TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AGENTE: BOTULİDİUM botulínica

Artigo: AGENTE: BOTULİDİUM botulínica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  Artigo  •  286 Palavras (2 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 2

O AGENTE: CLOSTRIDIUM BOTULINUM

HISTÓRIA

O botulismo foi primeiramente descrito na Alemanha, no século XVIII, apos um surto associado a ingestão de salsicha de produção doméstica, de onde se originou o nome botulus que em latim significa salsicha.

O microorganismo foi identificado em 1897, na Bélgica, quando Emile Pierre Van Ermengen descreveu um surto em 23 membros de um clube de músicos que adoeceram e três morreram após a ingestão de presunto contaminado.

No Brasil, a notificação de surtos e casos isolados passou a ser feita de forma sistemática a partir de 1999.

CARACTERIZAÇÃO DO AGENTE ETIOLÓGICO

- O Clostridium botulinum é uma bactéria patogênica, que pode gerar uma toxi-infecção alimentar.

- É um bacilo gram+, em forma de bastonetes, que se desenvolve em meio anaeróbio estrito, em que o pH seja alcalino ou próximo do neutro (4,5 a 8,5), com uma elevada atividade de água (0,95 a 0,97), em temperatura ideal de 37ºC.

- Esporos termoresistentes (resistentes ao calor, frio, luz ultravioleta, agentes químicos), produtores de toxina botulínica termolábil - sensível ao calor. Produz neurotoxinas com ação paralisante (causador do botulismo).

- Encontrado com freqüência no solo, em legumes, verduras, frutas, sedimentos aquáticos e fezes humanas. O agente aparece também como habitante normal do trato intestinal de eqüinos, bovinos, aves e peixes, onde se multiplica e é excretado em grandes quantidades nas fezes por mais de oito semanas após a primo-infecção.

- São conhecidos oito tipos de toxinas botulínicas: A, B, C1, C2, D, E, F e G. As toxinas dos tipos A, B, E, e, raramente o F, são as que causam doença humana, a do tipo G foi associada a alguns casos de morte súbita , sendo a toxina A, a mais prevalente, correspondendo a 54,1% dos casos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com