TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auditoria Hospitalar

Dissertações: Auditoria Hospitalar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  5.461 Palavras (22 Páginas)  •  1.007 Visualizações

Página 1 de 22

RESUMO

Os serviços de saúde vêm sofrendo grande influência de processos administrativos para a busca da qualidade. Faz-se necessário compreender a auditoria e evidenciar o seu importante papel dentro de uma instituição prestadora de serviços de saúde, principalmente como uma ferramenta que pode ser usada pelas organizações que buscam a qualidade como diferencial competitivo. Esse artigo trata-se de uma revisão bibliográfica, que tem como objetivo analisar a integralização da auditoria com o gerenciamento da qualidade para melhoria dos processos hospitalares. É uma pesquisa de caráter qualitativo, e foram utilizados como fontes de pesquisas artigos, documentos e estatísticas relativas ao tema. Primeiramente, faz-se um breve relato da evolução histórica das instituições de saúde. Em seguida descreve-se o conceito da gestão hospitalar, qualidade, certificação, eficiência e acreditação abordando a importância de um processo contínuo para que se mantenham os resultados. Pode-se constatar que o processo de auditoria é fundamental para desenvolver uma política de qualidade e de segurança na instituição e que a auditoria da qualidade é consequência de um processo e não o motivo para a existência do mesmo. Concluiu-se que as informações que são geradas devem ser utilizadas para realimentar o sistema, permitindo que as melhorias sejam obtidas e mantidas por longo prazo.

Palavras chave: Gestão Hospitalar. Auditoria. Qualidade. Eficiência.

ABSTRACT

Health services have been under great influence of administrative procedures for the pursuit of quality. It is necessary to understand the audit and highlight its important role within an institution providing health services, primarily as a tool that can be used by organizations seeking quality as a differentiator. This article comes up a literature review, which aims to analyze the payment of audit quality management to improve hospital processes. It is a qualitative research study, and were used as sources of research articles, documents and statistics on the subject. First, it is a brief account of the historical evolution of health institutions. Then we describe the concept of hospital management, quality, certification, accreditation and efficiently addressing the importance of an ongoing process to keep them the results. It can be seen that the audit process is key to developing a quality policy and security in the institution and that audit quality is the result of a process and not the reason for the existence of the same. It was concluded that the information that should be used are generated for system feedback allowing improvements are achieved and maintained for long term.

Keywords: Hospital Management. Audit. Quality. Efficiency.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 10

1.1 Justificativa 11

1.2 Objetivos 12

1.2.1 Objetivo Geral 12

1.2.2 Objetivos específicos 12

2 DESENVOLVIMENTO 13

2.1 As instituições de saúde 13

2.2 Gestão hospitalar 14

2.3 Gestão da Qualidade 15

2.3.1 Certificação da qualidade 17

2.3.2 Acreditação 19

2.4 Gestão da qualidade no setor médico-hospitalar 20

2.5 Auditoria hospitalar 23

3 METODOLOGIA 26

4 RESULTADOS E DISCUSSÕES 27

5 CONCLUSÃO 29

REFERÊNCIAS 31

1 INTRODUÇÃO

Uma profícua administração hospitalar não é resultado de um talento ou esforço individual de apenas um determinado gestor. Necessariamente, é o produto do entrosamento de esforços e intelectos de um conjunto de pessoas que se organizaram e se alinharam para o alcance dos mesmos objetivos.

Neste contexto, uma organização hospitalar busca desenhar uma estrutura que possibilite a distribuição das responsabilidades canalizando os esforços para que todas as tarefas sejam executadas, coordenadas e controladas a fim de que esses objetivos sejam alcançados de modo eficiente e eficaz.

Dessa forma, a auditoria vem se destacando como instrumento mais adequado para fiscalização e controle. Conforme Kurcgant (1991), a auditoria surge para contribuir no processo de melhoria, pois se trata de uma avaliação sistemática e formal de uma atividade por alguém não envolvido diretamente na sua execução e para determinar se essa atividade está sendo levada a efeito de acordo com seus objetivos. Diante do exposto, o presente estudo se propõe a investigar a importância da auditoria hospitalar como uma ferramenta de gestão na busca pela qualidade.

Este artigo tem como objetivo geral analisar a integralização da auditoria com o gerenciamento da qualidade para melhoria dos processos hospitalares. Tem como objetivos específicos definir a auditoria como um instrumento para aumentar a eficiência e a efetividade nos processos de trabalho dos hospitais; propor sistemas de medição de desempenho; definir parâmetros de qualidade e garantir processos de trabalho. Para tanto, o trabalho foi elaborado a partir de uma revisão bibliográfica, de caráter qualitativo, foram utilizados como fontes de pesquisas artigos, documentos e estatísticas relativas ao tema.

O trabalho divide-se em cinco capítulos. No primeiro capítulo, denominado introdução são apresentados o contexto da pesquisa, o problema, os objetivos e a justificativa para o estudo. O segundo capítulo apresenta os aspetos gerais que cercam o tema, abordando a evolução das instituições de saúde; a gestão hospitalar, qualidade, acreditação e auditoria hospitalar apresentando conceitos e evidenciando sua aplicação.

O capítulo 3 apresenta a metodologia aplicada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.5 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com