TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps-Projeto Multidiciplinar I

Por:   •  20/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.915 Palavras (8 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETO MULTIDISCIPLINAR I

ELAINE OLIVEIRA SALES: RA 3830734645

KATIA FERREIRA DA SILVA: RA 4359718294

RITA DE CASSIA BATISTA DE SOUZA: RA 3828714701

   

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Pedagogia”, sob orientação do professor-tutor à distância. . Professor-tutor presencial Lindsey Nogueira

Campinas/SP

18/06/2013

Projeto “Incentivo a Leitura”

Duração: 2 semestres

Colocar em prática um projeto tem que avaliar e criar métodos na quais os alunos tenham interesse e possamos alcançar o objetivo e cabe ao educador estabelecer relações entre a leitura e do mundo real, trabalhar dentro e fora da sala de aula.

O objetivo maior desse projeto e levar os alunos a descobrir letras e saber formar as palavras, e estimular a buscar novos mundos de imaginação através da leitura, ter os interesse aprender a ler e decifrar os livros preferidos.

Como educador buscar e acompanhar ficar mais perto dos alunos que necessitam da sua presença proporcionando o interesse por cada projeto sendo realizado, procurando identificar os pontos de possíveis aperfeiçoamentos ou de revisão, para propor alternativas de melhorias.

 O trabalho com a leitura deve ser prática constante a fim de formar alunos para serem leitores futuros, é fato que muitos alunos não têm contato com leitura de qualidade e nem hábito de ler, a escola torna-se o único ambiente para que esses alunos interajam com livros de qualidade e diversificados.

Com esse projeto cria-se uma forma de garantir a participação efetivas desses alunos e fazendo que eles construam do conhecimento abordando formas de linguagem.

Objetivo geral:

Constitui de uma alternativa lúdica de consolidação de hábito e de interesse, a leitura pode ser ensinada em situações em que os alunos podem participar e comentar o que foi lido, levantando dúvidas, debatendo idéias.

A leitura tem que representar para os alunos momentos de prazer e mágicos, onde possam desenvolver o emocional de modo positivo, e que tenha como objetivo a se interessar principalmente pela leitura e onde possam transportá-las pelo mundo imaginário das histórias que estão lendo ou o educador esteja contando, assim formando um futuro leitor que seja capaz de compreender o que está escrito.

Atitudes como essa é fundamental que seja desenvolvida desde cedo pelos educadores e pelos pais, pois eles assumem de condutores de seus ouvintes para o mundo da leitura.

  • Promover uma prática constante de leitura motivando o aluno;
  • Proporcionar aos participantes desse Projeto Leitura o convívio constante com a leitura;
  • Ampliar a todo o gosto pela leitura para se tornarem futuros leitores;
  • Formar leitores competentes e que saibam interpretar textos e serem capazes de escrever com mais eficaz.
  • Identificar e conhecer os gêneros propostos neste projeto;
  • Oferecer temas seletos de títulos com qualidades para que se desenvolvam habilidades de se expressar e argumentar;
  • Possibilidades de aprenderem a escolher sua própria leitura, permitindo contatos com variados tipos de leitura.

         A abordagem deve ser empregada no dia-a-dia dos alunos dentro da sala de aula, o educador tem que conhecer variedades de títulos e materiais disponíveis na biblioteca para um planejamento eficiente, é possível expandir os conhecimentos dos alunos e expandir seus horizontes.

         A biblioteca escolar funciona como potente ferramenta para que os alunos tenham acessos a livros, revistas, mapas e materiais de multimídia, tornando o ambiente onde os alunos possam descobrir e aprofundar o prazer pela leitura, e assim a biblioteca funciona como ponte entre o ambiente escolar e o mundo externo.

Refletir Sobre as Propostas Desenvolvidas no Currículo da Educação

Conteúdos curriculares:

         Uma das preocupações centrais do projeto pedagógico é a abordagem dos problemas de ensino-aprendizagem. Deve ser considerada tanto a forma de apresentar os conteúdos, incluindo-se ai a escolha das técnicas de ensino, adequação do material pedagógico e distribuição do tempo na sala de aula.

No currículo escolar uma noção muito empregada como processo de ensino e aprendizagem é a Globalização e o incentivo para a leitura, uma busca de relações entre as disciplinas no momento de enfrentar temas de estudo.

Incentivar o aluno a adquirir o gosto pela leitura, despertando a curiosidade e a necessidade do saber. As técnicas e procedimentos que elaboramos têm como objetivo trabalhar vários estímulos muito importantes para o desenvolvimento da criança.

Objetivos:

- Ampliar a imaginação do aluno na viagem pela leitura.

-Conhecer a importância de resgatar os valores.

-Conhecer a importância pela leitura.

-Despertar e incentivar o interesse pela leitura.

-Enriquecer o vocabulário.

-Desenvolver as habilidades lingüísticas, falar, escutar, ler e escrever.

-Levar os alunos ao habito de leitura.

  • As avaliações de aprendizagens.

         Para tal é preciso discutir a combinações dos instrumentos utilizados usando a leitura (contos, desenhos, brincadeiras e debates).

  • Recursos didáticos.

          Os recursos podem ser divididos entre aqueles utilizados em sala de aula (quadro de giz, livros didático e matérias impressos) o que ajuda muito no funcionamento das instalações pedagógicas seria uma biblioteca, sala de leitura e brincadeiras pedagógicas. A definição do material destinado à sala deve ser formulada pelos professores e as necessidades do ensino-aprendizagem.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (147.4 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com