TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aracnideos, Quilópodes E Diplópodes

Exames: Aracnideos, Quilópodes E Diplópodes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/12/2014  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 2

Aracnídeos

Modo de vida:

Os aracnídeos são artrópodes terrestres, embora exista um grupo de ácaros adaptados ao ambiente de água doce e marinho. A maioria dos aracnídeos é predadora, mas no grupo dos ácaros ocorre espécies parasitas de planta e de animais.

Sistema nervoso:

Muitos gânglios fundidos estão concentrados em determinados pontos do cefalotórax. O sistema nervoso da aranha é bem desenvolvido. De modo geral, existem oito olhos simples, localizados dorsalmente na metade anterior da placa cefalotorácica.

Nas aranhas há muitos pelos sensoriais (cerdas táteis) espalhadas pelo corpo, principalmente nos apêndices articulados.

Reprodução:

Os aracnídeos reproduzem-se por fecundação interna, e produzem ovos, de onde saem indivíduos imaturos, mas semelhantes aos progenitores. Em algumas espécies de aracnídeos, por exemplo os escorpiões, também é utilizado o espermatóforo, que são “pacotes de espermatozoides”, sendo que o macho deve atrair a fêmea até o espermatóforo para que ocorra a fecundação.

A reprodução da maioria destes animais é sexuada, com fecundação interna. Aranhas, escorpiões e opiliões têm desenvolvimento direto. Ácaros, indireto.

Quilópodes e Diplópodes

Os Diplópodes antigamente pertenciam à classe dos Miriápodes, junto com os Quilópodes, porém não são mais colocados juntos nessa classificação. As diferenças entre as duas novas classes são que Quilópodes tem forcípulas (que inoculam veneno), Diplópodes tem antenas; Quilópodes são carnívoros, Diplópodes são herbívoros; Diplópodes são cilíndricos, Quilópodes são achatados; Quilópodes tem 1 par de patas por segmento, Diplópodes tem 2 pares de patas por segmento.

Além de que os Quilópodes são velozes enquanto os Diplópodes são lentos.

Modo de vida:

Os quilópodes são terrestres e de hábitos noturnos. Vivem na sombra, em regiões quentes e em locais bastante úmidos. Carnívoros e predadores. Eles possuem veneno, que é inóculo no inimigo ou na presa.

Sistema nervoso:

O sistema nervoso é semelhante aos miriápodes que é o sistema nervoso que não está fortemente cefalizado. Ele inclui um cérebro tripartido, conectivos circum entéricos e um pequeno gânglio subesofágico

Reprodução:

Quilópodes:

transmissão de espermatozoides é indireta. Frequentemente há um ritual de acasalamento e o macho libera o espermatóforo, e a fêmea apanha-o. A fêmea guarda os ovos até o momento da eclosão. O desenvolvimento é direto.

Diplópodes:

A transferência de espermatozoides é indireta, havendo a presença de um espermatóforo, mas não em todas as espécies. Os ovos são depositados em ninhos e depois de alguns dias eclodem os jovens. Algumas espécies têm partenogênese.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com