TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS CONTIDOS NA POLÍTICA PÚBLICA

Projeto de pesquisa: ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS CONTIDOS NA POLÍTICA PÚBLICA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.486 Palavras (14 Páginas)  •  781 Visualizações

Página 1 de 14

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Serviço Social

Tratamento da Informação e Indicadores Sociais

Docente: Maria Clotilde Bastos

Tutora Presencial: Helena Paula Soares

Alunos (as):

Ivoneide de Souza Silva – RA 287097

Luzia Aparecida dos Anjos Nascimento – RA 292455

Marilene de Sá Barreto Alencar – RA 326391

Luís Carlos Nascimento de Souza – RA 292452

Juazeiro – BA / 2013

INTRODUÇÃO:

Este relatório tem como objetivo fazer uma reflexão sobre a importância dos indicadores sociais para a construção de políticas públicas adequadas para a sociedade, sendo assim este trabalho busca discutir sobre a importância dos indicadores sociais.

Os Indicadores Sociais são estatísticas sobre os aspectos da vida de uma nação que, em conjunto retratam o estado social dessa nação e permite conhecer o nível de desenvolvimento social.

A discussão sobre a utilização dos indicadores sociais toma corpo com o avanço da democratização, da pressão da sociedade civil por maior transparência nos gastos públicos e maior envolvimento da mesma na busca pela garantia de direitos sociais no âmbito de todas as políticas públicas oferecidas ao cidadão.

Os indicadores sociais são um conjunto de indicadores voltados a um determinado aspecto da realidade social podemos citar como exemplo de indicadores da assistência social, sistema de indicadores da saúde, e do mercado de trabalho. Os indicadores são necessários para confiabilidade da informação para o monitoramento e para avaliação do sistema.

CAPITULO I: OS ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS CONSTATADOS NA POLÍTICA PUBLICA.

As políticas públicas possuem vários objetivos e diferentes características institucionais. O objetivo deste relatório é mostrar exatamente essas diferenças, tendo como enfoque a Educação uma das principais preocupações na atualidade.

No município de Aparecida atualmente são desenvolvidos vários projetos de incentivo a Educação tanto de crianças como também de jovens e adultos a taxa de alfabetização do município segundo fontes do censo 2010 é de 94,46%. O município possui treze escolas de ensino fundamental e ainda conta com mais doze creches e EMEI’S para atender as crianças entre seis meses e cinco anos de idade, alem de vários outros cursos profissionalizantes e projetos são oferecidos a todos os alunos do município. Esses projetos não só auxiliam na aprendizagem convencional do aluno como também oferecem noções de cidadania,regras de comportamento e boa conduta, são projetos sócio educativos como: Arte na escola, Projeto CEJA(centro educacional do jovem aprendiz).Esses projetos integram alunos de todas as escolas do município inclusive estadual e particular. A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Aparecida, atua em consonância com os princípios da Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1.996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e do Sistema Municipal de Ensino.

A Secretaria de Educação e Cultura enfatiza os aspectos qualitativos sobre os quantitativos, pois considera a escola como um espaço cultural criado para transmitir às novas gerações instrumentos de aprendizagem essenciais pautados na formação ética de nossos educandos considerando os quatro pilares da educação: aprender a ser, aprender a conhecer, aprender a fazer e aprender a conviver. Nesta perspectiva, o trabalho está voltado para a educação cidadã que compreende a realização plena do ser humano, respaldado na construção e reconstrução de conceitos e o fortalecimento de valores indispensáveis ao convívio saudável. Há ainda um grande anseio em adequar as estruturas físicas das Escolas, em melhorar o processo ensino-aprendizagem,em executar à medida da possibilidade de cada gestor escolar às ações previstas no PDE-Escola e no PAR, em acompanhar o desenvolvimento tecnológico, com qualidade e modernidade que o PPA propõe para 2010 a 2013.Nesse trabalho se insere a inclusão de aspectos sociais e econômicos de suma importância para a transformação da realidade, trilhando um caminho para o aperfeiçoamento do ser humano, de uma forma mais democrática, ética e de qualidade. Pois, tem consciência que a era da informação e do conhecimento, tornou o conhecimento acessível a todos e, sendo assim pretende equipar toda a Rede com laboratórios de informática e lousas digitais, pois espera-se que o educando seja sujeito de sua aprendizagem.

Porem como citado uma das preocupações do município é a adequação dos espaços físicos das escolas, principalmente das creches que muitas são instaladas em casas que são alugadas pela prefeitura e que não oferecem espaços suficientes para desenvolver as atividades proposta para o desenvolvimento das crianças.Esse problema é um dos aspectos considerado negativo na educação de Aparecida, destaca-se também a falta de capacitação de profissionais para atender os alunos nos casos de inclusão social.

CAPITULO II: A RELAÇÃO ENTRE INDICADORES SOCIAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS

Indicadores sociais permitem a operacionalização de um conceito abstrato ou de uma

demanda de interesse programático. Eles apontam, indicam, aproximam, traduzem em termos operacionais as dimensões sociais de interesse definidas a partir de escolhas teóricas ou políticas realizadas anteriormente.

QUADRO SINTESE COM OS INDICADORES SOCIAIS PESQUISADOS:

Tipo de indicador O que indica? Principais características Definição

IDH - O Índice de Desenvolvimento Humano Indica a elaboração de relatório anualmente de Desenvolvimento Humano (RDH) pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) com base em três pilares: Saúde, Educação e Renda.

A principal característica estar no desenvolvimento humano que varia entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com