TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Explicar A Importância Do Nitrogenio Nos Sistemas Natural E Produtivo

Trabalho Escolar: Explicar A Importância Do Nitrogenio Nos Sistemas Natural E Produtivo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  300 Palavras (2 Páginas)  •  623 Visualizações

Página 1 de 2

A IMPORTÂNCIA DO NITROGÊNIO NOS SISTEMAS NATURAL E PRODUTIVO

Também conhecido como azoto, o nitrogênio tem como símbolo a letra N, número atômico igual a 7 e número de massa igual a 14. Foidescoberto por Daniel Rutherford em 1772. É um elemento químico encontrado em condições ambientais no estado gasoso (a 25ºC) em sua forma molecular biotômica (N2). Sendo o sexto elemento mais abundante emtodo universo, é o principal componente da atmosfera terrestre, ocupando 78% do ar atmosférico. Este elemento chega ao solo através de compostos orgânicos (restos vegetais e animais) e inorgânicos.Sua condensação é dada a aproximadamente -196ºC e sua solidificação a -210ºC.

É usado em como fator refrigerante, para o congelamento e transporte de alimentos; na indústria automobilística éutilizado para inflar pneus de alto desempenho; na indústria química, é usado para diluir gases reagentes, para aumentar o rendimento de algumas relações, para diminuir o risco de fogo ou explosão decertas reações ou, ainda, para evitar a oxidação ou a decomposição de reagentes e produtos; na indústria elétrica, o nitrogênio é usado para evitar oxidações e reações químicas indesejáveis. Pode tambémser usado no revestimento de cabos elétricos, em lasers e como blindagem de motores; na indústria metalúrgica usa-se em grandes quantidades para evitar a oxidação de certos metais.

A mais importanteaplicação do nitrogênio é na obtenção do gás amoníaco, que é usado na fabricação de componentes eletrônicos (transistores, diodos, circuitos integrados, etc.) e na fabricação do aço inoxidável,conservação de corpos e células reprodutivas ou quaisquer outras amostras biológicas e também como fertilizante para o solo. Alguns compostos de nitrogênio já eram conhecidos na Idade Média: osalquimistas chamavam de “aqua fortis” o ácido nítrico e “aqua regia” a mistura de ácido nítrico e clorídrico, conhecida pela sua capacidade de dissolver o ouro.

O nitrogênio é um dos principais elementos...

LER DOCUMENTO COMPLETO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com