TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ética No Teste De Medicamentos

Exames: A ética No Teste De Medicamentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 2

A ética no teste de medicamentos

O filme “o jardineiro fiel”, do brasileiro Fernando Meireles, aborda as questões éticas e morais que envolvem os testes de medicamentos de uma forma extremamente emocionante e ao mesmo tempo e delicada.

No filme um diplomata britânico e jardineiro (nas horas vagas), chamado Justin que perde sua esposa brutalmente assassinada, e ao investigar no que a esposa, que era ativista das causas sociais no Quênia estava trabalhando, descobre que a mesma estava trabalhando numa investigação sigilosa que envolvia o governo britânico, grande laboratório farmacêutico franco-suíço e multinacionais do setor farmacêutico, onde os testes de medicamentos como Dypraxa em seres humanos sob a desculpa de ajudar a prevenir a disseminação da AIDS, era na verdade uma vacina para tuberculose que estava sendo testada, e estava ocasionando a morte de muitas pessoas.

No decorrer do filme podemos observar que ocorrem vários conflitos éticos, e morais como relação aos testes de medicamentos. Como por exemplo, as pessoas de comunidades pobres, negras, sem o conhecimento das reais intenções do laboratório ou sobre os efeitos colaterais do uso desses, são usadas como cobaias. A falta de escrúpulos da empresa pesquisadora por achar que essas pessoas, por viverem em um país pobre e que já estariam mesmo condenadas a morte, e que poderiam ser usadas em testes com fins lucrativos, e ainda outro aspecto a ser observado foram em relação ao fato das autoridades saberem que este teste estava sendo realizados e mesmo assim se omitirem, deixando pessoas inocentes servirem de cobaia e serem mortas por estarem sendo usadas contra o seu conhecimento e consentimento no teste de experiência de medicamentos.

Nesse filme, a moral e a ética se confundem bastante. Fica muito claro que para os poderosos, os fins justificam os meios. A trama nos leva a refletir sobre a questão ética dos testes de medicamentos realizados por vários laboratórios mundo a fora, e que em geral são realizados com pessoas em venerabilidade social, que por um motivo ou outro se expõem a estes testes que quase sempre tem efeitos colaterais a saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com