TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auditoria Hospitalar

Pesquisas Acadêmicas: Auditoria Hospitalar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  366 Palavras (2 Páginas)  •  739 Visualizações

Página 1 de 2

Acreditação Hospitalar e o Corpo Clínico

A busca constante pela melhoria da qualidade dos serviços prestados é o caminho para as instituições que lutam pela permanência no mercado e que prezam pelo atendimento de excelência. Cada vez mais os hospitais procuram novos modelos assistenciais e diferentes formas de gestão, para alcançarem resultados capazes de otimizar recursos, de valorizar o cuidado humanizado e de garantir a melhoria do serviço oferecido.

A Acreditação Hospitalar, reconhecimento concedido pela Joint Commission International, surge como uma possibilidade de promover mudanças no cenário atual. Este processo de qualidade traz mudanças de hábitos, de valores e de comportamentos, impõe a ruptura do cuidado mecanizado e fomenta um ambiente organizacional de excelência.

Deve ser entendida, especialmente, em duas dimensões. A primeira, como um processo educacional, que leva as instituições prestadoras de serviços de assistência em saúde e seus profissionais a adquirirem a cultura da qualidade para implementação da gestão de excelência, fundamental para o processo. A segunda é vista como um processo de avaliação e certificação da qualidade dos serviços, analisando e atestando o grau de desempenho alcançado pela instituição de acordo com padrões pré-definidos.

Os processos de Acreditação Hospitalar nos hospitais brasileiros vem ganhando popularidade na medida em que preconizam o estabelecimento de regras e padrões a serem seguidos por todos os envolvidos na cadeia assistencial, mas nem sempre o Corpo Clínico apresenta a receptividade ou a integração completa a esse processo. Boa parte das vezes uma das causas desse distanciamento está justamente no espaço que existe entre os gestores clínicos e seus comandados nas mais diversas rotinas e nos mais diversos ambientes hospitalares.

Os padrões exigidos pela Acreditação acompanham a evolução da prática médica. O mundo vive a era da informação, na qual, acima de tudo, as pessoas conhecem seus deveres e sabem como buscar seus direitos. A relação do médico com o paciente também evoluiu. Hoje, o paciente sabe que tem o direito de conhecer quem vai tratá-lo e tem a consciência de que pode participar do seu próprio cuidado, dividindo informações, dúvidas e opiniões. A Acreditação não tem como objetivo analisar a competência técnica e tampouco a autonomia médica, e sim determinar padrões de procedimentos seguros que são usados nos mais conceituados hospitais do mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com