TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A NEUROANATOMIA – DIENCÉFALO

Por:   •  29/11/2017  •  Artigo  •  2.991 Palavras (12 Páginas)  •  600 Visualizações

Página 1 de 12

AULA 6 NEUROANATOMIA – DIENCÉFALO

Diencéfalo = tálamo + hipotálamo + epitálamo (área mais superior e posterior. Tem-se nessa área a comissura posterior, habênulas e a glândula pineal/epífise) + corpos geniculados (pertencem ao tálamo. Alguns chamam essa área de metatálamo). Importantes, pois são reles das vias da visão e audição (braço do colículo superior cai no corpo geniculado lateral e tem relação com visão. Braço do colículo inferior cai no corpo geniculado medial e tem relação com audição). Separados pelo sulco hipotalâmico. Hipotálamo controla todo o sistema nervoso.[pic 1]

Região do SNC que, juntamente com o telencéfalo, constitui o cérebro = vem do prosencéfalo = parte supra-segmentar (filogeneticamente, veio evolutivamente mais precoce. Está acima)

Formação reticular do mesencéfalo (substância negra, núcleo rubro) não está restrito ao mesencéfalo. Essas estruturas continuam no diencéfalo e uma parte delas acaba invadindo a área mais inferior do tálamo. Nessa porção, tem-se uma região denominada subtálamo.

ELEMENTOS:

  1. Tálamo
  1. Metatálamo (área dos corpos geniculados)
  1. Hipotálamo
  2. Epitálamo
  3. Subtálamo: transição entre o mesencéfalo e o diencéfalo.
  4. III ventrículo (cavidade do tubo neural preenchida por líquor).
  1. Plexo coroide = células ependimárias + pia-máter + vasos sanguíneos. Produz líquor.

TÁLAMO:

Propriocepção consciente, tato discriminativo e sensibilidade vibratória sobem através do lemnisco medial para o tálamo. Recebe informações sensitivas. Existem tratos espinotalamicos anterior e lateral se juntam para formar outro lemnisco espinal, trazendo ao tálamo dor do corpo todo (menos cabeça e pescoço) e tato protopático (tato onde ainda não se distingue textura e forma. Como se fosse uma pressão). A propriocepção inconsciente chega ao cerebelo por outros tratos. Portanto, o tálamo é uma área de recepção de impulsos sensitivos (neurônios chegam no tálamo trazendo a sensibilidade, trocam sinapse e saem para córtex em direção ao giro pós-central = giro pós é sensitivo e pré é motor. É no giro que se tem a consciência das informações. Alguns autores acreditam que se não passasse pelo tálamo e essas informações fossem moduladas, de nada adiantaria chegar no córtex pois não conseguiria interpretar).

  • Todas as informações sensitivas passam pelo tálamo (visão, audição, paladar e tato), com exceção da via olfatória.

No tálamo também existe uma modulação de informações motoras (globo pálido é uma região do telencéfalo que manda neurônios para informação e contração de músculos estriados esqueléticos = motricidade somática/voluntária). Os neurônios que saem desse globo pálido muitas vezes vêm em direção ao tálamo (diencéfalo) e nele existem vias que levam neurônios para o córtex (giro pré-central). Do córtex, saem através do trato corticoespinal e se relacionam com músculos estriados esqueléticos (motricidade somática). Há também vias que levam para o cerebelo, também relacionadas com a motricidade somática, mas no caso inconsciente. Há vias também para motricidade visceral.

Duas massas unidas pela aderência intertalâmica aproximadamente ovoides formada principalmente por substancia cinzenta (núcleos/corpos de neurônios). Substancia branca, no tálamo, envolve o tálamo na região dorsal (voltado para o vértice; parte de cima) e lateral. Pode ser chamada de estrato zonal e quando chega no meio do ovoide, na região dorsal, manda projeção que invade o ovoide/a massa cinzenta. Ao invadir, divide-se como se fosse Y/lâmina medular interna e separa o tálamo em regiões distintas. Portanto, tem-se núcleos do grupo anterior, posterior, mediano, mediais e laterais (5 GRUPOS DE NÚCLEOS NO TÁLAMO).[pic 2]

Tálamo recebe informações sensoriais do corpo e as passa para o córtex cerebral. O córtex envia informações (impulsos nervosos) motoras para o tálamo que posteriormente são distribuídas pelo corpo. Possui também outras vias e todas elas são de mão dupla. Participa, juntamente com o tronco encefálico, do sistema reticular, que é encarregada de filtrar mensagens que se dirigem às partes conscientes do cérebro. Integração sensorial e motora.

