TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Impactos ambientais que podem ocorrer devido a utilização de telhas feito de pneu

Por:   •  13/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.546 Palavras (7 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 7

SÚMARIO

1. INTRODUÇÃO…………………..………………….………………..…….1

2. OBJETIVOS……………………………………..………………….………2

3. JUSTIFICATIVA……………………………………………..…………..….3

4. ESTADO DA ARTE………………………………………………,,,……….4

5. METODOLOGIA…………………………………………………,,…………

6. REFERENCIA BIBLIOGRAFICA…………………………………………6

1. INTRODUÇÃO

Atualmente a reciclagem se torna cada dia mais necessária e até uma boa alternativa de negócio. Os resíduos, sendo sólidos ou líquidos quando descartados na natureza geralmente causam danos, em casos extremos, irreversíveis. O desenvolvimento de novos produtos na área de reciclagem vem sendo estimulado como um meio importante para a geração de sustentabilidade e competitividade produtiva (INGEPRO, 2010).

Segundo Tenório e Espinosa (2004 apud ARAÚJO, 2010, p. 2), aparentemente o homem seria o único agente gerador de resíduos, causados pelos padrões de consumo da sociedade atual. E ainda de acordo com a revista Veja a cada ano, cerca de 60 milhões de toneladas de lixo são produzidas em solo brasileiro. Parte desses resíduos é coletada e reaproveitada por cooperativas e grandes companhias de reciclagem e infraestrutura. Outra parte, jogada no meio ambiente, transforma-se em suplício para comunidades carentes que vivem próximas de lixões e aterros. Dentro deste contexto, a dificuldade para disposição de pneus no fim de sua vida útil torna-se uma problemática humanitária. O descarte inadequado de pneus inservíveis acarreta grandes impactos para a natureza, além de prejudicar a saúde humana (VEJA, 2012).

A partir da aprovação da Resolução n° 258 do Conselho Nacional de Meio Ambiente – CONAMA publicada em 1999 e posteriormente com sua revogação de Nº416\99 , onde foi-se determinado que os fabricantes e as importadoras de pneumáticos ficam obrigadas a coletar e dar destinação final ambientalmente adequada aos pneus inservíveis. Essa medida demonstra o perigo do descarte indiscriminado desse resíduo. Por apresentarem difícil compactação, coleta e eliminação, os pneus ocupam muito espaço físico. Os grandes depósitos ocupam áreas extensas e ficam sujeitos à queima acidental ou provocada, causando prejuízos na qualidade do ar devido à liberação de fumaça contendo alto teor de dióxido de enxofre entre outras substâncias tóxicas (ENEGEP, 2007).

Este projeto propõe analisar a viabilidade da reciclagem de pneus inservíveis afim de projetar e construir um telhado de baixo impacto ambiental e analise de comportamento da temperatura interna de uma habitação. Não seria eliminado o problema do descarte dos pneus do meio ambiente, e sim, aumentando sua vida útil na criação de subprodutos, trabalhando fortemente o ciclo de vida destes (INGEPRO, 2010).

2. OBJETIVO

2.1 GERAL

Analisar a viabilidade do desenvolvimento de uma telha a partir dos resíduos gerados por pneus inutilizados. Também serão avaliados os processos de fabricação da telha.

2.2 ESPECÍFICO

? Os impactos ambientais que podem ocorrer devido a utilização de telhas feito de pneu.

? Aplicação de um processo feito a partir de telha de pneu de uma maneira mais econômica em residências.

?

3. JUSTIFICATIVA

O meio ambiente tornou-se foco de preocupações da sociedade em escala mundial, o futuro do planeta depende de ações globais atuais. O desenvolvimento sustentável, denominação da idéia central mundial, extrapola o conceito, é um processo de mudança, onde a exploração de recursos, a orientação dos investimentos, os rumos do desenvolvimento ambiental e a mudança institucional devem levar em conta as necessidades das futuras gerações (ALMEIDA, MELLO, CAVALCANTI, 2002).

A construção do pneu é basicamente feita com uma mistura de borracha natural e de elastômeros, denominados também de "borrachas sintéticas". Adicionando-se negro de fumo confere-se à borracha propriedades de resistência mecânica e à ação dos raios ultravioleta, durabilidade e desempenho (VIAS SEGURAS, 2013), tal composição favorece a criação de telhas, visto

principalmente suas características sobre resistência mecânica e ação de raios ultravioletas.

O telhado é uma parte de uma edificação, porém associado a outros produtos, a telha de pneus inservíveis, poderia formar um conjunto de materiais disponíveis para construção civil atraindo investimentos, criando demanda de novos produtos, empregos e desenvolvimento, como conseqüência. Por esses fatores, busca-se através das telhas de pneus, minimizar problemas de ordem ambiental, colaborando com o desenvolvimento sustentável. Além de beneficiar a comunidade com um produto de qualidade e baixo custo, gerando novos empregos.

A ideia de utilizar a borracha de pneu inservível em diversas etapas construtivas permite um meio de aumentar o ciclo de vida deste material e proporcionar qualidades arquitetônicas: estéticas, construtivas, ambientais e financeiras (UNESP, 2012).

Assim, partiu-se a ideia de aplicar borracha de pneu em várias condições específicas: como a adição de borracha de pneu granulado na argamassa de revestimento, substituindo parte da areia; como revestimento externo da laje de cobertura e em algumas paredes da edificação na forma de placas laminadas de borracha de pneu para servir como isolante térmico (UNESP, 2012).

4. ESTADO DA ARTE A Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos ou ANIP foi fundada em 1960 e representa a indústria de pneus e câmaras de ar instaladas no Brasil, que compreende 11 empresas e 20 fábricas ao redor do país. Em 2007 a ANIP criou a Reciclanip que tem como função a coleta e a destinação de pneus inservíveis no país, sendo assim uma das principais iniciativas na área de pós-consumo da indústria brasileira, tendo mais de 800 pontos de coleto ao redor do Brasil. Em 1999 começou Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis iniciando uma coleta pelos fabricantes, mais de 3 milhões de toneladas de pneus inservíveis foram recolhidas, o que equivale a 625 milhões de pneus de passeio, e destinados adequadamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (88.4 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com