TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Do Nitrogênio Nos Sistemas Natural E Produtivo

Trabalho Escolar: A Importância Do Nitrogênio Nos Sistemas Natural E Produtivo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  202 Palavras (1 Páginas)  •  16.204 Visualizações

O Nitrogênio

O nitrogênio é um dos principais elementos necessários para as plantas. Ele entra na composição de todas as proteínas simples e compostas que constituem a principal parte componente do citoplasma das células vegetais entra na composição dos ácidos nucléicos (ribonucléicos e desoxirribonucléicos), que têm papel exclusivo no metabolismo do organismo. O nitrogênio está presente na clorofila, nos fosfatídeos, nos alcalóides, nas enzimas e em muitas outras substâncias orgânicas das células vegetais.

Como fonte principal do nitrogênio para a nutrição das plantas, servem os sais amoniacais e as do ácido nítrico.

Os sais que entram na planta em formas minerais de Nitrogênio passam um ciclo completo de transformações, cuja etapa final é sua introdução na composição das moléculas de proteína. As proteínas sintetizam-se doa aminoácidos que, a sua vez formam-se da interação do amoníaco com o grupo cetônico dos ácidos orgânicos correspondentes (aminação).

A aminação direta submetem-se, com ajuda de enzimas, os ácidos cetocarbônicos: pirúvico, oxálo-acético, alfa cetoglutárico e outros que se formas nas plantas pela desintegração dos carboidratos, no processo de respiração anaeróbica ou na fase da respiração aeróbica. A aminação direta dos ácidos cetônicos pelo amoníaco é a via principal da síntese dos aminoácidos nas plantas.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com