TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Assíncrona Obrigatória: Estudo Dirigido Citoesqueleto

Por:   •  7/5/2023  •  Exam  •  1.075 Palavras (5 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 5

                                                                                                             [pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

BC070 - SEMANA 3 – aulas dos dias 18 e 19/05/2021

Atividade Assíncrona Obrigatória: Estudo Dirigido - Citoesqueleto

Material de apoio:

-  Alberts et al. 5a ou 6a Edição – Capítulo 16.

- Atlas Virtual de Biologia Celular – https://moodle.c3sl.ufpr.br/ - Setor de Ciências Biológicas – Dpto Biologia Celular – Atlas Virtual do Departamento de Biologia Celular.

- Slides – aulas teóricas sobre citoesqueleto.

- Videos de apoio anexados na sala Teams.

- Acesse o Atlas Virtual de Biologia Celular e responda:

1) Na imagem C16 e D4 temos microtúbulos (MT).

- Conceitue microtúbulos (C16):

É uma rede estrutural que fornece arcabouço para a definição da forma celular e organização do citoplasma, atuando também no transporte celular e composta por 3 tipos de filamentos. Com 24 nm de diâmetro.

- Nas duas imagens os MT estão na sua forma simples? Se sim qual é a função destes MT.

Sim, encontram-se na sua forma simples. As suas funções incluem o estabelecimento da manutenção e forma celular, deslocamentos de cromossomos na mitose, movimentação de cílios e flagelos e transporte intercelular de partículas e organelas com o auxilio da dineina e cinesina.

- Na imagem C16 temos o centrossomo. Conceitue centrossomo e explique a disposição espacial dos MT em uma célula.

O centrossomo é o local de onde se irradiam os microtúbulos, se localiza sempre próximo ao núcleo e é onde se localizam as extremidades – dos microtúbulos na célula. A extremidade + parte do centrossomo em direção à periferia da célula.

Os microtúbulos são polímeros de tubulina, o qual é um composto dímero de alfa-tubulina e beta-tubulina. Os microtúbulos são estruturas polarizadas e podem alternar rapidamente entre estado de polimerização (utilizando energia livre do sistema) e despolimerização (faz quebra de GTP). Pode formar o fuso mitótico da célula, cílios e flagelos. E pode se localizar em conformações simples, dupla ou tripla.  


2) Na imagem D2-B, cite o microscópio empregado, o componente do citoesqueleto envolvido e explique a estrutura/formação desta queratina. 

Microscopio optica de fluorescência 


3) Na imagem abaixo temos uma microscopia óptica de uma traquéia (tecido pseudoestratificado ciliado - seta), na D5 do Atlas, traquéia de rato em eletrônica de transmissão e na imagem D6 espermatozóides.  

[pic 5][pic 6][pic 7][pic 8]

- Qual citoesqueleto forma cílios e flagelos? Microtubulos Comparando a ultraestrutura há diferenças entre cílios e flagelos? Explique a ultraestrutura ou axonema de cílios e flagelos. Não, ambos são compostos de um arranjo duplo de microtúbulos. Cite a estrutura que forma cílios e flagelos e explique sua ultraestrutura.


4) Pseudópodos ou filamentos de actina (F.A) podem ser visualizados nas imagens D2-A (Atlas), D7 (Atlas) e D-3 (A, B e C – abaixo).

- Explique a importância da faloidina (D2-A) na identificação dos F.A.:

- Na imagem D3A os filamentos de actina (verde) além de estarem distribuídos no citoplasma das células endoteliais, integra especialização de membrana marcada com vinculina (pontos vermelhos). Qual(is) é(são) esta(s) especialização (ções)?

Junções aderentes e Junções Célula-Matriz ligada por actina

Adesão focal ou Zona aderente

- Na imagem D3B os filamentos de actina são observados em todo o citoplasma das células endoteliais e na periferia interna destas células aparece mais condensado (“verde mais forte” – seta branca). Qual a função dos F.A na periferia das células 

Forma o córtex celular que auxilia na forma e estabilidade celular.

- Fibroblastos (imagem D2-A) e amebas (imagem D3C) formam pseudópodos. Qual o citoesqueleto envolvido e importância disto para estas células?

Os pseudópodos são importantes para a movimentação desses tipos celulares, sendo possíveis devido à presença de microtúbulos.  Filamentos de Actina

[pic 9][pic 10]

[pic 11]        [pic 12]   [pic 13]

             


5) A imagem D8B mostra um sarcômero. Com base nessa imagem relacione os números com as partes do sarcômero.  Quais as moléculas do citoesqueleto compõem as partes 2 e 6 do sarcômero? Esse sarcômero é de um músculo relaxado ou contraído? Explique.

Este é um exemplo de sarcômero relaxado, uma vez que os filamentos de miosina ainda não deslizaram sobre os de miosina.

6- Composto basicamente por filamentos de actina G

5- Composto principalmente por partículas de miosina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (830.4 Kb)   docx (666.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com