TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos positivos e negativos sobre a realização da copa do mundo

Tese: Aspectos positivos e negativos sobre a realização da copa do mundo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  Tese  •  3.196 Palavras (13 Páginas)  •  651 Visualizações

Página 1 de 13

Introdução

No ano de 2014 o Brasil sediara um dos maiores evento do mundo a copa.

Alem dos compromissos com a infraestrutura pública, sistemas de transportes e outras, a copa do mundo também abriu possibilidades de negócios para vários setores. Construção civil, desenvolvimento das tecnologias, turismo, comercio são apenas alguns dos que poderão se beneficiar destes investimentos.

Salvador e Camaçari receberá em 2014 um fluxo turístico muito grande, é importante que micro e pequenas empresas disponham das oportunidades que terão. Como esta fazendo Gil dono de uma empresa de turismo que já esta fazendo planejamentos para que sua empresa faça parte desse evento, com os dados sócio econômicos dessas cidades, será difícil para Gil e muitos outros conseguirem Mão de obra qualificada, pois os níveis de analfabetismo e populacional é precária, e com isso as empresas terão que investir em cursos preparatório para muitos, para que possam atender os turistas de nível nacional e internacional.

Copa do mundo em 2014

Aspectos positivos e negativos sobre a realização da copa do mundo

Houve uma contradição entre brasileiros quando a FIFA decidiu realizar a copa de 2014 no Brasil. Um evento como a copa poderá ter seus aspectos positivos e negativos. Recuperações de estradas e também na evolução de grandes estádios, comércios e empresas terão oportunidade de crescimento e empregos para muitos nessa temporada as estradas que há muitos tempos estão precisando de uma boa recuperação. Com todas as obras de recuperação ocasionara muitas oportunidades de empregos no Brasil, que vai ocasionar também a melhoria de vida de muitos brasileiros. A copa proporcionara também melhoria de vida para toda a população, pois investirão em saúde e segurança que se aproveitadas podem ser utilizados depois da copa e trará inúmeros benefícios para o Brasil. As oportunidades de negócios e desenvolvimento para as empresas são muitos, e o turismo tem muita oportunidade. Mas sabemos também com todo o dinheiro que está vindo para prefeitos e governos municipais dessas cidades, está sendo desviado para a particularidade de muitos. Sendo que esse dinheiro poderia ser para a melhoria de hospitais, clinicas e postos de saúde.

Gil dono de uma empresa de transportes ZZZ ouviu em um noticiário que a copa de 2014 será em Salvador e ainda a sede das confederações se entusiasmou com a notícia e queria fazer parte desse negocio dono de sua empresa de transporte só lhe restava pensar e estruturar ideia para incluir sua empresa nesse grande evento que seria a copa do mundo no Brasil. Gil já possuía em sua empresa carros e vans equipadas e melhores acessórios do tipo: ar condicionado e banco de couro, as oportunidades para Gil estava sendo brilhante, pois a copa trará pessoas a nível nacional e estrangeira que virão para sediar a copa e também para conhecer a cidade de Salvador. Como sua empresa de turismo possui pessoas de treinamentos especializados para melhor atender seus clientes. O objetivo maior para Gil nesse momento será incluir a sua empresa de turismo nesse grande evento, seu publico alvo será turistas que queiram sediar a copa e conhecer a cidade turística de Salvador. Mas para Gil satisfazer seu publico alvo Gil esta fazendo um planejamento estratégico que será investir em novos carros e novas vans para atender muitos dos turistas e também treinamentos para funcionários e cursos de línguas para satisfazer seus clientes e os planos táticos ou metas que será o investimento que Gil fará para compra de novos automóveis e treinamento para novos funcionários e guias turísticos. O plano operacional além de serem modernos seus automóveis Gil ampliara sua empresa com novos carros e sofisticando os que já fazem parte da empresa e também por mais treinados que sejam seus funcionários, a empresa já pode ir diversificando ainda mais em cursos de línguas para bem atender seus clientes.

Mas para que Gil não sofra nenhum dano assim que a copa do mundo de 2014 chegará ao fim, Gil poderá investir em uma filial em outra cidade turística para não ter prejuízo no caso de a cidade de Salvador não atender suas necessidades.

Dados sócios econômicos da cidade de Camaçari

O município de Camaçari foi criado em 1920 possui uma área de 785 Km2 e está localizado no litoral Norte do estado da Bahia a 41 Km2 Salvador sendo uma região metropolitana de Salvador.

O município de Camaçari tem o maior PIB (produto interno bruto) industrial do nordeste de R$ 6 bilhões o segundo da Bahia de 10 bilhões e é o município mais industrializado do estado, sede do maior complexo industrial integrado no hemisfério sul, respondendo sozinho por 35% das exportações.

O censo do ano de 2010 diz que Camaçari possui uma população no total de 242.984 pessoas, sendo que 120.626 homens e 122.358 mulheres. A população se concentra na área urbana com 232.045 pessoas enquanto que na área rural encontram 10.939 pessoas.

A densidade populacional no município é de 309.53 habitantes por quilômetros quadrado atualmente a maior parte da população se encontra na zona urbana (95%) e apenas 5% se encontram na zona rural. A maior faixa etária no município é jovem entre 15 e 19 anos que entre mulheres e homens somam 20.529 pessoas.

O municipio possui um total de 116.117 domicilios sendo que 105.995 são considerados articulares e 122 coletivos, sendo que desse total cerca de 36.995 encontram se desocupados ou com ocupação acasional.

A taxa de alfabetização do municipio é de 87,65% e o indice de desenvolvimento da educação basica – IDEB1 é 3,8 para os anos iniciais (1 a 4 serie) e de 3.3 para os anos finais (5 a 8 serie), nota-se que os valores encontram-se abaixo da média nacional que é de 4.2 para as series iniciais e 4.0 para as series finais do ensino fundamental.(fonte: HTTP://portalideb.inep.gov.br).

Foram registrados no município um total de 50.233 matrículas nos três níveis de ensino básico, sendo que destes 66% concentra-se no ensino fundamental. O município conta com 178 estabelecimentos educacionais de ensino básico, sendo que destes cerca de 69% são da rede pública de educação (estadual, municipal e federal) e o restante estabelecimentos privados. O total de docentes nos três níveis de ensino é de 1.920, destes cerca de 89% estão na rede pública de ensino. Conclui-se que o sistema de ensino do município é suprido prioritariamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com