TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analize De Livro Didatico

Monografias: Analize De Livro Didatico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  2.093 Palavras (9 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 9

Universidade Federal de Mato Grosso

Instituto de Biociências

Instrumentalização para o Ensino III

Análise dos conteúdos de Zoologia e Genética de livros didáticos do Ensino Fundamental e Ensino Médio

Docente: Leide Laura

Discentes: Anne Martins

Grazielle Hernandes

Cuiabá – 2013

Introdução

O atual trabalho visa analisar a abordagem dos conteúdos de Zoologia e Genética presentes em livros didáticos do Ensino Fundamental e Médio utilizados na rede pública de ensino do estado. A análise será baseada nas seguintes questões:

o O livro didático está de acordo com as propostas dos PCNs e das OCs-MT?

o Segue os eixos temáticos propostos por esses documentos?

o O texto é problematizado? De que forma? Dê exemplos.

o Existe contextualização? Como ela é feita? Cite exemplos.

o Tem enfoque Ambiental-ecológico? Como ele é abordado? Dê exemplos.

o Tem enfoque evolutivo? Como ele é abordado? Dê exemplos.

o Tem enfoque em educação para a saúde? Como ela é abordada. Dê exemplos.

o Aborda os métodos de pesquisa da zoologia e da genética? Como? Cite exemplos.

o Conclusões.

o Sugestões.

Análise dos Livros Didáticos

• Ensino Fundamental

CANTO, Eduardo Leite. Ciências Naturais: aprendendo com o cotidiano. 3ª Ed. São Paulo: Moderna, 2009. – 8º ano.

Das duas grandes áreas a serem analisadas, Zoologia e Genética, o livro aborda somente a primeira. O livro apresenta os quatro eixos sugeridos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, que são Ser Humano e Saúde, Tecnologia e Sociedade, Vida e Ambiente e Terra e Universo. Todas as quatro vertentes abordam, direta ou indiretamente, o conteúdo de Zoologia.

A unidade Ser Humano e Saúde divide-se em sete capítulos sendo o primeiro, Corpo Humano: um todo formado por muitas partes, uma introdução, tratando a zoologia no geral, com o conceito e abordagem de uma célula animal, da organização do organismo humano e da integração dos sistemas. Nos capítulos seguintes, dois a sete, trata da fisiologia humana conceituando os sistemas muscular, digestório, circulatório, excretor, respiratório, nervoso e endócrino.

Tecnologia e Sociedade abrange em cinco capítulos os cinco órgãos dos sentidos: olfato, paladar, audição, tato e visão que também se relacionam com a zoologia.

Vida e Ambiente traz os conteúdos relacionados à ecologia, abordados em dois capítulos: Fluxo de matéria e fluxo de energia nos ecossistemas e Ameaças à água, ao ar e ao solo.

Por fim, Terra e Universo trata, em um único capítulo, também questões ecológicas, no entanto mais voltadas ao desenvolvimento sustentável.

Os objetivos gerais dos PCN Ciências Naturais como a compreensão da natureza como um todo e o ser humano como agente transformador, compreensão da Ciência como processo de produção de conhecimento, permitir ao aluno relacionar conhecimento científico com tecnologia e condições de vida, fazer com que ele compreenda questões de saúde pessoal, social e ambiental, permitir que ele formule questões ao mesmo passo que proponha soluções para os problemas reais, que ele saiba utilizar e associar os conceitos científicos básicos com elementos do cotidiano e que saiba comparar os conhecimentos além da valorização do trabalho em grupo podem ser notados na análise das vertentes também propostas pelos PCN’s. Abaixo seguem algumas das sugestões consideradas pelo autor:

Ser Humano e Saúde, de acordo com o PCN, deve caracterizar o organismo humano comparando-o aos demais seres vivos, o que nota-se ausente no livro, visto que o mesmo não aborda o conteúdo de forma comparativa. Explora a célula como componente fundamental dos tecidos sem aprofundar para as suas funções e estruturas internas como o sugerido, no entanto falta “o eixo” para que o aluno possa identificar nos demais animais o que foi aprendido esquematicamente num ser humano. Apesar da ausência de comparação entre o funcionamento do sistema de um ser humano com outros animais, o livro faz relação a eventos do cotidiano, como na analogia entre a musculatura do joelho e uma dobradiça quando se analisa o músculo flexor e o extensor. Um ponto positivo do livro é distinguir as fontes de nutrientes plásticos, energéticos e reguladores, como o proposto e a compreensão do processo envolvido na nutrição além da relação do sistema digestivo (absorção de nutrientes) com o sistema circulatório (distribuição dos nutrientes para os tecidos do organismo). Trata também da sexualidade e dos hormônios no conteúdo do sistema endócrino, mas peca ao não explorar doenças sexualmente transmissíveis e métodos contraceptivos. Já no sistema nervoso aborda a questão das drogas psicoativas e suas principais consequências.

Tecnologia e Sociedade aponta, como o proposto, o funcionamento de certos aparelhos relacionados ao funcionamento dos sistemas como no conteúdo que aborda a audição. O livro explora nessa parte os instrumentos musicais. E, nesse eixo, aparece a relação com outros animais que não o ser humano como olfato e paladar, no qual evidencia a importância dos feromônios (marcação de território, meio de comunicação e importante para o ciclo sexual).

Vida e Ambiente acata a sugestão contemplando o aluno e o tornando-o apto a descrever a cadeia alimentar identificando os produtores, consumidores e os decompositores além de avaliar a intervenção antrópica, como o proposto no PCN. Também permite o reconhecimento de diferentes fontes de energia utilizadas em máquinas e em outros equipamentos, além de oferecer meios que permitam a caracterização do ecossistema da região a qual vive, uma vez que traz exemplos locais, como no fluxo de energia utiliza animais presentes na fauna local como num esquema utilizado num dos exercícios propostos.

Terra e Universo permite uma participação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com