TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Trombofilia Hereditária

Por:   •  30/6/2019  •  Seminário  •  356 Palavras (2 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 2

Trombofilia

É definida como uma tendência à trombose decorrente de alterações hereditárias ou adquiridas da coagulação ou fibrinólise que levam a um estado pró-trombótico. Pode ser hereditária ou adquirida.

- hereditária: são decorrentes de alterações ligadas ao inibidores fisiológico da coagulação (antitrombina, proteínas C e S e resistência à proteína C ativada) ou de mutação de fatores da coagulação (fator V de Leiden e mutação da G20210A da protrombina)

- adquiridas: decorrente de outras condições clínicas (neoplasias, SAF, imobilização, entre outros)

No presente trabalho iremos abordar:

- Resistência à proteína C ativada

- Fator V Leiden

- Hiperhomocisteinemia

-mutação da G20210A da protrombina.

Resistência à Proteína C ativada (RPCA) e Fator V Leiden

RPCA foi descrita em 1993 por Dahlback como uma anormalidade altamente prevalente em pacientes com trombofilia hereditária. Encontrado em cerca de 15 a 30% dos portadores de trombose venosa profunda e é considerada o fator genético mais comum que leva à trombose.

RPCA hereditária é, em 95% dos casos, decorrente de uma mutação no fator V que foi descrita pela primeira vez em 1994. Em condições normais, o fator\v é neutralizado pela proteína C ativada que funciona como uma enzima proteolítica e digere a molécula do fator \v em três sítios. O fator V mutante é resistente `a neutralização mediada pela proteína C ativada. Ele é portanto, associado a um estado de hipercoagulabilidade e pode aumentar a ocorrência de TEV.

O fator V Leiden é altamente prevalente em populações caucasianas, 10 a 15%, sendo encontrado em 10 a 60% dos casos de TEV.

RPCA

Hiperhomocisteinemia

É a elevação plasmática do aminoácido homocisteína, associada ao aumento de risco trombótico em 2 a 4 vezes.

Pode ser adquirida, devido à deficiência nutricional de vitaminas B12, B6, ou folato, idade avançada ou insuficiência renal crônica.

A causa genética resulta em uma deficiência nos genes das enzimas metilenotetraidrofolato redutase (MTHFR) e cistationina b-sintase (CBS). Estão envolvidas no metabolismo intracelular da homocisteína.

 mutação da G20210A da protrombina.

Descrita em 1996, é uma mutação pontual onde ocorre a troca da guanina por adenina, na posição 20.210 do gene da protrombina que leva a um aumento na formação de trombina e a um aumento de risco elevado para TEV

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (35.5 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com