TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação de artigos elaborados por profissionais e estudantes do cenário da engenharia florestal, com análise de diversos aspectos guiados pela profissão deste engenheiro e também fornece uma avaliação do desenvolvimento contínuo de métodos atr

Resenha: Avaliação de artigos elaborados por profissionais e estudantes do cenário da engenharia florestal, com análise de diversos aspectos guiados pela profissão deste engenheiro e também fornece uma avaliação do desenvolvimento contínuo de métodos atr. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/7/2014  •  Resenha  •  1.049 Palavras (5 Páginas)  •  645 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Departamento de Ciências Florestais

Metodologia da Pesquisa

Relatório Sobre Artigos Florestais

Victor Higor da Silva

Pedro Paulo Barros Interaminense

Recife, 29 de Maio de 2014

Resumo

O presente trabalho visa apresentar uma avaliação sobre artigos produzidos por profissionais e estudantes do cenário da Engenharia Florestal, proporcionando uma análise das diferentes vertentes que são norteadas pela profissão desse engenheiro e também proporciona a avaliação do constante desenvolvimento de técnicas por meio dos constantes estudos e avaliações elaboradas e discutidas nesses artigos.

Abaixo, visualizaremos um gráfico que mostra a abrangência das variedades discursivas dos artigos encontrados na pesquisa, pelo qual podemos notar a sobreposição de uns temas em função de outros, o que torna possível uma constatação das constantes lacunas que podem ser preenchidas numa determinada área do conhecimento, no desenvolvimento do conhecimento de um determinado assunto numa área tão ampla como a Engenharia Florestal, tais como: Legislação Florestal o que é muito utilizado em manejo florestal, áreas de conservação e preservação, inventário Florestal (o qual foi um dos artigos analisados e não houve tanta predominância, mesmo tendo variadas fontes de pesquisa), outro que predomina é a Ergonomia Florestal, que por observância percebemos o cunho de preocupação de qualidade de produção ligada a alta qualidade também das condições dos trabalhadores nas áreas florestais.

Contudo, é necessário realçar que todos os assuntos abordados se inter-relacionam por serem característicos da profissão do Engenheiro Florestal e, por conseguinte a contribuição dessas publicações de artigos para o cenário da profissão no Brasil é essencial e consideravelmente importante por proporcionar o aperfeiçoamento de técnicas e também da interferência da análise de informações que podem ser relevantes de uma área para outra, por exemplo, a importância de estudos sobre Fito-estabilização do solo em Unidades de Conservação com solos que tem algum problema de salinização, ou metais pesados.

Dados da Amostragem em gráfico:

Referências

1. Revista Ciência Florestal

JUNIOR, HIRAM B. F.; VALCARCEL, RICARDO; NETTESHEIM, FELIPE C. Fatores do Meio Físico Associado ao Estabelecimento de Espécies Rústicas em Ecossistemas Perturbados na Mata Atlântica, Piraí, RJ – Brasil. Santa Maria: Revista Ciência Florestal, v. 23, n. 3, p. 305-315, jul.-set., 2013.

2. Revista Ciência Florestal

PEREIRA, ANA C. C.; SOBRINHO, NELSON A. B. M..; JUNIOR, JESUS S.; et al. Comportamento da Cordia africana Lam. Cultivada em Solo Contaminado por Metais Pesados e Materiais Amenizantes. Santa Maria: Revista Ciência Florestal, v. 23, n. 3, p. 329-336, jul.-set., 2013.

3. Revista Ciência Florestal

SIMINSKI, ALEXANDRE; FANTIER, ALFREDO C.; REIS, MAURÍCIO S. Classificação da Vegetação Secundária em Estágios de Regeneração da Mata Atlântica em Santa Catarina. Santa Maria: Revista Ciência Florestal, v. 23, n. 3, p. 369-378, jul.-set., 2013.

4. Revista Ciência Florestal

QUADROS, Larissa L. C. et al. Sobrevivência e Crescimento de Mudas de Regeneração Natural De Astronium gracile Engl. Em Clareiras Causadas por Exploração Florestal na Amazônia Brasileira. Santa Maria: Revista Ciência Florestal, v. 23, n. 3, p 411-416, jul.-set., 2013.

5. Revista Scientia Forestalis

COSTA, MARCOS F.; FIEDLER, N. C.; MAURI, G. R. Clustering Search e Simulated Annealing para resolução do problema de escalonamento de motoristas no transporte de madeira. Piracicaba: Scientia Forestalis, volume 41, n. 99, p.299-305, setembro de 2013.

6. Revista Scientia Forestalis

CALLEGARI, RAFAEL M. et al. Potencial De três plantações florestais homogêneas como facilitadoras da regeneração natural de espécies arbutivo-arbóreas. Piracicaba: Scientia Forestalis, volume 41, n. 99, p.331-341, setembro de 2013.

7. Revista Scientia Forestalis

ZANUNCIO, ANTÔNIO V. J. et al. Secagem de toras de Eucalyptus e Corymbia para uso energético. Piracicaba: Scientia Forestalis, v. 41, n. 99, p. 353-360, set. 2013.

8. Revista Scientia Forestalis

AUGUSTYNCZIK, ALAN D. L. et al. Avaliação do tamanho de parcelas e de intensidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com