TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO PRONTA

Por:   •  10/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.561 Palavras (11 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PÓLO: JUAZEIRO - BA

CURSO DE PEDAGOGIA

Anacléa de Araújo Torres Varjão – 401731

Taciana da Mota Barbosa – 394583

Maira Soares Rocha - 391338

anaclea.mcfb@gmail.com.br

taciana.barbosa17@gmail.com.br

mayraprincezinha2010@hotmail.com

ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO.

Luciana Haddad Ferreira

Juazeiro, 15 de setembro de 2014.


[pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO.

CURSO: PEDAGOGIA

POLO: JUAZEIRO

Trabalho acadêmico pesquisado com finalidade e requisito de nota do curso de Pedagogia do 6° período, solicitado pela Universidade Anhanguera-UNIDERP, pólo de Juazeiro-BA, na disciplina Arte, Criatividade e Recreação solicitada pela Professora. Luciana Haddad Ferreira e orientado pelo tutor presencial Isabel Cristina de Carvalho Rosa Oliveira. Com intuito de compreender o desenvolvimento das habilidades da leitura no processo de Alfabetização Inicial.

Juazeiro, 15 de setembro de 2014.


[pic 3]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ______________________________________________________ 1

RELATO DAS MEMÓRIAS ESCOLARES [...] ___________________________ 2

PAPEL DA ARTE NA EDUCAÇÃO [...] _________________________________ 4

HABILIDADES FUNDAMENTAIS [...] __________________________________ 6

PLANO DE AULA ____________________________________________________ 7

APRECIAÇÃO ARTÍSTICA [...] ________________________________________ 8

CONSIDERAÇÕES FINAIS ____________________________________________ 9

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ___________________________________ 10


[pic 4]

INTRODUÇÃO

A criança quando trabalhada e estimulada desde pequena são capazes de na juventude e na vida adulta tornar-se agentes transformadores da cultura, da paz, da honestidade, da integridade, da justiça e dos verdadeiros valores essenciais à vida humana.  A Importância das Artes na Educação Infantil visa não à importância da beleza estética, mas a capacidade da criança de produzir e criar segundo suas habilidades e seu olhar de mundo.  A arte, a recreação e a criatividade na Educação Infantil desenvolvem uma conscientização e valorização do ser humano, em especial às crianças, não pelo o que ela tem de material ou pelo seu valor econômico e sim, a valorização dele (a) como pessoa humana, capaz de criar e recriar. Valorizando sua existência, sua dignidade, seu poder de ser e estar no mundo e fazer parte dele vivenciando seus direitos e deveres de cidadão ativo e atuante da sociedade.

[pic 5]

RELATO DAS MEMÓRIAS ESCOLARES RELACIONADAS ÀS PRÁTICAS ARTÍSTICAS.

[pic 6]

Quando estava na 4ª série, lembro-me alegremente, do evento que a escola promovia todos os anos: Feira de Ciências.

Era uma mistura de conhecimento com criatividade, contava os dias para acontecer. A professora sempre dividia a sala em grupos, e cada grupo devia usar a imaginação pra expor o tema que era dado. Podíamos utilizar cartazes, maquetes, objetos, fotos, etc. Reuníamo-nos em nossas casas pra elaborar o trabalho, era aquela farra. Entre uma arte e outra, tudo ficava perfeito e a ansiedade para o dia da Feira só aumentava.

Meu ensino fundamental também foi repleto de experiências desse tipo. Nas datas comemorativas, como dia dos pais, das mães, do estudante, do amigo, e etc. A ornamentação da escola ficava por nossa conta, e as lembranças aos homenageados também. Em meio a tintas, pincéis, bandeirolas, cartolinas, a arte e a diversão sempre foram garantidas.

No ensino médio as coisas já ficam mais sérias, mas não deixei de participar de eventos artísticos promovidos pelo colégio. Todo final de ano havia uma exposição cuja organização do evento, era responsabilidade nossa, alunos. Os professores discutiam um tema central e distribuíam subtemas para as turmas, e então os trabalhos começavam. Aprendi a moldar barro, pintar quadro, fazer crochê, entre outros tipos de artesanato. Além de participar dos grupos de dança e teatro.

Posso concluir dizendo que, em toda minha passagem no colegial, tive experiências incríveis relacionadas às práticas artísticas.

[pic 7]


[pic 8]

Em socialização com o grupo, acreditamos que os momentos vivenciados por cada integrante, favorecem o desenvolvimento da expressividade e da criatividade dos alunos, pois desenvolve em nós, a parte intelectual, comunicação, capacidade de pensar e transmitir os pensamentos, além do mais, a diversão.

A infância é a fase em que a mente encontra-se mais aberta à absorção de conhecimentos. É uma época de descobertas a aventuras para as crianças. É nessa fase que elas terão seus primeiros contatos com as linguagens da arte, portanto, cabe a nós professores, valorizar os conhecimentos e explorar a criatividade que elas trazem para a sala de aula, e também compreender a importância existente no ato delas explorarem e criarem coisas novas.

Devemos trabalhar a arte como contribuição para a construção do conhecimento sensível da criança, contribuindo também para o olhar desta, ajudando a ampliar suas leituras de mundo.

“Valorizar o repertório pessoal de imagens, gestos, falas, sons, personagens, instigar para que os aprendizes persigam idéias, respeitar o ritmo de cada um no despertar de suas imagens internas são aspectos que não podem ser esquecidos pelo ensinante de arte. Essas atitudes poderão abrir espaço para o imaginário...”

As crianças sentem prazer em  desenhar, pintar, rabiscar, cortar e criar, é assim que  elas se expressam, utilizando sua imaginação para inventar ou transformar desenhos, criando o novo, o inusitado e  o diferente. Elas revelam-se por meio de manifestações expressivas, cabendo a nós oportuniza-las e conduzi-las. É fundamental que observamos os limites delas das crianças na arte de desenhar, e compreendemos também a importância dela criar e titular a criação livremente, sem basear-se em modelos pré-determinados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (475.5 Kb)   docx (629.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com