TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auditoria hospitalar

Por:   •  13/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  730 Palavras (3 Páginas)  •  552 Visualizações

Página 1 de 3

É muito importante a criação das comissões e participação delas na auditoria hospitalar. Porque juntas trocam informações se juntam para tomada de decisões, além das realizações de eventos contínuos buscando a melhoria na saúde e na forma de trabalho. No evento, o Denasus divulgou o Sistema Nacional de Auditoria e SISAUD/SUS, por meio de abordagens aos participantes e distribuição de folders e cartilhas. Banners com experiências exitosas na área de saúde dos municípios foram expostos e 13 trabalhos selecionados, foram também apresentados por seus autores durante a Roda de Conversa. O evento contou ainda com um estande com técnicos do Ministério da Saúde prestando esclarecimentos aos participantes. Participaram deste evento secretários, profissionais e estudantes da área de saúde, e debateram as práticas de gestão do SUS, políticas de Atenção Básica, qualificação da área de saúde, dentre outros assuntos. O Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus) vai apresentar cinco trabalhos científicos no 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, que acontece no campus da Universidade Federal de Goiás (UFG), entre os dias 28 de julho e 1º de agosto de 2015. À luz do tema ‘Saúde, Desenvolvimento e Democracia: o desafio do SUS universal’, a programação científica foi construída com as propostas das Comissões, GTs e Fóruns.

De modo geral, os trabalhos dos técnicos do Denasus, detalhados a seguir, defendem a atividade de auditoria junto aos serviços de saúde, direito social, como uma concreta e eficiente ferramenta de avaliação, indispensável à otimização da gestão pública.

QUADRO COMPARATIVO

Aspectos Auditoria Interna Auditoria Externa

• Realização dos Trabalhos Realizada por um empregado da empresa. Realizada por um profissional externo, contatado pela empresa.

• Quanto aos Objetivo Atender as necessidades da administração. Fornecer opinião ou parecer sobre a fidedignidade das Demonstrações Financeiras.

• Quanto ao Escopo de Exames Comprovar e aperfeiçoar as normas internas, sem ficar restrito aos aspectos contábeis. Dimensionar a extensão do exame, em função dos registros contábeis.

• Quanto á Forma de Divisão do Trabalho

Dividido pelas principais áreas operacionais da empresa e pelas linhas de responsabilidade: estoques, ativo imobilizado, caixa, pessoal, por exemplo. Dividido pelas principais contas do Balanço Patrimonial e da Demonstração de Resultado do Exercício.

• Quanto ao Posicionamento Frente à Fraude Preocupação direta com a prevenção e a descoberta de erros ou fraudes. Preocupação indireta com fraudes e direta com erros substanciais que possam afetar as Demonstrações financeiras.

• Quanto à Abrangência da Independência Independência relativa às pessoas que executam os serviços auditados. Depende da subordinação interna do auditor. Independente da administração e das relações com as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (44.5 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com