TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos positivos e negativos da auto-medicação

Artigo: Aspectos positivos e negativos da auto-medicação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  Artigo  •  378 Palavras (2 Páginas)  •  3.063 Visualizações

Página 1 de 2

Aspectos positivos

Atualmente, é debatido se a automedicação poderia apresentar benefícios à população. A automedicação responsável é uma prática aconselhável pela OMS, por ser positiva para o sistema de saúde, ao reduzir custos, o absentismo e melhorar a produtividade. Pois iria ajudar a diminuir a utilização desnecessária dos serviços de saúde, esta prática reduz o número de consultas, permitindo que os médicos atendam casos onde o seu conhecimento é realmente indispensável.

Outro ponto positivo da indicação farmacêutica diz respeito à possível diminuição de tarefas burocráticas que implicam uma consulta médica e a prescrição subseqüente. Bem indicada, ela pode contribuir para diminuir as faltas ao trabalho devido ao tempo gasto nas consultas e nos deslocamentos aos centros de saúde

A automedicação também está presente nas crenças e tradições populares que utilizam as propriedades curativas de muitas plantas, como babosa e pata de vaca. O uso de plantas medicinais é conhecido como medicina alternativa ou terapia não convencional.

Aspectos Negativos

A automedicação inadequada pode ter como conseqüências efeitos adversos, enfermidades iatrogênicas e mascaramento de doenças evolutivas, representando, portanto, problema a ser prevenido.

Grande parte dos medicamentos utilizados com grande freqüência entre gestantes, crianças e idosos não possui estudos de toxicidade para estas faixas etárias e condição fisiológica. Ao mesmo tempo, estas são condições em que há maior probabilidade de desenvolvimento de efeitos adversos e reações de toxicidade importantes.

Todos os medicamentos possuem efeitos colaterais, como por exemplo, os:

 Analgésicos/Antiinflamatórios/Antipiréticos: distúrbios gastrointestinais – dispepsia, diarréia, náusea, vômito e úlceras pépticas; lesões cutâneas – erupções leves, urticária e reações de fotossensibilidade até doenças mais graves e potencialmente fatais; distúrbios de coagulação – aumentam o tempo da coagulação, podendo causar hemorragias; distúrbios da medula óssea e distúrbios hepáticos.

 Anticoncepcionais: hemorragia, ganho de peso, acne, depressão e ansiedade.

 Antibióticos: resistência bacteriana, superinfecção, colite e diarréias.

 Esteróides anabólicos: calvície, hipertrofia da próstata, agressividade, hipertensão, limitação do crescimento, aumento do colesterol, virilização em mulheres, ginecomastia, dor de cabeça, impotência e esterilidade, insônia, hepatotoxidade, problemas de tendões e ligamentos

Conclusão

Campanhas sobre a automedicação são realizadas constantemente,

assim proporcionando à população um conhecimento sobre os riscos dessa prática. Como foi dissertado nesse trabalho a automedicação pode ser benéfica se aplicada de maneira correta. Nesse caso cabe a cada um o discernimento para avaliar como aplicar essa prática em sua vida sem prejudicar a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com