TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS PROJETO MULTIDICIPLINAR III

Monografias: ATPS PROJETO MULTIDICIPLINAR III. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  1.978 Palavras (8 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

A aprendizagem é, em parte, uma atividade social, ela ocorre em um contexto de cultura, comunidade e experiências anteriores.

A discussão sobre as brincadeiras no âmbito escolar, neste trabalho, se faz com base na perspectiva de estabelecer subsídios que permitam saber de que forma as brincadeiras realizadas na Educação podem contribuir para o desenvolvimento cognitivo das crianças.

REPENSANDO A APRENDIZAGEM

Piaget criou a ênfase dos estudos, citando a gênese e a evolução do conhecimento, utilizando o termo “epistemologia genética”, como era biólogo foi inspirado pelas observações das influências que os organismos sofrem do meio em que vivem. Dessa forma, segundo ele os indivíduos são transformados intelectualmente através da própria relação que ocorre com o meio, dando origem às teorias sócio interacionistas, elaboradas por diferentes autores como Freire (1970), Vygotsky (1991), Wallon (1989).

Porem é necessário entender como pode ocorrer essa interação, questionando qualquer interação com o mundo propicia construção de conhecimento? Sabe-se que o conhecimento é desenvolvido plenamente através da qualidade de interação, do auxílio de indivíduos mais experientes, agindo como facilitador informando e organizando o processo de aprendizagem.

O Fazer e o compreender

Durante o processo de ensino-aprendizagem acredita-se que o aluno aprendeu, quando o mesmo utiliza as informações absorvidas. No entanto esse fato não significa necessariamente que ele tenha realmente compreendido o que fez. Segundo Piaget há uma diferença entre o fazer com sucesso e o compreender o que foi feito.

Piaget publicou dois livros ‘La Prise de Conscience’ (traduzido para o português como‘A Tomada de Consciência’, 1977) e ‘Réussir et Comprendre’ (traduzido para o português como ‘Fazer e Compreender’, 1978) explicando como acontece o processo pelo qual crianças e adolescentes desenvolvem o que ele chamou de “compreensão conceitualizada” dos conceitos envolvidos em algumas tarefas, as quais ele solicitou que os sujeitos de sua pesquisa executassem.

Nestes estudos, Piaget analisou que as crianças podem usar ações complexas para alcançar um sucesso prematuro, que representa todas as características de um saber fazer (savoir faire). A criança pode fazer uma determinada tarefa, mas não compreender como ela foi realizada, nem estar atenta aos conceitos envolvidos na tarefa, assim ele observou que esse processo da passagem prática de conhecimento para compreendê-lo é realizada por intermédio da tomada de consciência, o que não significa totalmente domínio da aprendizagem (o dar o estalo), mas um nível de conceitualização. Este nível de pensamento é alcançado graças a um processo de transformação de esquemas de ação em noções e em operações. Assim, por uma série de coordenações de conceitos mais complexos, a criança pode passar do nível de sucesso prematuro para um nível de compreensão conceitualizada.

O projeto educacional é um recurso que podemos utilizar para efetivamente proporcionarmos uma educação que prioriza a compreensão é o uso de objetos e atividades estimulantes, onde o aluno possa envolver-se com o que faz, utilizando objetos devem ser ricos em oportunidades, que ofereçam ao estudante meios de exploração, e mais, possibilite ao professor mecanismos de exploração, percepção e interação, podendo dessa forma desafiá-lo e, com isso, incrementar a qualidade da interação com o que está sendo feito.

Para fazer a mediação pedagógica, o professor precisa acompanhar o processo de aprendizagem do aluno, ou seja, entender seu caminho, seu universo cognitivo e afetivo. Além disso, é fundamental que o professor tenha clareza da sua intencionalidade pedagógica para saber intervir no processo de aprendizagem do aluno, garantindo que os conceitos utilizados, intuitivamente ou não, na realização do projeto sejam compreendidos, sistematizados e formalizados pelo aluno.

Para isso existem três aspectos fundamentais que o professor precisa considerar para trabalhar com projetos: as possibilidades de desenvolvimento de seus alunos, as dinâmicas sociais do contexto em que atua e as possibilidades de sua mediação pedagógica.

Projeto Educacional para Educação infantil, crianças de primeiro ano

Título: O brincar e o desenvolvimento da criança

Justificativa:

Considerando-se que os estudos da psicologia baseados em uma visão histórica e social dos processos de desenvolvimento infantil apontam que o brincar é um importante processo psicológico, fonte de desenvolvimento e aprendizagem.

Realizar-se-á o presente projeto para ressaltar que a brincadeira não é algo já concebido na vida do ser humano, ou seja, aprende-se a brincar desde cedo, pois todo o aprendizado que o brincar permite, é fundamental para a formação da criança em todas as etapas de sua vida.

Objetivo geral:

Reconhecer a importância do brincar nas mais diversas formas de comunicação e expressão, associando pensamentos, ações, experiências emocionais e possibilitando um maior conhecimento das crianças.

Objetivo específico:

• Elaborar planos e formas de ações conjuntas, criando regras de convivência social e de participação nas brincadeiras;

• Desenvolver a coordenação motora;

• Expressar-se através de brincadeiras, jogos;

• Desenvolver a atenção, a imaginação, a criatividade e o raciocínio.

Recursos didáticos utilizados:

Durante a realização do projeto foram desenvolvidas diversas atividades, utilizando materiais das mais diversas naturezas e formas, entre elas livros para contar histórias e contos, desenhos para observar, também será realizado o resgate de brincadeiras através de uma entrevista com os pais e avós de como eram suas brincadeiras quando criança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com