TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos positivos e negativos da profissão

Seminário: Aspectos positivos e negativos da profissão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  Seminário  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  958 Visualizações

Página 1 de 3

2.3 Pontos positivos e negativos da profissão

No mundo atual existem desafios e oportunidades que os administradores enfrentam, para que possam exercer suas funções dentro da organização e dentre eles há os pontos positivos e negativos.

No que se refere “Respondendo à globalização” o administrador dentro da empresa pode ser transferido para uma subsidiaria ou uma divisão de operação, sendo assim como ponto positivo ele ira exercer as tarefas fora do país, administrar pessoas de diferentes países e aumentar as missões internacionais da empresa, sendo abrangente para sua carreira. Por outro lado, como ponto negativo, o administrador irá trabalhar com pessoas de cultura diferentes, sendo assim a forma de administrar devera também ser diferente, como por exemplo, seu estilo de comunicação pode ser direto e aberto, eles podem achar este estilo desconfortável e ameaçador, por conta disso o estilo de gerenciamento deve ser adaptado aos valores e cultura do país.

Outro desafio, que varias organizações enfrentam se refere a “Diversidade da força de trabalho”, o administrador deve lidar com diferentes tipos de pessoas , sempre atendendo e adaptando a empresa ao estilo de vida dessas pessoas , como por exemplo, o empregado hoje em dia, no geral esta mais velho . Se com essa diversidade, a organização for bem administrada proporciona aumento na produtividade, bons índices na tomada de decisão e na criatividade, como ponto negativo, se mal administrada gera altos índices de rotatividade de pessoal, dificuldade na comunicação que no caso é necessária, e também conflitos pessoais.

As “Mudanças nas Organizações”, e visto também como uma oportunidade e desafio, são necessárias para que se mantenham neste mercado competitivo, por isso atualmente é cada vez mais frequente a implantação de processos de reengenharia. Um exemplo vem por meio do empowerment, ou seja, "descentralização de poderes", sendo assim um ponto positivo, pois por intermédio deste, os administradores estão cedendo poderes aos empregados, ao fazerem isto eles aprendem a abrirem mão do controle e os empregados então vê a necessidade de serem mais responsáveis e tomarem decisões certas. O empowerment muda a forma de liderança, a relação de poder e o modo como a empresa esta estruturada. Como ponto negativo, esse processo proporciona poder aos funcionários, quando esses são capacitados, o nível de confiança tende a aumentar, porem essa confiança adicional pode ser levada muito longe e acaba cruzando a linha da arrogância. Funcionários arrogantes são difíceis de lidar, podendo tornar insubordinados.

Num mundo organizacional caracterizado por cortes, competitividade, expectativas em relação à produtividade dos empregados são visto que esses empregados se sentem pressionados, podendo até quebrar as regras e se comportarem de forma antiética, para que possam resolver essas questões. Por conta disso as organizações e os administradores estão reagindo de diversas maneiras para melhorar o comportamento ético dos empregados. Quanto a “Melhorando o comportamento ético”, como ponto positivo, o administrador pode incentivar os funcionários para se comportarem de maneira mais íntegra, desta forma criando um ambiente ético. Como ponto negativo, o administrador deverá definir a conduta correta e a errada dos funcionários,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com