TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodo Ecolha De Livros Didaticos

Casos: Metodo Ecolha De Livros Didaticos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  691 Palavras (3 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 3

Identificação do livro:

Autor: Jackson da silva ribeiro

6ª ano do ensino fundamental.

Publicado no ano de 2011 1ª edição.

Parte do PNLD do ano de 2011, 2012, 2013.

No que se refere as distribuição dos assuntos no 1ª capitulo do, livro do 6ª ano os conceitos são abordados gradativamente. Ampliados e aprofundados a cada ano. Em geral, nota-se ênfase maior as expressões numéricas, criando uma contribuição para a atribuição de significados procedimentos. As atividades apresentam situações de comparação e localização de números naturais e suas relações.

Com relação à ênfase dada e coerente ao 6ª ano, de acordo com o currículo do Estado de São Paulo entre outros documentos sugeridos pela Secretaria da Educação é adequado no que se refere a idade e ano.

No que se refere à seleção dos assuntos; presentes no 1ª capítulo nota-se a adequação de conteúdo, já que, usa exemplos de fácil identificação e reconhecimento, as imagens e informações estão presentes no cotidiano do adolescente.

Nas atividades propostas a articulação com situação do cotidiano do educando, pois relaciona informações representadas em formas e reconhecimentos disponíveis em situações concretas, para o sujeito construir conhecimento consistente.

A metodologia adotada dentro do 1ª capítulo analisado dá-se da seguinte forma:

A) O assunto abordado é apresentado por um pequeno texto descritivo seguido de atividades. Introduz o conteúdo apresentando alguns exemplos e suas aplicações em situações concretas e presentes no dia a dia do aluno.

B) Com a relação à retomada de conhecimentos prévios deixa a sistematização dos conteúdos a cargo do professor, além de sugerir sites biográficos para aprofundar o assunto no 1ª capítulo.

C) Os exercícios apresentam graus de dificuldades variadas, mas são repetitivos, pouco elaborados, não permitem ao aluno testar diferentes estratégias, não há exercícios de repetição ou memorização e é dada ênfase á reta numérica, com atividades de comparação e localização de números inteiros e reais.

D) Após a análise e leitura do 1ª capítulo, nota-se que o desenvolvimento do conteúdo não apresenta inconsistência e sim o desenvolvimento de situações em outro nível de abstração.

E) Nas atividades presentes não há interferência do professor. Desse modo, somente o professor em sua escola ou aula respeitando suas circunstancias e seus projetos, pode ter discernimento para interferir ou privilegiar mais um tema do que o outro, determinando seus centros de interesses e detendo-se mais em alguns deles, sem eliminar os demais.

Contudo, é importante observar que até mesmo alguns temas que á primeira vista, julgamos desprovidos de um interesse maior podem construir importante pretexto para articular uma fecunda discussão desde que haja um projeto que mobilize os interesses do grupo.

F) No 1ª capítulo não há indicação de emprego de outros recursos didáticos, deixando ao critério do professor mediar esse aspecto.

G) Observa-se que no geral, as atividades oferecidas ajudam a promover

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com