TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PERCEPÇÃO DOS ALUNOS 3º ANO DE MEIO AMBIENTE DA ETE LUIZ DIAS LINS: OS IMPACTOS AMBIENTAIS GERADOS PELO LIXO EM SUAS COMUNIDADES

Por:   •  9/4/2018  •  Artigo  •  1.770 Palavras (8 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 8

PERCEPÇÃO DOS ALUNOS 3º ANO DE MEIO AMBIENTE DA ETE LUIZ DIAS LINS: OS IMPACTOS AMBIENTAIS GERADOS PELO LIXO EM SUAS COMUNIDADES

Maria Adriane Silva[1]

Suely Albuquerque Ugiette[2] 

Introdução

Nos últimos anos, as questões ambientais começaram a se estabelecer em torno da conscientização despertando a atenção do homem em relação as suas atividades no meio natural e no espaço urbano. A degradação ambiental em áreas urbanas é consequência da falta de comprometimento do homem com os meios físicos e ambientais, resultando prejuízos socioambientais.

O conceito de comunidade se estabelece a partir do momento em que pensamos num grupo de pessoas com assuntos e interesses em comum ou segundo o dicionário Aurélio, lugar onde vivem indivíduos agremiados.

De acordo com Mendonça (2004), os impactos negativos são resultantes das precariedades dos serviços públicos, ausência de infraestrutura para sua sobrevivência e de campanhas de conscientização ambiental, fazendo com que estas populações agridam o meio ambiente, na maioria das vezes sem nenhuma percepção dos problemas que podem ocasionar. Essas situações ambientais encontradas nos bairros são decorrentes de processos socioeconômicos que influenciam na organização espacial. Também constatou em sua pesquisa, um aumento dos impactos ambientais nessas áreas associados aos resíduos sólidos e saneamento básico ineficiente, agravando os fatores de riscos ambientais.

A Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) é compreendida como um instrumento de planejamento que tem por objetivo identificar, prever e analisar as consequências de uma determinada ação do homem sobre o meio ambiente (Lima e Sanchez, 1995). Segundo Salomão (2007), os Estudos de Impactos Ambientais e Relatórios de Impactos Ambientais - EIA/RIMA, busca a visualização de como as modificações do ambiente pelas construções e pessoas podem afetar as áreas, provocando riscos para si e para o meio ambiente.

 O Técnico em Meio Ambiente é o profissional que, além de coletar, armazenar e interpretar informações, também identificam intervenções ambientais e analisam suas consequências, executando ações para preservação, conservação, otimização e minimização dos seus efeitos. Considerando esses fatores, o presente trabalho e de fundamental importância na formação do técnico em meio ambiente, pois proporcionará conhecimentos para atuarem na área, com um olhar crítico e com o domínio de técnicas que contribuirão com o aprimoramento da qualidade ambiental. Além de aplicar seus conhecimentos em seus bairros contribuindo com a melhoria da comunidade e da sociedade em geral.

        O objetivo do presente trabalho foi despertar um olhar crítico nos alunos do 3º ano em meio ambiente da ETE Luiz Dias Lins, Escada-PE, para os impactos ambientais resultantes das ações humanas nos seus bairros. Realizando um EIA (Estudo de Impacto Ambiental) nas comunidades onde residem de modo que aplicassem os conhecimentos adquiridos na sala, contribuindo assim com a melhoria da comunidade e da sociedade em geral.

Metodologia

Escada é um município localizado no estado de Pernambuco a 63 km da capital pernambucana. Segundo o IBGE sua população é de 66 907 habitantes. A área de estudo e composto de três bairros de Escada-PE. Segundo a prefeitura da cidade, o bairro do Alto do Sacrifício com aproximadamente 952 habitantes, composto de 350 domicílios, localizado em um dos pontos elevados da cidade. O bairro Riacho com aproximadamente 1324 habitantes, composto de 458 domicílios e o bairro Centro com aproximadamente 3587 habitantes, composto de 1143 domicílios. Os alunos foram distribuídos em três grupos de cinco, de acordo com a localização da sua residência. Os trabalhos de campo para diagnosticar os bairros foram executados por áreas. O diagnostico dos bairros contemplou a observação dos impactos ambientais positivos e negativos gerados pelos moradores dos bairros estudados. Através das observações, registro fotográfico e pesquisas obtiveram informações (qualidade da água, uso da água e aspectos ambientais, geológicos e hidrológicos). Os dados coletados foram analisados pelos alunos pra elaboração da matriz de impacto ambiental. Esses dados, devidamente consistidos e tratados, permitiram a elaboração de um EIA (estudo de impacto ambiental) dos bairros estudados. Na elaboração, foram utilizados dados com base cartográfica do IBGE.

Resultados e Discussão

O EIA (Estudo de Impacto Ambiental) contemplou a correlação entre as várias atividades e ações do homem ao meio ambiente natural e antrópico, além de avaliar sua compatibilidade ambiental e a proposição de medidas mitigadoras pertinentes. A matriz de análise de impacto ambiental identifica as seguintes alterações ambientais: Qualidade do Ar; Risco de comprometimento da Qualidade das Águas Superficiais; Risco do Comprometimento da Qualidade do Solo e águas Subterrâneas.  Classificando seus atributos de acordo com os fatores Ambientais; natureza, ocorrência, magnitude, temporalidade, reversibilidade e significância.

 Quando se analisa os dados apresentados nos quadros 1, particularmente a temporalidade de alguns dos impactos ambientais são temporários e com significância baixa, porém ao analisar as alterações ambientais no meio físico destacamos uma significância média. Portanto a medida mitigadora adotada pelos alunos foi campanha educacional com divulgação na mídia e palestras para conscientização da população. Entretanto no risco do comprometimento da qualidade do solo e das águas subterrâneas e superficiais a medida mitigadora é um sistema de gestão de resíduos sólidos e líquidos.  

        Durante a pesquisa, constatamos aglomerações de resíduos sólidos em locais inapropriados como em encostas de forma desordenadas, aumentando os impactos ambientais nas áreas, associado à falta de saneamento básico ineficiente, agravando os fatores de riscos ambientais.

Os bairros do estudo não foram planejados, apresentando uma enorme carência por serviços públicos de infraestruturas, os bairros apresentam vários problemas ambientais. No bairro Alto do sacrifício a topografia acidentada e as construções s de algumas casas de forma irregular aumenta o risco de deslizamentos além das modificações ambiental na vegetação natural. A má disposição dos resíduos sólidos também faz parte da realidade dos moradores do bairro Riacho do navio, uma vez que também depositam tais resíduos em terrenos baldios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (533.8 Kb)   docx (316.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com