microrganismos ou, nos casos positivos de câncer, seu tipo citológico.

Exames Anatomopatológicos

Biópsias – podem ser feitas para diagnóstico e/ou tratamento. São ablativas ou excisionais quando se faz a extirpação ou exérese de toda a lesão. A biópsia é incisional quando se retira apenas parte da lesão para diagnóstico. Tipos particulares de biópsias diagnósticas são as endoscópicas, curetagens, biópsias por agulha, por trepanação e biópsias dirigidas por aparelhos especiais, como colposcopia, ultra-sonografia e biópsia cerebral estereotáxica. O material colhido deve ser representativo e tratado de maneira adequada.

Necropsia – ou autópsia significa o exame post-mortem dos órgãos para determinar a causa da morte e conhecer lesões e doenças existentes no indivíduo. Ela é realizada geralmente em grandes centros médicos, principalmente em faculdades de Medicina, em que se procura não só determinar a causa da morte, mas também correlacionar os achados morfológicos com os clínicos.

Além da necropsia médico-científica, existe também a necropsia médico-legal, que tem por objetivo determinar a causa da morte. A necropsia médico-legal é obrigatória por lei nos casos de morte violenta (homicídio, suicídio, acidentes de trânsito ou do trabalho etc.).

Imunoistoquímica

É o método que utiliza anticorpos como reagentes específicos para a detecção de antígenos presentes em células ou tecidos. O produto da reação antígeno-anticorpo é examinado ao microscópio em preparados citológicos, em cortes histológicos de amostras incluídas em parafina ou em cortes obtidos de tecidos congelados e cortados em criostato; antígenos constituídos por estruturas subcelulares ou nelas depositados podem ser localizados pela microscopia eletrônica.

Cultura Celular

A cultura celular consiste na manutenção e multiplicação in vitro de células vivas. Para isso, células obtidas de diferentes maneiras são mantidas no interior de recipientes apropriados (frascos de vidro ou de plástico, de diferentes tamanhos e formas), em suspensão ou aderidas a uma superfície sólida ou semi-sólida, ficando banhadas por um meio de cultura contendo componentes variados (aminoácidos essenciais, vitaminas, sais, nutrientes, minerais etc.). Os frascos que contêm as células são mantidos em estufas em temperaturas e condições ambientais apropriadas.

A principal utilidade dos estudos in vitro é análise do metabolismo e do comportamento celular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com