TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Patologia Tanatologia

Por:   •  17/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  364 Palavras (2 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS

GRADUAÇÃO EM BIOMEDICINA

PATOLOGIA GERAL BD026

SEMESTRE 2020/2

1) Conceitue Morte e diferencie morte circulatória de morte encefálica.

O conceito de morte perpassa por muitas áreas do conhecimento, como a filosofia, a sociologia e a biologia. Em seu conceito biológico, é quando o organismo não consegue manter os processos homeostáticos.  A morte circulatória, é quando o corpo já não possui mais atividade nem do coração nem do pulmão e a morte cerebral é a ausência de atividade cerebral com danos graves e irreversíveis ao cérebro, onde o exame eletroencefalograma não apresenta nenhuma atividade.

2) Com relação aos fenômenos abióticos consecutivos, comente sobre as alterações oculares, manchas de hipóstase e rigidez cadavérica.

As alterações oculares constituem nas pálpebras entreabertas por ação do rigor dos músculos palpebrais, retração do globo ocular (desidratação), perda do brilho da córneas, tela viscosa e pupila dilatadas

A hipóstase cadavérica ocorre entre 2 a 4 horas após a morte, onde o sangue por ação da gravidade desce para as partes baixas do cadáver dependendo da posição ao qual o cadáver permaneceu nesse período, formando manchas violáceas nos locais de declive.

A rigidez cadavérica ou rigor mortis aparece de 2 a 4 horas após a morte e pode durar até 24 horas, ocasiona a perda de mobilidade nas articulações, em sua fase pré-rigor existe relaxamento muscular e reserva de glicogênio, com o passar do tempo e a ausência de oxigenação o pH diminui e ocorre o aumento de ácido lático. Na fase de rigor, ocorre o esgotamento do glicogênio e a ausência de ATP o que ocasiona uma forte interação entre a actina e a  miosina. Na fase pós-rigor ocorre a destruição da actina e da miosina por enzimas proteolíticas, o que ocasiona na flacidez muscular.    

3) A putrefação ocorre em 04 fases. Denomine e explique os fenômenos em cada uma delas.

Período de Coloração: manchas esverdeadas na parede abdominal, coincide com timpanismo e enfisema cadavéricos – tempo de 8 à 24horas

Período Gasoso: dura em torno de 24 horas e acúmulo de gás sulfídrico (H2S), fermentação e abaulamento do cadáver.

Período Coliquativo: desintegração dos tecidos moles a partir de 07 dias

Período de Esqueletização: perda completa das partes moles

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (46.4 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com