TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da fotossíntese para a vida

Resenha: A importância da fotossíntese para a vida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  Resenha  •  347 Palavras (2 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 2

A importância da fotossíntese para a vida

Por que a fotossíntese é o principal processo de transformação de energia na biosfera. Quando nos alimentamos, parte das substâncias orgânicas, produzidas pela fotossíntese, entram na nossa constituição celular, enquanto outras(os nutrientes energéticos) nos fornecem a energia necessária ás nossas funções vitais,como o crescimento e a reprodução. E além disso, a fotossíntese nos fornece oxigênio para a respiração. O ponto de compensação acontece para manter o sistema fotossintético ativo, desaparecido parte da energia luminosa recebida pela planta A fotossíntese é de grande é de grande importância para a vida na terra., permitindo sua sobrevivência nestas condições estressantes. Tudo isso pode ser percebido nos ecossistemas existentes na terra.

Plantas, animais e microrganismos fazem parte de um conjunto integrado de meio ambiente um dos outros. O oxigênio liberado pelas plantas é utilizado pelos organismos aeróbicos para produzirem sua energia e como refugo liberam CO2, que por sua vez será utilizado pelos organismos fotossintéticos para fixar as biomoléculas necessárias a todos os organismos, sendo então um processo cíclico ininterrupto em toda a biosfera. Gerando, através da evolução, a desconcertante variedade de vida em nosso planeta.

A fotossíntese é, sem dúvidas, o processo mais importante que ocorre na Terra. Toda a vida no nosso Planeta depende desse processo. A glicose produzida, substância muito energética, torna-se disponível para outros seres vivos. Mesmo os animais carnívoros dependem da fotossíntese, pois comem outros animais que alimentam-se de vegetais. O oxigênio, liberado para a atmosfera, garante a respiração aeróbica dos próprios vegetais e animais. Nós, seres humanos, e todas as outras formas de vida, somos totalmente dependentes da fotossíntese, seja porque é um processo que nos fornece alimento e oxigênio seja porque ameniza a temperatura da Terra. O fato é que a sobrevivência de todos depende muito da continuidade desse processo em nosso Planeta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com