TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CROMATOGRAFIA LÍQUIDA

Casos: CROMATOGRAFIA LÍQUIDA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  1.391 Palavras (6 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 6

CROMATOGRAFIA LÍQUIDA

A cromatografia líquida (HPLC) é um processo de análise de separação físico cuja aplicação permite a análise qualitativa mais comumente e quantitativa de uma amostra. Esse método analítico vem sendo amplamente empregado graças ao rápido tempo de análise. Permite separar constituintes de uma mistura através de sua distribuição em duas fases: fase móvel é um líquido e a fase estacionária é um sólido.

A cromatografia liquida é utilizada em várias áreas da ciência, no acompanhamento de sínteses, em análises de pesticidas, feromônios, no isolamento de produtos naturais e sintéticos e na produção e controle de qualidade de medicamentos, dentre tantas outras aplicações.

A cromatografia a líquido permite, entre outras, a análise das seguintes classes dos principais compostos: proteínas, ácidos nucléicos, aminoácidos, corantes, polissacarídeos, pigmentos de plantas, compostos iônicos, íons metálicos, cátions, lipídeos polares, explosivos, polímeros sintéticos, surfatantes, farmacêuticos, metabólicos de plantas, ânions, complexos de metais pesados, etc.

Hoje a cromatografia líquida de alta eficiência tem as seguintes características:

1. alto poder de resolução;

2. separações rápidas;

3. monitoramento contínuo do eluente;

4. medidas quantitativas acuradas;

5. análises repetitivas e reprodutíveis com a mesma coluna;

6. automação do procedimento analítico e do manuseio dos dados

Sob alguns aspectos, a cromatografia líquida de alta eficiência é mais versátil que a cromatografia com fase gasosa porque ela não está limitada a amostras voláteis e termicamente estáveis e porque a escolha de fases estacionárias e móveis é mais ampla (Mendhamet al, 2002).

O emprego da cromatografia a líquido para solucionar problemas analíticos ou preparativos necessita, além da instrumentação adequada, da combinação correta das condições experimentais tais como:

1. tipo de coluna (fase estacionária);

2. fase móvel, sua composição e vazão;

3. temperatura;

4. quantidade de amostra injetada, etc.

A seleção correta dessas variáveis necessita do conhecimento básico dos fatores que controlam a separação na cromatografia a líquido (Ciola,1998).

Cromatografia a líquido de alto desempenho (HPLC)

A cromatografia a líquido de alto desempenho é um tipo de cromatografia que emprega uma fase móvel líquida e uma fase estacionária finamente dividida e que, para ter um fluxo razoável, opera a pressões elevadas. Originalmente chamava-se cromatografia líquida de alta pressão e esta terminologia foi abandonada quando se constatou que o diferencial de comportamento desta para as demais cromatografias líquidas não era a maior pressão, mas sim o melhor desempenho cromatográfico. Dentre as principais características e vantagens do método HPLC estão:

1. coluna recheada com partículas de pequeno tamanho ( 3 - 10 mm);

2. alta resolução;

3. análise não destrutiva;

4. velocidade de separação;

5. monitoração contínua do efluente da coluna;

6. medição quantitativa exata;

7. análises repetitivas e reprodutivas com a mesma coluna;

8. automação do procedimento analítico e do tratamento dos dados.

Os componentes essenciais da HPLC são:

1. Bomba de alta pressão: dispositivo importante pois está relacionado ao tempo de retenção, a reprodutibilidade e a sensibilidade do detector. Este sistema é composto por bomba e controladores de pressão e vazão. De uma maneira geral, a bomba deve ter a capacidade de impulsionar a fase móvel. Existem dois tipos de bomba, com pressão constante e com volume constante.

2. Sistema de injeção da amostra: a introdução da amostra pode ser realizada por meio de uma válvula de amostragem ou por meio de uma seringa de injeção. O efluente desses dispositivos preenche uma serpentina de volume conhecido e o acionamento da válvula transfere, integralmente, esse volume para a corrente de fase móvel.

3. Coluna: são feitas de aço inoxidável polido, com comprimentos de 10 a 30 cm, com calibre de precisão. Diâmetros internos típicos variam de menor ou igual a 1 mm para colunas capilares; 2, 3, 4, 5 e 6 mm para colunas analíticas recheadas e maior ou igual a 10 mm para colunas preparativas. Os recheios usados são constituídos por partículas pequenas, rígidas comum a distribuição granulométrica estreita. Os tipos de recheio podem ser divididos em três categorias:

4. 1- grânulos porosos, poliméricos, baseados em copolímeros de estireno-divinilbenzeno e são utilizados na troca de íons e na cromatografia por permeação em gel;

2- grânulos de camada porosa , constituídos por uma camada delgada de sílica modificada, estes recheios peculiares são usados em alguma aplicações de troca de íons e muito usados em cromatografia de fase reversa para análise de compostos orgânicos;

3- partículas de sílica totalmente porosas que proporcionam considerável melhoria da eficiência da coluna, da capacidade de analisar as amostras e da velocidade de análise.

1. Detector: monitora a fase móvel à medida que elui da coluna. São duas principais classes em que podem ser divididos: detectores de propriedades macroscópicas e detectores de propriedades de soluto, que medem a diferença entre uma propriedade física do soluto na fase móvel e a mesma propriedade na fase móvel pura. Esse monitoramento é efetuado pela detecção propriamente dita, associada a uma transdução para um sinal elétrico que pode ser registrado ou arquivado eletronicamente na fase móvel pura. Esse monitoramento é efetuado pela detecção propriamente dita, associada a uma transdução para um sinal elétrico que pode ser registrado ou arquivado eletronicamente.

CROMATOGRAFIA GASOSA

Cromatografia data de 1903 no trabalho do cientista russoMikhailSemenovichTswett. O estudante graduado alemãoFritz Prior desenvolveu a cromatografia gasosa de estado sólido em 1947. Archer John Porter Martin, quem foi vencedor do Prêmio Nobel por seu trabalho no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com