TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A anemia não é deficiência

Resenha: A anemia não é deficiência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/2/2014  •  Resenha  •  247 Palavras (1 Páginas)  •  391 Visualizações

Anemias não carenciais – parte 1: revisão sobre eritropoiese; tipos de anemias não carenciais: hemorrágica, hemolítica, anemia hipomieloproliferativa e secundária a outras doenças. Hemoglobinúria paroxística noturna (HPN). Anemias hemolíticas extravascular e intravascular. Anemia aplástica severa (AAS). Anemia por insuficiência medular. Anemia megaloblástica e sideroblástica. Policitemia vera e policitemia fisiológica. Deficiência de enzimas: piruvato quinase e G-6PD.

Revisão de prova: correção do professor, média do primeiro bimestre do segundo semestre.

Aula prática 5: coleta de sangue venoso. Contagem de hemácias e leucócitos. Determinação e leitura do microhematócrito. Índices hematimétricos.

Anemias não carenciais – parte 2: Hemoglobinopatias: alfa talassemia homozigótica e heterozigótica; beta talassemia homozigótica e heterozigótica; anemia falciforme e traço falcêmico; outras hemoglobinopatias menos raras: C e D. Diagnóstico laboratorial das hemoglobinopatias: teste de falcização, teste de solubilidade, contagem de reticulócitos, análise da série vermelha e eletroforese de hemoglobina. Poiquilocitoses e inclusões eritrocitárias. Malária.

Aula prática 6: desenhar e pintar com lápis de cor todas as células pertinentes às patologistas de talassemias e anemia falciforme de lâminas conhecidas fornecida pelo professor. Também desenhar e pintar as poiquilocitose e inclusões nos eritrócitos que o professor estiver colocando no microscópio dele (no setor de citologia) a cada 15 minutos.

Imunohemoterapia: Antígenos eritrocitários. Tipagem sanguínea direta e indireta. Determinação do Fator Rh e pesquisa do Antígeno D Fraco (conforme portaria nº 1.376 de 19 de novembro de 1993 do Ministério da Saúde e atualizada em 3 de junho de 1997). Doença Hemolítica do Recém-Nascido (DHRN). Coombs Direto e Indireto, titulação do coombs indireto quando positivo.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com