Localizado na porção látero-dorsal do diencéfalo. Acima do tálamo, ele se relaciona com a fissura transversa do cérebro na medial e na lateral forma o assoalho dos ventrículos laterais. Limite anterior = forames interventriculares. Na posterior vai acima da lâmina do teto, onde está a glândula pineal. Na medial forma a parede lateral do III ventrículo.

ELEMENTOS:

  1. Tubérculo anterior: projeção na anterior.
  2. Pulvinar: maior parte do tálamo. Tem-se os núcleos posteriores. Ovoide latero-posterior onde ficam os corpos geniculados.
  3. Aderência intertalâmica: une os talamos. Fica os núcleos medianos
  4. Radiação talâmica/cápsula interna: projeção de fibras (axônios e dendritos) que vão para o córtex. Pertencem na sua maior parte ao telencéfalo. Essas fibras tanto sobem para córtex quanto descem do córtex e chegam nas regiões infra-diencefálicas ou no tálamo. Ou seja, começam ou terminam nos núcleos talâmicos, mas comunicam tálamo com córtex cerebral. Informações sensitivas que chegam no tálamo sobem para o giro pós-central por essa radiação. Informações que saem do giro pré-central descem para o tálamo por essa radiação.
  5. Estria terminal: onde termina o tálamo para a lateral. Depois disso tem o telencéfalo. Depois disso começam as radiações talâmicas. Veia tálamo-estriada passa exatamente nessa estria.
  6. Núcleos talâmicos: medianos, mediais, laterais, anteriores e posteriores.
  1. Anteriores: tem relação com o corpo mamilar do hipotálamo e estão relacionados com o sistema límbico no telencéfalo (emoções).
  2. Posterior: na região pulvinar do tálamo. Função desconhecida, talvez problemas de linguagem. Relacionado com o corpo geniculado medial = via auditiva e corpo geniculado lateral = via óptica
  3. Lateral:
  1. Ventral anterior = motricidade somática, direto com a motricidade desses músculos
  2. Ventral lateral = motricidade somática inconsciente, relacionada com o cerebelo. Integra córtex cerebral ao cerebelo
  3. Ventral póstero-lateral = sensitivo. Recebe o lemnisco espinal (união do trato espinotalamico anterior e lateral; sensação de dor, tato protopático, pressão e temperatura) e medial (veio dos fascículos grácil e cuneiforme; sensação de tato epicrítico, propriocepção consciente e sensibilidade vibratória). Desse núcleo vai para o giro pós-central, na área somestésica (onde distingue qual a região do corpo que está sentindo tudo isso).
  4. Ventral póstero-medial = sensitivo. Quem chega é o lemnisco trigeminal (dor, tato, pressão, temperatura, gustação). Menos o olfato.
  1. Mediano: ficam na aderência intertalâmica. Tem funções viscerais/autônomas (há comunicação com o hipotálamo).
  2. Mediais: intralaminares; medialmente às laminas. Ativadores do córtex cerebral como um todo.

FUNÇÕES:

Estação retransmissora para impulsos sensoriais em seu caminho para o córtex. Percepção grosseira de tato, vibração, dor, temperatura e pressão. Via do paladar, visão, audição. Participa do sistema límbico e da memória (hipocampo).

HIPOTÁLAMO:

Pequena área do diencéfalo situada abaixo do tálamo (separados pelo sulco hipotalâmico). Possível ver pela visão inferior (região do quiasma óptico, túber cinéreo, infundíbulo, corpos mamilares, etc). Outra parte do hipotálamo só é possível ser vista num corte sagital (expõe o III ventrículo; parede lateral do III ventrículo). Importante para produção de hormônios (ADH, ocitocina), controla emoções, possui um centro de sede (controla a quantidade de água; osmolaridade muda e os neurônios percebem rapidamente), tem um grupo de neurônios formando a área da fome/apetite, uma área relacionada com a atividade sexual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (288.1 Kb)   docx (532.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com