TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Patologia estudo de caso

Por:   •  20/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.606 Palavras (7 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 7

1.1- DESCRIÇÕES DAS DEFINIÇÕES DE DCC

O IAM (Infarto Agudo do Miocárdio) é o mais comum nas paredes do miocárdio, devido aos bloqueios por placas de gorduras, ou até mesmo um trombo que se formou nesta região, ou que percorreu o vaso sanguíneo e acabou parando no miocárdio que devidamente ocasionado por falta de oxigênio deste tecido.

A proteína responsável por esta oxigenação é a mioglobina, ela é responsável pela oxigenação dos músculos, tendo um papel importante no IM. A determinação no soro pode ser útil a descartar o diagnóstico de infarto agudo do miocárdio uma vez que mantém elevado o valor preditivo negativo, por ser uma proteína presente no citoplasma e de baixo peso molecular, é liberada para a circulação precocemente após lesão isquêmica da fibra miocárdica. A troponina é responsável pelas contrações musculares esqueléticas cardíacas, pois a falta destas proteínas podem lesar o coração e consequentemente levará a um infarto. E composto por três proteínas: Tropina T,C e L, são usados como marcadores bioquímicos mais específicos e sensíveis para o diagnóstico de lesão isquêmica do miocárdio.

1.2 – CASO CLÍNICO

Paciente do sexo masculino com sintomas de dores no peito, correndo o risco de sofrer um problema cardiovascular grave e, até mesmo, de morrer. Você chama toda sua equipe e coloca o caso desse paciente que precisa de exames e manobras clínicas/ cirúrgicas urgentes. Ninguém conhece o histórico desse paciente, e neste momento é necessário avaliá-lo de alguma forma. Você tem em mãos um exame de cateterismo feito há 6 meses. Verifica ainda que, em exames anteriores de cateterismo, a obstrução das artérias era por volta de 80% em cada uma delas. Como interpretar o ECG do paciente com infarto agudo do miocárdio? Quais características apresentadas no exame fizeram com que toda a equipe de saúde verificasse que esse paciente poderia sofrer IM?. Qual a possível localização tecidual dessa lesão que apareceu após o infarto agudo do miocárdio?

Considere que a angiografia no exame de cateterização cardíaca determinou a localização e a extensão da obstrução. Os exames de plasma sanguíneo e lipoproteínas que medem o colesterol total, tiglicerídeos, HDL e LDL após 14 horas de jejum mostram os seguintes valores:

1- colesterol total 240 mg/dl

2- colesterol LDL 350 mg/dl

3- colestrol HDL420 mg/dl

4- triglicerídeos260 mg/dl

Esses valores estão alterados? Quais os valores-limite indicados para uma pessoa adulta acima de 50 anos? Quais as consequências desses valores? O que deve ser feito com esse paciente mediante o quadro clínico que apresenta?

.

1.3- ESTUDOS DO CASO

O primeiro passo, quando o paciente chegar ao PSA é a triagem do paciente para pode saber a queixa o segundo passo é colocar o paciente em repouso e monitorizado realizar o exame físico, realizar ECG e exames laboratoriais. Com o exame de ECG na mão comunicar o médico referente ao paciente priorizado e aguardar conduta médica.

O ECG (Eletrocardiograma) é um exame que detecta a atividade elétrica do nosso coração. Podemos dizer que nosso coração é um órgão movido á eletricidade. Cada batimento, cada contração do músculo cardíaco, cada movimento das válvulas do coração são comandados por pequenos impulsos elétricos gerados no próprio coração.

O médico constatou que houve uma sobrecarga atrial esquerda, com o distúrbio de condução intraventricular do estímulo, bloqueio da divisão ántero - superior do ramo esquerdo e da área eletricamente inativa ántero- lateral. As ondas registradas no ECG são identificadas pelas letras P a T representando cada fase do ciclo cardíaco, para fins de análise as ondas podem ser consideradas individualmente ou em grupos determinado seguimentos ou complexos. Nas síndromes coronarianas agudas podem aparecer três tipos de alterações no ECG: onda Q anormal: a anormalidade se verifica quando a onda Q é maior do que um terço do complexo QRS, indicando que há uma área miocárdica que esta eletricamente inativa, ou seja, infartada; onda T invertida; elevação do segmento ST também chamada de supradesnivelamento do ST. Aparece quando o infarto esta acontecendo. Na imagem abaixo podemos ver como o coração esta sofrendo um infarto.

Nos exames laboratoriais constatou que Acima de 240 mg/dL = colesterol sanguíneo elevado (o risco é duas vezes maior do que no nível aceitável. O LDL Igual ou superior a 190 mg/dL = muito alto, refere-se à lipoproteína de baixa densidade e é considerado o “colesterol ruim”. Este tipo é responsável por transportar o colesterol prejudicial. Níveis elevados de LDL colesterol aumentam o risco de desenvolver ataque cardíaco e AVC. O HDL Igual ou superior a 60 mg/dL = HDL alto (baixo risco), refere-se à lipoproteína de alta densidade e é considerado o “colesterol bom” porque diminui o risco de ataque cardíaco e AVC. Diferentemente de outros tipos de colesterol, é bom quando o HDL está elevado. Você pode aumentar o seu HDL colesterol parando de fumar, perdendo peso e praticando mais exercício. O Triglicerídeos Entre 200 e 499 mg/dL = alto, Considerado o tipo de gordura mais comum no nosso corpo, é uma grande fonte de energia. Pessoas com mais idade, com excesso de peso, ou ambos, tendem a ter os níveis de triglicerídeos e colesterol total elevados. Muitas pessoas com doença cardíaca ou diabetes têm níveis elevados de triglicerídeos em jejum. Estudos têm demonstrado que pessoas com níveis de triglicerídeos acima do normal em jejum tem maior risco para ataque cardíaco e AVC.

O diagnóstico se baseia na história da doença atual do paciente, no eletrocardiograma e nos níveis séricos das enzimas. O prognóstico vai depender da extensão da lesão miocárdica. O ECG informou sobre sua localização, sua extensão e complicações associadas como bloqueio e arritmias. Apesar que as arritmias podem ocorrer até dentro de um prazo de 24 hrs após o infarto.

O tratamento do infarto do miocárdio tem como objetivo reduzir a lesão do tecido afetado, cicatrização da área necrosada, preservar a integridade de tecido miocárdio normal e evitar complicações fatais (choque cardiogênico e arritmias fatais). Enfim, se baseia no tratamento da dor, bem como das possíveis complicações. Quando o tratamento é instituído logo após o infarto, acredita-se que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (87.6 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com