TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alimentação Em Relação Ao Cancer

Pesquisas Acadêmicas: Alimentação Em Relação Ao Cancer. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2014  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 2

Alimentação em Relação ao Câncer

A relação entre o câncer e o habito alimentar é complexo. Pois os alimentos são compostos por diversos tipos de nutrientes e substancia química, que pode interferir no risco de aumentar as células cancerígenas. Além que o modo de preparo e conservação de alimentos, a alta ingestão calórica, excesso ou déficit nutricional e o consumo de álcool também contribui o risco de uma pessoa a ter câncer.

Uma boa alimentação durante ou após o tratamento de câncer é fundamental, pois contribui para o seu bem-estar e fortalecimento. Sabendo que durante o tratamento, os coquetéis de remédios utilizados para combater as células cancerígenas, podem fragilizar o organismo do paciente e causar diversos sintomas colaterais, como: náuseas, vômitos, diarréia ou falta de apetite. Também é comum haver alterações nos hábitos alimentares, já que por medo de não conseguir comer ou de passar mal, o paciente recusa qualquer tipo de refeição.

Segue abaixo algumas dicas para tentar combater alguns sintomas:

 Náuseas e vômitos: Dê preferência a alimentos secos como bolachas salgadas, biscoito de polvilho, torradas etc.

 Diarréia: Opte pelos obstipantes (os que causam prisão de ventre) como: arroz, amido de milho, banana, maçã, pêra ou goiaba sem casca.

 Prisão de Ventre: Prefira alimentos ricos em fibras solúveis como: cereais integrais, verduras e legumes crus e frutas laxativas, como: laranja com o bagaço, ameixa, mamão, abacate.

 Xerostomia (boca seca): Prefira preparações com mais caldos e molhos.

 Mucosites (feridas na boca): Evite alimentos secos, duros, picantes, muito temperados ou ácidos.

 Dificuldade para engolir: Prefira preparações de maior valor nutricional e mais calóricas como vitaminas, mingaus, iogurtes, sopas, gelatina etc.

 Falta de apetite: Prefira ingerir líquidos calóricos e com maior valor nutricional (leite, iogurte, vitaminas de fruta etc.).

 Alterações do paladar: Experimente suco de laranja ou água com gotas de limão.

A nutrição é um aspecto importante a ser levado em conta não só na prevenção do câncer, mas também no tratamento dos pacientes.

Manter uma alimentação saudável ajuda na sua qualidade de vida e alivia os sintomas que determinados tratamentos causam em pacientes com câncer.

Fontes:

Paulella, Rubens J. Uma boa alimentação durante o tratamento do câncer, Nutrição e câncer Dicas para comer bem. Disponível em: <http://www.oncologiafrancobrasileira.com/beta/br/web/pdf/livro_nutricao.pdf>. Acesso em: 6 de abril de 2014.

Ações de prevenção primária e secundária no controle do câncer. Disponível em: <http://www1.inca.gov.br/enfermagem/docs/cap5.pdf>. Acesso em: 6 de abril de 2014.

Moreira, Priscila. Acerte na alimentação durante o tratamento do câncer; A dificuldade em ingerir alimentos pode ser combatida com medidas simples. Disponível em: <http://revistavivasaude.uol.com.br/saude-nutricao/noticias/acerte-na-alimentacao-durante-o-tratamento-do-cancer-143172-1.asp/>. Acesso em: 6 de abril de 2041.

...

Baixar como  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »