TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Universidade de Caxias do Sul

Por:   •  26/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  58 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]
Universidade de Caxias do Sul
[pic 2]

                

ALUNOS (AS): Graziela Laura Tres, João Roberto Gomes Torrontegui, Ana Laura Dutra Bortoloto.

DISCIPLINA: Embriologia – UEM MORFOLOGIA

CÓDIGO: UEM0202

HORÁRIO: 62

PROFESSORA: Natália Fontana Nicoletti

TAREFA 2 (1,5):

Atividade de Pesquisa (em grupos)

Pesquise sobre a mola hidatiforme a fim de responder as questões abaixo:

  1. Por que acontece (citar a camada celular envolvida)

A mola hidatiforme, também chamada de tumor gestacional, é caracterizada quando um ovócito não viável é fecundado por um gameta masculino e inicia implantação na parede uterina, causando um crescimento anormal e excessivo de tecido placentário(sinciotrofoblasto).

  1. Quais são os graus desta patologia?  

As molas podem ser classificadas em duas: completas e parciais. Uma mola completa se forma quando um ovócito sem nenhum cromossomo maternal é fecundado por um único espermatozoide, que então duplica seus cromossomos através da endorreplicação para formar um embrião diploide composto somente de cromossomos parentais. Porém, em 20% dos casos de molas completas, um ovócito sem nenhum material genético é fecundado por dois espermatozoides. Como o embrião não consegue se desenvolver devido à falta de cromossomos maternais, ocorre uma proliferação excessiva e descontrolada do sincíciotrofoblasto, criando uma massa de tecido placentário com vilosidades coriônicas distendidas.

As molas parciais são formadas quando um ovócito normal é fecundado por dois espermatozoides, formando um embrião com 69 cromossomos. O citotrofoblasto se prolifera parcialmente nas molas parciais, que formam vilosidades coriônicas normais e anômalas. Diferentemente das molas completas, o embrião continua a se desenvolver. Porém, haverá inúmeros defeitos e anomalias, culminando num aborto espontâneo durante o primeiro trimestre da gestação.

  1. Esta condição pode trazer prejuízos para a saúde mulher?

Sim. Caso não haja o aborto espontâneo e as molas hidatiformes não sejam removidas, há o risco das massas tumorais placentárias se desenvolverem em coriocarcinomas, uma condição maligna dentre as doenças trofoblásticas gestacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (87 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com