TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto multidiciplinar III

Por:   •  18/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 2

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Projeto Multidisciplinar III

Aula-tema 03: Comece com um fim em mente.

NOME

Eliane dos Santos Araújo

RA

7630727120

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Projeto Multidisciplinar III

Aula-tema 03: Comece com um fim em mente.

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido na disciplina de Projeto Multidisciplinar III, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor Glaciele dos Santos de Pieri.

Anhanguera Educacional

2015

INTRODUÇÃO

  O principal da entrevista com o educador Nilbo Nogueira é sobre abordagem e desenvolvimento dos projetos pedagógicos produzidos nas escolas, e como devem ser elaborados em sala de aula. Onde professor é o mediador, relata como lidar com os alunos em relação aos projetos.

  O ponto principal da música “Estudo errado” é sobre uma pedagogia tradicional, onde à aprendizagem é baseada na memorização do conteúdo. A música trata também do aluno desmotivado com uma escola monótona, sem estímulo, tanto para os alunos e quanto para os professores.

Análise entre entrevista com educador Nilbo Nogueira e letra da música “Estudo Errado”.

O ponto principal da entrevista com Nilbo Nogueira são os projetos pedagógicos, e do comprometimento e participação da escola, de modo geral, principalmente dos alunos. Nilbo também propõe aos professores entenderem seu próprio papel no processo e sugere ser apenas o de mediação no andamento do projeto tornando o aluno o personagem principal do projeto.
A música “Estudo errado” tem como principal ponto uma tendência pedagógica tradicional, tem como preceito a transmissão de conhecimento. Implicando em um distânciamento dos problemas cotidianos, focando em conteúdos sem relevância para o educando, indo à escola apenas por uma imposição, preferindo fazer outras coisas que ir a escola.
Uns dos pontos que convergens são que ambos querem mudanças em nossas escolas, em nossos conteúdos. Precisamos destas mudanças. Onde todos estejam realmente envolvidos nos projetos e participem de uma escola inovadora, atraindo o educador e educando para conteúdos mais próximos da nossa realidade.

        

CONCLUSÃO

Apesar de cada texto apresentar um assunto diferente a ideia é a mesma, de uma proposta de mudança de comportamentos na escola deixando de ser um local considerado monótono e maçante tanto para os professores quanto para os alunos principalmente, deixando a obrigatoriedade para dar lugar ao prazer do ambiente, do aprendizado e ao respeito as singularidades. Trabalhando com Métodos Interdisciplinares e Transversalidade.

Referências Bibliográficas

Coelho, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática/ Nelly Novaes Coelho. 01 ed.- São Paulo: Moderna, 2000.
Vídeo da música “Estudo errado” disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ubMhfZMtxx0> Acesso em: 16 de março de 2014.
Queiroz, Cecília. Moita, Filomena. As tendências pedagógicas e seus pressupostos. Cecília Queiroz/ Filomena Moita. Disponível em: Acesso em 16 de março de 2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (109.9 Kb)   docx (165.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com